Libertadores 2009 projetada

O sorteio dos grupos da Libertadores nunca foi tão virtual. É difícil prever quais times jogarão em quais grupos, mas já dá para se ter uma idéia. E não se trata de querer justificar uma perda de título, mas o grupo do vice é teoricamente mais brando que o do campeão brasileiro. O tricolor gaúcho, mantendo a atual segunda posição, terá um dos grupos mais tranqüilos da primeira fase, ao menos em princípio.

Os são-paulinos devem ficar com a taça e com o Defensor, o vice-campeão colombiano e um outro time que sairá do confronto entre o Peñarol e o terceiro da Colômbia. Não será fácil. Já o Grêmio, mantendo o vice-campeonato, pegaria os bolivianos do Aurora, os colombianos do Boyacá Chicó e um adversário que sairá de Universidad de Chile x terceiro mexicano. Tirando a altitude de Cochabamba (2,6 mil metros), nada que assuste muito.

Dificuldades terá o Sport, que pegará a LDU, o vice chileno e, provavelmente, o quarto colocado do Brasileirão (hoje o Palmeiras), já que este joga na preliminar contra um boliviano. O terceiro colocado do Campeonato Brasileiro (atualmente o Cruzeiro) jogará contra o vice equatoriano, os bolivianos da Universidad Sucre e um outro que sairá desta vaga possivelmente peruana e o quinto argentino.

Interessante está por enquanto o Grupo 3, que já tem os argentinos do River Plate e os uruguaios do Nacional.

Comentários

Anônimo disse…
O grupo do Sport tá foda.

Torcerei por Peñarol e Sport.
Anônimo disse…
À exceção do Sport, creio que nenhum clube brasileiro deve se preocupar com isso ainda, sequer ficar fazendo projeções.
Anônimo disse…
So não entendo por que, em caso de punição dos três times peruanos, não classificar diretamente alguns dos times que participam da pré-Libertadores, sem incluir mais ninguém. Pela lógica, pré-libertadores só tem utilidade porque há clubes demais para apenas oito grupos. Se o excedente diminui, para que recriar o problema?
Anônimo disse…
fudeu, colorados.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL875461-9865,00-FLA+TAMBEM+SE+MOVIMENTA+EM+BUSCA+DE+VAGA+EXTRA+NA+LIBERTADORES.html
Vicente Fonseca disse…
Esse alarde todo se justifica, não dá para bobear. Mesmo assim, os peruanos devem jogar a Libertadores.

E concordo com o Lourenço. Acho que eles não acabam com a fase preliminar por questões televisivas.
Anônimo disse…
Tacuary x Dep. Pasto dá picos de audiência na TV. Tá, é só uma ironia, não estou propriamente discordando.
Anônimo disse…
O anônimo sou eu, tive um espasmo e apertei enter involuntariamente.
Anônimo disse…
E acho muito justo que a CBF, se sorteada, premie o quinto colocado do Brasileirão. Afinal, andei aprendendo nos últimos dias que é importante punir quem joga com time reserva, e tem time que anda desprestigiando o Brasileirão por aí.
Vicente Fonseca disse…
Não vai faltar aqui quem defenda que a vaga vá ao campeão da Série C. Penso que o Cerâmica seria uma boa alternativa.
Anônimo disse…
Se tiver uma quinta vaga para o brasil, existem vários critérios que podem ser usados para a decisão

* 5° colocado do brasileirão
* clube com maior torcida
* campeão da Taça Guanabara 2008
* clube injustamente desclassificado da liber 08
* clube cujo padroeiro seja São Judas Tadeu
Anônimo disse…
Fonseca acaba de dar outra grande idéia: vaga para o campeão da série B. Vai ter muita gente comprando esse critério também.
Vicente Fonseca disse…
Qualquer critério serve, Allgayer, claro que dentro de uma certa lógica. É uma decisão arbitrária, não há como ir contra. Porém, os peruanos jogarão, e nossos comentários só servirão para darmos umas boas risadas momentâneas.
Anônimo disse…
qualquer critério rubro-negro serve. afinal, no framengo toda desclassificação é injusta, todo pênalti contra foi mal marcado, todo gol é de placa, toda vitória é de véspera e só as derrotas acontecem em campo. acabou o sonho do inter. SE o peruanos vacilarem, o fla já levou.
Vicente Fonseca disse…
Mas que foi pênalti no Diego Tardelli domingo, não há dúvida. Ou alguém discorda que houve erro de Simon, que não viu o Espinoza CALÇANDO o atacante flamenguista?
Anônimo disse…
pois é, e pela reação, vê-se que eles não estão acostumados com isso.
Unknown disse…
Boyacá Chicó. eu vou pra frente do HOLIDAY INN descolar uma camiseta desse time. que nome afudê... era esse o nome da equipe q eu queria ter dito no carta na mesa da semana passada...

e é CLARO que o campeão da C deveria ter vaga na libertadores. é tão ÓBVIO que eu nem precisaria comentar.... aksdhfgalkeufiahsdlvkjae
André Kruse disse…
A solução dada pelo Lourenço é tão obviamente a melhor e a mais justa que não da pra entender por que ainda sequer foi cogitada
Vicente Fonseca disse…
Boyacá Chicó é tipo o Cucuta de 2007. Inexiste, mas surpreendeu e ganhou o Colombianão. Pode incomodar.
Anônimo disse…
A solução dada pelo Lourenço é tão obviamente a melhor e a mais justa que não da pra entender por que ainda sequer foi cogitada

$$$$$$$$$$$$
Vicente Fonseca disse…
É uma opção justa e sensata, mas como eu disse lá atrás, é a força da TV.
Anônimo disse…
Chicó revelou ele... WASON RENTERÍA

Torcerei!
cara, aquele pênalti contra o fla é mais complicado do que parece. rendeu caloroso debate aqui na redação. o tardelli, aquela mãe velha, pisa na bola e já se atira. o zagueirão cruzeirense vinha mais perdido que cusco em procissão e não chegou a tocar na bola. lance difícil. mas no sportv, disseram que era pênalti CLARÍSSIMO e execraram o simon. não sei se eu daria se fosse o juiz. ainda mais que o tardelli já entra em campo com um atestado de culpado embaixo do braço.
Vicente Fonseca disse…
Impressionante como o sobrenome TARDELLI combina com polêmicas de arbitragem.