Planejando 2009

Às vezes, o pós-programa é tão bom ou melhor que a própria gravação que vai ao ar. Após o Carta na Mesa desta segunda, estávamos eu, Natusch, Faraon, Amengual e Batatinha conversando a respeito do grupo gremista atual e as posições que necessitam de reforço para 2009. O principal ponto foi se Reinaldo deveria ou não ser mantido. Amengual discorda de todos, ao afirmar que não vale à pena tentar recuperá-lo, enquanto os outros foram unânimes em avaliar que se trata de um bom jogador, e que dispensá-lo por suas recorrentes lesões será um erro.

Esta notícia é boa para a torcida gremista, se verdadeira. A manutenção da ótima base de 2008 é o começo de um Grêmio forte para 2009. Isto deve ocorrer: além das renovações de Victor e Réver, vários outros bons nomes deste ano precisam ficar: Léo, Pereira, Rafael Carioca, Willian Magrão e Tcheco são os principais. Perea também poderia ficar, não para titular, mas para uma ótima opção de banco. Entretanto, há problemas para que sua permanência ocorra.

Contratar jogadores experientes seria fundamental. Alguns de reconhecida qualidade deverão vir, pois a vitrine de uma Libertadores dá poder para contratações deste quilate. Opções interessantes? Algumas, como Fernandinho, do Cruzeiro, já foram ditas à mesa. O retorno de Gavilán, dispensado da Portuguesa, não cairia mal, ainda mais se um dos volantes for negociado. É um bom jogador para aquela função, já deu certo por aqui e tem experiência de Libertadores. Outra: Cuevas e Molina estão de saída do Santos. Outros bons jogadores, especialmente o primeiro.

Outros nomes? Digam, por favor. Este é o tipo de discussão que rende muito assunto e discussões acaloradas e qualificadas. Futebol em estado bruto, para usar uma expressão do Lourenço. Mas por favor, dêem nomes possíveis.

Sonho mais longe
A FIFA pune o Peru, mas lhe dará mais tempo. A expectativa é de que os peruanos devam jogar a Libertadores e a seleção siga nas Eliminatórias. Uma solução que viria antes da de incluir o campeão da Sula seria sortear as 3 vagas, uma para cada um dos outros 9 países.

Tite garantiu ontem que, caso a vaga na Libertadores não fosse para o campeão da Sula, o time não baixaria a guarda. Guiñazu reafirmou este pensamento hoje, após o encaminhamento desfavorável ao colorado. Ninguém sabe os efeitos que isto pode acarretar. Claro que, caso o Internacional perca o título, muitos justificarão por causa deste fato. Mas é tudo especulação. O Estudiantes, como o Inter, vem concentradíssimo, tem um bom time e aposta tudo na decisão após um fracasso no campeonato nacional.

Em tempo:
- Argentina confirmada como sede da próxima Copa América, em 2011.

Comentários

Anônimo disse…
Triguinho é um bom nome para lateral-esquerda. Gosto do Allan Kardec do Vasco, contudo não pode vir como salvação. Acho meio ilusorio ficar falando em Kleber Pereira: http://www.estadao.com.br/esportes/not_esp161656,0.htm

Uma enquete parecida está sendo feita no seguinte endereço:
http://heliopaz.wordpress.com/2008/11/24/enquetes-contrata-para-2009-e-avalia-a-responsabilidade-em-2008/

Segundo a gaúcha, ninguem do estudiantes falando em libertadores via sula
Anônimo disse…
"Segundo a gaúcha, ninguem do estudiantes falando em libertadores via sula"
Como eu faço para saber se as informações da Gaúcha servem ou não servem?
Anônimo disse…
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Vasco/0,,9877,00.html

As camisas ficaram muito bonitas, mas não dá, acabaram com um dos modelos mais clássicos, bonitos e de personalidade nas camisetas brasileiras.
Anônimo disse…
Eu que não vou ficar indicando jogador pro Grêmio, pó parar!

Quer dizer... Indico Jorge Preá, Elder Granja...Levem a Traffic pra vcs!
Vicente Fonseca disse…
O Vasco tem uma das mais lindas camisas do futebol sul-americano e mundial. Esta, porém, ficou de chorar.

