Só Galatto e Ademar salvam

Em 45 minutos, tudo ruiu. O jogo de hoje à tarde em Salvador foi, grosso modo, um retrato do Campeonato Brasileiro de 2008: na primeira metade do jogo, o Grêmio foi superior, impôs-se, vencia, era perigoso, sofria alguns percalços, mas mantinha o controle e até liderava o campeonato, com o empate conjugado de Vasco x São Paulo. No segundo, tudo deu errado. E o título escapa de forma quase que definitiva das mãos do tricolor da Azenha, que, pela primeira vez, muda o discurso de vestiário.

É claro que não foi apenas hoje que o Grêmio perdeu o título. A derrota de 4 a 2 em Salvador foi talvez a mais marcante e mortal às pretensões do clube gaúcho, já que o São Paulo venceu e abre 5 pontos, com mais 6 em disputa. Hoje, nem se pode atribuir a um único fator ou a alguém a responsabilidade da derrota.

O primeiro tempo foi muito bom e teria sido excelente se não fossem contra-ataques rápidos do time baiano, que perdeu algumas chances de empatar nos minutos finais. O time de Celso Roth começou dono do jogo, pressionando, jogando como se fosse o mandante, acuando o de Vagner Mancini. Reinaldo se lesionou mais uma vez, mas André Luís entrou muito bem. Participou da jogada do gol gremista, inflitrou-se bem por dentro da zaga por duas vezes, fez grande jogada que Rafael Carioca jogou por cima. Neste lance, o placar marcava 1 a 0 e ali o tricolor teria matado se a bola entrasse. Mas não entrou, foi longe, e foi o primeiro lance determinante do fracasso. Não se trata de culpar o guri. A euforia era grande, e o empate vascaíno após o golaço de Jorge Wagner recolocava o Grêmio na liderança ao fim do primeiro tempo.

Mas tudo deu errado no segundo. A começar pelo gol de Hugo, que recolocava os paulistas na ponta. Quase que em seguida, Leandro Domingues entrou livre e empatou. Amaral foi expulso por Heber Roberto Lopes num exagero claro da arbitragem, um rigor excessivo. Aliás, porque escalar mais uma vez Heber para apitar um jogo do Grêmio e colocar o gaúcho Gaciba para arbitrar o do São Paulo? Criam-se polêmicas desnecessárias, e já surgem declarações, que podem ser verdadeiras ou não, de provocações feitas pelo árbitro. Não creio, mas também não duvido. De qualquer modo, é válido o Grêmio tomar as providências que achar necessárias, desde que não use isto para mascarar o péssimo resultado, tapando o sol com a peneira.

Com 10, o tricolor perdeu completamente o controle de tudo. Já cansado pelo calor, o time teria de correr em dobro, e ainda teve azar. Chiripa é ruim quando vai contra, e o gol de Willians justificou bem este pensamento. Roth abre de Rafael Carioca e põe Paulo Sérgio, e, apesar de não ter dado certo, não se deve culpá-lo. Perder de 2 a 1 ou de 4 a 1 dava no mesmo, era preciso arriscar. O time perdeu em marcação no meio, Paulo Sérgio não foi bem, Souza seguiu mal e sobravam contra-golpes. O 4 a 1 que veio a seguir era um absurdo exagero. O Vitória aproveitou as chances, o Grêmio não. Ali estabeleceu-se a diferença. O golaço de Souza foi talvez um dos menos comemorados da história recente do time gaúcho.

Cabe ao Grêmio vencer ao menos mais uma partida e garantir sua vaga na Libertadores. Jogar sem pressão. O título fica absolutamente inviabilizado. O ano se encaminha para um fim triste na Azenha, incrivelmente. Um time de que poucos esperavam algo além de uma posição mediana está muito próximo da Libertadores e do vice-campeonato, e o clima é de fim de festa. Sentir o gostinho e perder o filé é algo duríssimo. Mas o Grêmio não perdeu o campeonato só hoje. Perdeu contra o Goiás; contra a Portuguesa; contra o Figueirense; contra o Cruzeiro. Foi um longo e lento processo, e havia chances por conta da maravilhosa campanha do turno. Hoje, a gordura virou pó. O São Paulo tirou nada menos que 16 pontos em 16 rodadas. Ninguém imaginava. Errei feio, mas não só eu. Dar opinião tem lá seus problemas de vez em quando.

Em tempo:
- Uma curiosidade, sem maldade: com Orteman em campo, o Grêmio nunca venceu. Alguém lembra um fato em contrário?

