Um bloco quase desmembrado

Há mais de um mês, quase dois, os cinco primeiros colocados do Campeonato Brasileiro dispararam e formaram um bloco de cinco clubes, dos quais um seria campeão e outros seriam os classificados à Libertadores, enquanto o pior deles ficaria chupando dedo. Passadas as duas últimas rodadas, a situação muda. São Paulo, Grêmio e Flamengo somaram 6 pontos nelas, Cruzeiro fez 3 e o Palmeiras zero.

O primeiro bloco, o de quem briga pela taça, agora tem apenas dois candidatos: São Paulo e Grêmio. Somente o tricolor gaúcho pode impedir o terceiro título consecutivo dos paulistas. Mesmo que os rubro-negros estejam fazendo uma boa campanha e venham de um maravilhoso 5 a 2 sobre o Palmeiras, tirar 5 pontos em 3 rodadas e ainda fazer mais 3 pontos em relação ao Grêmio é praticamente impossível, ainda mais que a tabela é favorável aos dois primeiros e prevê o Cruzeiro no caminho flamenguista.

São Paulo e Grêmio estão garantidos na Libertadores. Nenhum deles tem qualquer chance de ser ultrapassado por todos os rivais que vêm logo atrás. O Flamengo, mesmo com 63, ainda pode levar medo. Joga no Mineirão, podendo ser ultrapassado pelo Cruzeiro, e o Palmeiras, mesmo em crise, recebe o Ipatinga. Vitória dos paulistas é Flamengo em perigo. Esta disputa entre os três será tão emocionante quanto a do título.

Abaixo deste grupo, Goiás, Internacional, Coritiba e Botafogo estão garantidos na Sul-Americana, e o Atlético-MG está muito bem encaminhado. A briga pelas últimas duas vagas está entre Vitória (45), Santos (43) e, com sorte, Atlético-PR (41), Fluminense (40) e Náutico (40). Porém, estes últimos 3 mais pensam em não cair que em jogar a Sula.

Lá atrás, o Ipatinga (34) pode cair já na rodada que vem. Basta fazer menos pontos que Náutico e Fluminense, ambos, na rodada que vem. Figueirense (35) e Portuguesa (36) estão em situação pericilitante, enquanto o Vasco segue furioso na briga contra a degola. Está 3 pontos do Náutico e do Flu, e terá duas em casa ainda.

Comentários

Lique disse…
a diferença é que na luta pra liber, há duas vagas pra 3 clubes. na luta pro título, só existe uma vaga! heh. o vasco há de nos ajudar, creio muito em renato portaluppi pra mais essa façanha. se conseguir, merece medalha. porém, é tão improvável quanto aquele maravilhoso cruzamento-balão no gol do título contra o peñarol. improvável, mas possível.
Lique disse…
a lembrar: além do vasco, fluminense tá quase beliscando a sula(quem se importa com ela, afinal?) e o goiás tá mais pela pelada. paulo baier e iarley tão pelo joguinho do fim de semana e o contrato pro ano que vem, a tabela não interessa mais. time perigoso.
Vicente Fonseca disse…
"Goiás tá mais pela pelada"

fkdjshfjkdshfkjh

Pegar Sula é conseqüência de escapar do rebaixamento. Ou perder o bonde do G-4.
Vicente Fonseca disse…
Sobre Vasco x São Paulo, cabe lembrar que os cruz-maltinos marcaram gols em quase todos os jogos do campeonato. É onde o São Paulo tem mais chance de perder pontos, a meu ver.
Marcelo disse…
Não vejo a hora do domingo chegar...
Eu penso bem o contrário.
Que domingo fique bem longe!

Eu tenho medo. (FARAON, Gustavo. Carta na Mesa, episódio 1. Porto Alegre: Fabico, 2008, min. 20-30
Anônimo disse…
"Eu tenho medo".

PÓPÓPÓPÓPÓPÓÓÓÓÓ!...