O Estudiantes não estaria interessado nesta questão da Sula dar vaga pra Liber porque está garantido en La Copa via Campeonato Argentino.
Anônimo disse…
Washington do Flu, é inviável ?? É um cara já veterano, mas matador, creio que seria o 9 ideal, e mais perto da eralidade do Grêmio.

Para a lateral esquerda, léo, que jogou no Santos, estava no Benfica, e não estava mto feliz lá. O Edno, da Portuguesa, jogo aqui no NH como lateral esquerdo. Num 3-5-2, seria um excelente ala.

Cuevas e Molina são dois nomes mto bons...

E claro, Cristiano Ronaldo é sempre uma opção, vale a pena tentar...
Vicente Fonseca disse…
Washington talvez seja viável, mas não sei quanto pediria para vir. Mas a mim agradaria vê-lo por aqui.

André Luís > Cristiano Ronaldo.
Anônimo disse…
Cristiano Ronaldo < Cristiano REINALDO.

Só para dar uma cutucada no Chiquinho =PPP
Anônimo disse…
Só não dá para esquecer que, por mais insuficiente que tenha sido o ataque do Grêmio este ano, ele poderia ter sido melhor. Pelo que eu ouvi no rádio, Soares fez 7 gols em 25 jogos. André Luiz, com 7 jogos a mais, fez apenas 2 gols. O artilheiro do ano foi Perea. André Luiz ficou na frente dos dois nos últimos jogos.
Vicente Fonseca disse…
Pegando os 58 jogos oficiais do Grêmio em 2008, os números dos atacantes são:

Tadeu: 15 jogos, 4 gols
Perea: 41 jogos, 17 gols
André Luís: 28 jogos, 1 gol
Jonas: 14 jogos, 3 gols
Soares: 22 jogos, 5 gols
Reinaldo: 30 jogos, 12 gols
Rodrigo Mendes: 7 jogos, 2 gols
Marcel: 27 jogos, 7 gols
Morales: 6 jogos, 1 gol

São apenas números, mas fica claro que Perea e Reinaldo (em muitos de seus 30 jogos entrou no segundo tempo) são os mais eficientes.
Anônimo disse…
O Reinaldo até poderia alegar que seu desempenho é ainda melhor, porque em muitos jogos entrou no finalzinho. Mas o problema é que ele faz mais gols justamente quando não sai jogando.
Anônimo disse…
"O atacante Reinaldo está fora do time do Grêmio por um mês. O jogador realizou nesta terça um exame de ressonância magnética que apontou lesão muscular na coxa direita. Assim, o jogador não poderá atuar nas duas partidas restantes pelo Brasileirão, contra Ipatinga e Atlético-MG."

Notícia desta tarde do site da ZH. Nõ preciso mais argumentar. Volta em janeiro, joga 3 jogos e se lesiona, voltndo a jogar em março e poa aí vai.
Vicente Fonseca disse…
E neste momento, TVCOM Esportes copia descaradamente meu comentário em que mostro o número de jogos e gols de cada atacante gremista. Foda ser vanguarda neste país.