Campeonato Brasileiro 2008 - 36ª rodada
23/novembro/2008
VITÓRIA 4 x GRÊMIO 2
Local: Barradão, Salvador (BA)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Público: 9.515
Renda: R$ 127.425,00
Gols: Anderson Martins (contra) 25 do 1º; Leandro Domingues 4, Willians 17, Jackson 25, Marcelo Cordeiro 29 e Souza 46 do 2º
Cartão amarelo: Viáfara, Marcelo Cordeiro, Renan, Leandro Domingues e Jean
Expulsão: Amaral 14 do 2º
VITÓRIA: Viáfara (6), Marco Aurélio (6,5), Leonardo Silva (5,5), Anderson Martins (4,5) e Marcelo Cordeiro (7); Vanderson (5,5) (Wallace, 28 do 2º - 5,5), Renan (6), Willians (7,5) e Leandro Domingues (7); Marquinhos (6,5) e Trípodi (4) (Osmar, intervalo - sem nota) (Jackson, 6 do 2º - 6,5). Técnico: Vagner Mancini (6,5)
GRÊMIO: Victor (5,5), Amaral (4), Jean (5,5) e Réver (4,5); Souza (4,5), Rafael Carioca (4,5) (Paulo Sérgio, 18 do 2º - 4), Willian Magrão (5,5), Tcheco (4,5) e Hélder (4,5) (Orteman, 31 do 2º - 5,5); Reinaldo (5) (André Luís, 17 do 1º - 6,5) e Marcel (4). Técnico: Celso Roth (4,5)

Foto: Romildo de Jesus/LancePress

Comentários

Saulo disse…
Praticamente acabou com as chances de título do Grêmio. Foi um jogo emocionante e o Tricolor gaúcho saiu prejudicado.
Anônimo disse…
O Orteman jogou contra Santos e Palmeiras
Lourenço falou o que eu ia falar.

Não dá pra entender os critérios do senhor Héber Roberto Lopes. Ele dá amarelo por um empurrão do Amaral e o expulsa. Só que logo depois da saída de bola do Grêmio no segundo gol do Vitória, o André Luís sofreu dois empurrões semelhantes do lado da área e o juiz não deu nada!

Só por essa reta final, o São Paulo merece levar o título. Venceu com autoridade o Vasco, que não soube aproveitar suas chances e agora caminha para o abismo. A pergunta que fica é: Celso Roth permanecerá para a Libertadores?
Vicente Fonseca disse…
Sim, vocês tem razão. Foi uma pergunta na boa, não estou de implicância com o uruguaio. O Souza me irrita bem mais.

Fred, acho que a resposta pra essa tua última pergunta é meio óbvia.
Sim, eu sei, mas faço a pergunta baseado no que discutimos no Carta na Mesa.

Status ele não tem pra ficar. Mas quem viria no lugar pra, ao menos tentar fazer uma boa Libertadores?
Vicente Fonseca disse…
Bom, isso já é outra coisa. Mas que ele não fica, tenho quase certeza. Até pelos rumores de que ele está brigado com todo mundo lá dentro.
Anônimo disse…
Digamos que hoje foi a concretização final de uma sequência de fracassos em momentos decisivos. Digo, não sem algum pesar, que o Grêmio só ganhou um jogo realmente decisivo em todo o ano de 2008, contra o Palmeiras. Fez partidas primorosas, teve um ano que, apesar dos pesares, foi positivo e tudo o mais - mas deixou escapar seguidamente chances de definir o campeonato, e acaba vitimado pelos próprios tropeços. E isso que nem falei no primeiro semestre.

A goleada, em si, não me atinge. Sacramentado o 2 a 1, e com um jogador a menos, era um risco que uma equipe desesperada pela vitória tinha que correr. Pena que a situação seja sem esperanças - agora resta garantir de vez a Libertadores (uma vitória em dois jogos já serve) e tentar esquecer que o título esteve tão perto e deixamos escapar. Quanto a Roth, sairá - para entrar quem é que eu não sei...
Unknown disse…
Amaral foi expulso por Heber Roberto Lopes num exagero claro da arbitragem, um rigor excessivo. olha, quando o amaral tomou o amarelo no começo do jogo, era de se esperar q isso fosse acontecer. ainda mais com o sr. heber parar o jogo é uma das minhas diversões roberto lopes... mais óbvio que isso, só se fosse o TARDELLI.

e tentar esquecer que o título esteve tão perto e deixamos escapar. "impossível isso é", diria yoda...

e quero saber se vai ter o meu resultado do jogo do xavante, no palpitazo, repetido no início do programa, amanhã.

ah, e esperem muita amargura e muito rancor de minha parte...
Anônimo disse…
Falei aqui umas semanas atrás que eu queria acreditar. pois é. O grande problema do roth, esse ano, é que ele chegou na liderança. O Grêmio montou um time pra classificar pra sula, e vai pra libertadores. Se nunca tivesse lutado pelo título, a gente ainda criticaria o roth, mas diria: "porra, mas o cara nos colocou na liber". Não reconhecendo a própria mediocridade, o roth nos faz dizer: "pelo menos essa besta não perdeu a vaga pra liber".
Unknown disse…
mas ainda tá em tempo...

IPATINGA é logo ali...
Vicente Fonseca disse…
Zeh, eu disse que não era esperada uma expulsão gremista. Heber foi realmente mal, com descritérios e parando o jogo a todo o momento.

