Perto de fazer história

O tri, ou hexa, está nas mãos do São Paulo. A autoridade de campeão foi confirmada diante de um estádio adverso e inóspito. Primeiro, a qualidade de Jorge Wagner; depois, a certeza de Hugo. O tricolor paulista fará história duplamente: além de ser o primeiro a conquistar três Brasileiros consecutivos, será o único a conquistar 6 títulos do maior campeonato do país. São 6 vitórias consecutivas, 16 jogos invicto. Só o Grêmio, matematicamente, pode botar água no chopp são-paulino, mas a hipótese é tão remota que ninguém, nem mesmo dentro do clube gaúcho, parece acreditar mais. O que é absolutamente natural: enquanto está a 5 pontos do título, o tricolor gaudério está 3 à frente do 5º colocado. Mais perto de cair do G-4 que de ganhar o Brasileiro, ainda que uma não ida à Libertadores seja também muito improvável.

Como era esperado, o Flamengo saiu da zona da Libertadores, e este era o porém que se fazia quando os mais ufanistas pensavam em título. Cruzeiro e Palmeiras venceram e voltaram a ingressar no grupo de cima. Se as garantias do Grêmio não são matemáticas, são de probabilidade: pegará Ipatinga e Atlético-MG. O Palmeiras está bem encaminhado, enfrentando Vitória e Botafogo. O Flamengo pegará Goiás e Atlético-PR, enquanto o Cruzeiro joga contra Internacional e Portuguesa. Muito embolado.

Lá atrás, o Fluminense praticamente garantiu sua permanência com o esperado 2 a 0 sobre os reservas colorados. A derrota em São Januário deixa o Vasco em situação periclitante. O Ipatinga, com a derrota no Palestra Itália, deve cair contra o Grêmio. Na Sula-09, já estão confirmados Coritiba, Goiás, Internacional e Botafogo.

Série C
Brasil não subiu mesmo. Mais um fiasco fora de casa, 4 a 1 para o medonho Rio Branco. Além do Atlético-GO, jogarão a Série B o Guarani, o Campinense e o Duque de Caxias.

Por onde Arturo Woodmann?
Esta é a assinatura que falta no documento que será entregue pelos peruanos para evitar sua desfiliação à FIFA. O prazo acaba hoje, mas pode haver prorrogação por 10 dias se o país demonstrar sua intenção de evitar a tragédia. Caso este fato lamentável ocorra, abre-se a possibilidade de o campeão da Sul-Americana de 2008 dispute a Libertadores do ano que vem. E não caberá contestação. Aliás, não caberá contestação a qualquer decisão que a Conmebol venha a tomar para preencher estas 3 vagas.

Foto: Agência Lance

Comentários

Anônimo disse…
Brasil rumo à série D.

Barueri campeão brasileiro 2009.
Anônimo disse…
coxa, goiás, inter e bota com os reservas na sula 09.
Anônimo disse…
Tem colorado comprando pay-per-view de reunião da Conmebol.
Não sei mais nada sobre essa questão. Os sites peruanos apontam que foi enviada uma carta pedindo mais 30 dias pra resolver a questão. Entrementes, o representante brasileiro da Conmebol diz que o Peru acertou seus problemas e manterão suas vagas.

Aí vem a Gaúcha e me traz uma informação esdrúxula, que só ela sabe, sem fonte nem nada. Vai ser sensacionalista assim lá no Cáucaso!
Vicente Fonseca disse…
Sites peruanos dão conta de que o Woodmann se recusa a assinar porque o Instituto Peruano de Deportes não reconhece o atual presidente da Federação Peruana de Futebol, porque ele está impedido de exercer cargos executivos. Porém, me parece que a mobilização lá é forte para evitar este caos.

Meu sentimento, de quem leu os dois lados mas está longe e sem uma noção aprofundada, é de que a questão será resolvida e o Peru seguirá filiado. Mas é difícil saber o que realmente há de concreto. Aguardemos os desdobramentos.
ZH: "Substitutos dos times peruanos podem ser definidos só em 17 de dezembro"
- http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?section=Esportes&newsID=a2306010.xml

Final Sports: "Fifa pode estender prazo para Peru resolver imbróglio na federação"
- http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=90104&u=0\


Sinceramente, qual o objetivo da ZH de escrever a mesma matéria, pendendo para um resultado positivo dessa reunião pro Inter? Por que tanta informação tendenciosa desde que o Wianey Carlet escreveu sobre essa hipótese?

Porra, tô puto mesmo! A Band põe na íntegra uma entrevista com o representante brasileiro da Conmebol, afirmando que a tendência é que os peruanos se acertem com a FIFA, e os caras da RBS me falam que os substitutos das vagas já estão definidos. Através de qual fonte? Ninguém diz.

Chega a dar vergonha de chamar esses caras de colegas. Lamentável!
Vicente Fonseca disse…
Segundo Ungaretti, não são colegas. Nós somos jornalistas, eles showrnalistas. Fico mais tranqüilo pensando assim.
André Kruse disse…
"Por que tanta informação tendenciosa desde que o Wianey Carlet escreveu sobre essa hipótese?"

Isso é pergunta retórica, né? tu deve saber os motivos.
=PPPPPPPPPP

Faz um bom tempo que não via algo tão descarado assim, e durar dias do jeito que tá durando.

Especular é uma coisa. Dar como certo algo que até o pessoal de dentro da Conmebol nega é outra. E, no mínimo, pega mal pra quem passou a informação.
Anônimo disse…
"showrnalistas" é uma palavra difícil de pronunciar.
Anônimo disse…
Sinceramente, não sei se tu tava brincando ou não, mas não concordo com essa distinção. Dividir entre jornalistas e showrnalistas é errado, porque sugere que o termo jornalismo só abrange os que não são assim, purifica a profissão. Todos são jornalistas, alguns bons, outros não, alguns com caráter, outro não. Como em qualquer profissão. Jornalistas todos são.
Vicente Fonseca disse…
Imagina então que esse professor fala o "r" aspirado, estilo carioca. Aí é que o bicho encrespa.
http://img232.imageshack.us/my.php?image=piadainterxn4.jpg

Cliquem com o botão direito em cima da imagem quando abrirem o link e vejam a notícia grande e pequena do Inter.
Vicente Fonseca disse…
Claro, Lourenço, existem os bons e os maus em qualquer profissão. É só uma forma de pejorativa de se referir aos maus jornalistas. Não sou nada corporativista.
Anônimo disse…
existem os jornalistas bons, os jornalistas meia-boca, os jornalistas ruins, o Pedro Bial, os pseudo-jornalistas, a Glória Maria, o Túlio Milman, os showrnalistas e as gostosas que o Silvio coloca de saia numa bancada transparente. E tem lugar pra todos.

Workshop com Ungaretti e Rosa "ééé.." Nívea sobre o Showrnalismo (teoria, histórico, crítica e pronúncia correta da palavra).