Amengual, não darei murro em ponta de faca contigo. Jogador ruim nunca se lesiona, já diria o sábio.
Pergunta se o Amengual gostaria de ter o Nilmar no time dele, depois de ter machucado os dois joelhos e ter passado tempos lesionado no primeiro semestre desse ano no Inter.
Vicente Fonseca disse…
Perguntamos. Disse que o Nilmar valia à pena, o Reinaldo não. A mim não justifica dispensá-lo, me parece muito precipitado. Retruquei que ele seria vendido, sei lá, ao Santos, e faria uns 20 gols no BR-09.
Anônimo disse…
Não adianta o companheiro Amengual não querer, o Reinaldo tem que ficar! É negão e joga muita bola, essa é que é a verdade!
Anônimo disse…
Pelo Nilmar eu esperaria até 1 ano para ele se recuperar. Pelo Adriano da Inter, como foi falado na Fabico, também. Mas pelo Reinaldo? Vocês estão de brincadeira. Enquanto o Inter tem o Nilmar, o São Paulo tem o Borges, o Santos tem o Kléber Pereira, o Palmeiras, o Alex Mineiro, o Cruzeiro, o Guilherme, vocês se contentam com o Reinaldo? Sinto muito por vocês, mas eu quero mais para o Grêmio. Eu quero ser campeão brasileiro, não me contento com o vice e a classificação para a Libertadores. Um centroavante que jogue pelo menos 5 jogos na seqüência e que faça 30 gols no ano. É só isso que eu quero. Já faz 7 anos que o Grêmio não ganha um título nacional. Participamos de várias Libertadores nesse período. Trocaria todas pelo tri brasileiro. Tchau pra vocês. Sejam felizes com o Reinaldo no ano que vem. Quem sabe conseguiremos um terceiro lugar no brasileiro 2009 e a vaga pra a Libertadores 2010.
Vicente Fonseca disse…
Pelo Reinaldo eu não esperaria UM ANO também. Mas 1 mês sim. Ademais, ninguém defende Reinaldo como titular incontestável e absoluto, também quero alguém de qualidade superior no ataque. Mas no mínimo como alternativa de grupo ele serve, e muito.
Traz o Rômulo de volta então, melhor atacante que tivemos nesse "breve período", pra acalmar o Amengual. ;DDDDDDDDDDDD

Falando sério agora... Lembremos aqui que Hugo era tão execrado em 2006 quanto Reinaldo é hoje por ti, cara. E ele tá metendo gol direto no São Paulo, definindo partidas decisivas como contra o Sport aos 46 do segundo tempo, contra o Vasco, e sei lá mais contra quem.

Pela tua lógica, tu esperaria um ano pelo Léo Lima.
Morri.
Vicente Fonseca disse…
Rômulo é um bom nome para o ataque. Leandro Amaral também, como andam dizendo. Já Wellington Paulista é mais ou menos do nível do Marcel. Tu pode ter no grupo, mas não confiar-lhe a titularidade.
Antes que eu me esqueça: te abraça no Soares e seja feliz, Chiquinho.

Beijosmeliga.
Vicente Fonseca disse…
Calem-se. O importante é que garanti, com duas rodadas de antecedência, o título de campeão do Bolão Carta na Manga 2008. Paguem-me o churrasco DJÁ!
Momento Kiko do Vicente aqui, né?

Tá, vamos combinar então o Churrasco na Manga. Onde podemos realizar?
Vicente Fonseca disse…
Calem-se que me deixam louco!

Vai ser difícil achar uma data nesta loucura de fim de ano, mas estou aberto a sugestões.
Eu sugiro fazermos um modelo a la Campeonato Brasileiro de 88 e transferir para fevereiro esse churrasco.

Aproveitar e dar parabéns ao Bahia pelos vinte anos de seu grande título e de seu grande artilheiro Bobô. Espero que o Gigante do Nordeste volte um dia pra primeira divisão.

Ahhhh, tava tão bom aquele suco de limão no almoço...
Anônimo disse…
Vamos por partes: Fred "Rômulo é melhor do que Jardel" Posselt, o Hugo joga, o Reinaldo não e, se tu acha o Léo Lima do mesmo nível do Nilmar e do Adriano, o problema é teu. Ponto.

Pessoas pedindo rômulo para o Grêmio disputar a Libertadores 2001. Vamos pensar mais alto pessoal. Estão pensando muito pequeno. Nunca se conseguirá chegar às estrelas querendo apenas ir à esquina. Daqui a pouco ser finalista do Gauchão será bom, ou irão a uma festa, pegarão traveco e acharão bom, porque achavam que não pegariam ninguém.

Abçs
Anônimo disse…
Corrigindo: "... Libertadores 2009".
Agora chega de discussõeszinhas, que eu tenho trabalho a fazer. E sobre churrasco para Fonseca, como não havia sido informado antes da competição começar, e sabemos que não se mexe em regulamento no meio do campeonato, digo desde já que não pago nada. Nenhum mango. Nenhum centavo. É isso para o momento.
Vicente Fonseca disse…
Rômulo é boa opção, não estou defendendo titularidade incontestável. Leandro Amaral é o melhor nome viável, na minha opinião, para tal função.