Porém, não colocarei tua frase no início do programa, não por peerseguição a ti, sabes que te considero muito. Simplesmente porque em nenhum outro palpite do Palpitazo se fez isso, e abriria uma precedente insustentável. Reconheço o FEITO que é acertar na bucha o jogo do Xavante, e faremos uma honraria toda de qualquer modo, na hora do Recontazo. Ouvi o jogo com o Fred pela Rádio Pelotense, e quando saiu o gol do Brasil já prevíamos um Zeh em chamas nesta segunda. Só não grita muito, por favor.

Allgayer: concordo, concordo e concordo. E, mesmo com as cagadas, Roth fez um muito bom trabalho no Grêmio. Pena que, mais uma vez, não deslanchou na hora AGÁ.
André Kruse disse…
E o teatro que o Heber fez, fazendo de conta que não sabia que aquele era o segundo amarelo do Amaral.

Quanto ao trabalho do Roth o problema é a questão da expectativa, como bem colocou o Allgayer
Vicente Fonseca disse…
Outra que resumiu o teatro foi quando ele se voltou FEROZMENTE contra o volante Renan, do Vitória, que pediu a expulsão do Amaral. Como se dissesse "ninguém aqui vai ganhar no grito!". Pior que a impressão que me deu foi que ele não expulsaria, até o Renan dar aquele grito pro Heber expulsá-lo.

Entre erros e acertos, o Roth mais acertou que errou. O "problema" foi liderar por muito tempo e perder a ponta a 5 jogos do fim.
Anônimo disse…
jasgklaksadfkljaweljasd...

tava zoando, mas estarei em chamas de qq maneira, e gritarei longe do microfone na medida do possível... sklafasd
Anônimo disse…
Mas, escuta, quando é que alguém vai tomar vergonha na cara e impedir o São Paulo de virar o Lyon brasileiro? Avaí campeão do brasileirão 2009!
Anônimo disse…
Vicente, Orteman é HORRENDO, tens toda a razão de implicar com ele.
Anônimo disse…
Caras, sinceramente, aquela falta do Amaral é amarelo de cartilha. Sem bola, no corpo. E totalmente desnecessária diga-se.

Sobre a frase do Jean, das imagens que vi não há nenhum indício de ele ter falado algo ao Heber. Creio que vá ter que provar isso na Justiça e vai acabar pagando uns cem mil pro careca.
Anônimo disse…
Errata: de Héber ter dito algo ao Jean.
Vicente Fonseca disse…
O problema é o descritério, Prestes. Houve várias faltas mais graves onde nenhum cartão foi apresentado. Aquela que o cara pisoteia o Souza foi muitíssimo mais grave.
Anônimo disse…
Sem questionar a arbitragem do Héber ontem, muito menos falar se estava mal intencionado, há um desequilíbrio quando o juiz apita muitos jogos seguidos do mesmo time. Ele conhece as manhas, os traquejos e as características dos jogadores de apenas um dos lados. Ele apitou os últimos 3 jogos do Grêmio fora, mais o jogo do Botafogo aqui, que eu me lembre. Se considerarmos que deve ter perdido alguns sorteios, tem sido escalado para a maioria dos jogos do Grêmio.
Vicente Fonseca disse…
Se esta briga dele com o Jean de fato existiu, certamente se deve por causa da expulsão do jogo contra o Palmeiras. É um desgaste desnecessário, um vício na origem.
Anônimo disse…
Bom, por descritério aí pode ser, assisti ao jogo do São Paulo então não estou a par dos critérios do Heber nesse jogo. Agora, o descritério tem pautado a arbitragem brasileira.

Mas eu acabei de comentar no Impedimento e comento aqui: acho que as equipes precisam se focar no treinamento. O Flamengo, por exemplo, tá indignado com o Simon, mas levou três gols. Culpar o árbitro não pode relaxar a equipe que, evidentemente, teve problemas na defesa??

Por outro lado, os dirigents devem trabalhar sem alarde para que os descalabros de verdade sejam coibidos. Beltrame, por exemplo, no primeiro semestre de 2005, deu como perdido um pênalti do Perdigão na Copa BR que entrou meio metro. No segundo semestre protagonizou a Batalha dos Aflitos. Em 2006, virou árbitro FIFA. Isso é que não pode. Percebam a diferença entre esses dois jogos, e um penalti ou um cartão. Tivesse voltado pra escolinha após aquele jogo do Inter, nem haveria batalha dos aflitos.
Vicente Fonseca disse…
Difícil acreditar que tu viu o jogo do São Paulo (hdshdshsdh).

E concordo: não dá pra perder o foco e tapar o sol com a peneira. Parafraseando Muricy, "é com trabalho que se VEINCE, meu".
Anônimo disse…
Cara, eu vi o jogo do São Paulo com o Mineiro (Vitor) e o Silas, dois são-paulinos.

Quando teve Cruzeiro e Grêmio assisti -contrariado - SP e Botafogo e deu sorte, uaihdushusdhasu
Vicente Fonseca disse…
Bah, o Mineiro se preparando pra erguer mais uma taça...