"Hugo joga, Reinaldo não". Jogadores equivalentes. Se um for melhor que o outro, não é por uma margem tão larga que justifique uma frase como esta.

Pagarás sim, não se faça de desavisado. Está nos arquivos deste blog, é só procurar. Publicado antes mesmo de este bolão começar.
Como é legal alfinetar o Chiquinho. Agora posso sair da gráfica com a alma mais lavada.

Obrigado pelas risadas.
Abraço >D
Anônimo disse…
Quando digo que Hugo joga e Reinaldo não, falo literalmente. O Hugo joga, entra em campo, assina a súmula, e é substituído, quando o é, por deficiência técnica ou cansaço, não por lesão. Já o Reinaldo ....

Quando me encontrar para me cobrar, encontrar-me-a com um canivete na mão dizendo "vem pegar,vem se tu é macho".

Sem mais.
Vicente Fonseca disse…
gdhfggghsddhsgdhsg

Ok, ok. Agora entendi o caso Hugo x Reinaldo. Mas veja bem o dado que eu havia trazido: o Reinaldo jogou 30 dos 60 jogos do Grêmio este ano. Metade, portanto. Ok, se machuca muito, mas se tu conseguir recuperar ele pra jogar mais uns 15 jogos, já seriam 45, uma média bem razoável. Mais até do que o Perea jogou este ano. Com a boa qualidade apresentada por ele, pode ser útil. Não falo em titularidade incontestável, por favor. Mas no mínimo para banco acho que serve, e bem.
Vicente Fonseca disse…
Tô tentando imaginar a cena do canivete.
Anônimo disse…
Daqui para frente, esse será o teu pior pesadelo.
hahahahahah! chiquinho em chamas!
quanto ao reinaldo, queria que o inter tivesse contratado ele quando jogava no botafogo. vi alguns jogos deste CAMISA 9 e me agradou bastante. tem qualidade. e, o melhor, combina com o grêmio. é um caso parecido ao de jonas, este chimango que está na lusa: joga bola, mas tem seus probleminhas de lesão, realmente. na lusa vem bem, apesar da fase braba do time.
quanto ao hugo, aqui em sp os torcedores são-paulinos dizem que ele é um mal necessário. tenho dito.
abraços
Vicente Fonseca disse…
Acho o Reinaldo mais jogador que o Jonas, Giu. Aqui no Grêmio teve seus momentos, não é mau jogador, mas ficava mais no chão que em pé. Na Lusa vem bem, de fato.

E o Gavilán? Li no Lance! que um diretor da Portuguesa o demitiu porque ele seria "preguiçoso": se dizia lesionado, mas o exame não acusava nada.
ah, quanto ao reinaldo, também acho. chiquinho chamas acho que está sozinho nesta implicância com o homem. ele é bão.
quanto ao gavilán, também não foi utilizado no fla. como não tenho respeito algum pelos clubes cariocas, tampouco pela portuguesa (até tinha carinho, mas a portuguesada é "muito pouco profissional", pra não dizer mais), acho que a culpa é deles. no grêmio, realmente, jogou bem. e no inter eu gostava dele fazendo a primeira função. porque ele não ficou no tricolor, afinal?
Vicente Fonseca disse…
É uma questão ainda não muito bem explicada, Giu. Depois da Libertadores, vieram Bustos, Hidalgo e Eduardo Costa. Ou seja: excesso de estrangeiros e excesso de volantes bons, posição dele. Porém, ele ficou meio encostado naquele período, treinando em separado, dando entrevistas de que não entendia bem a situação. E foi negociado. No fim, viu-se que foi uma heresia, pois joga muito mais que o colombiano e o peruano. Foi falta de vontade do clube, acho.

Porém, cabe ressaltar que a relação entre Gavilán e Grêmio é boa até hoje. Tanto que no jogo contra o Coritiba, no intervalo, ele participou de um encontro com ex-jogadores estrangeiros do tricolor, vestiu a camisa do Grêmio (detalhe: ainda tinha contrato em vigor com a Lusa) e foi ovacionado pela torcida.