Estrabismo como prática de vida

Os torcedores brasileiros hoje precisarão mais do que nunca cuidarem não apenas de seu time, mas também dos outros. Para as disputas de título, Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento, todos os 10 jogos têm pelo menos um clube interessado. À exceção de Coritiba, Goiás, Internacional e Botafogo, todos ainda brigam por algo. Alguns por mais de uma coisa.

Na mais evidente e chamativa das brigas, o São Paulo pode conseguir o tri consecutivo se vencer o algoz Fluminense. Se empatar, torce para o Grêmio, único que ainda pode impedir tal façanha, não vencer o lanterna Ipatinga fora de casa. O tricolor gaúcho, aliás, é um dos que utiliza um olho para cada lado: ao mesmo tempo que disputa o título matematicamente, não pode descuidar da turma de trás, que vem babando por vaga na Libertadores. Vitória parcial são-paulina, mesmo que de goleada, não pode ser anunciada aos gremistas no Ipatingão como forma de desestimular a equipe. É preciso vencer, e o resto será o resto depois das 19:00.

Atrás do Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo têm todos jogos vencíveis, mas sempre alguém tropeça. Caso um deles não vença e o time de Roth consiga os 3 pontos, a Libertadores 2009 vira fato no Olímpico. Os cruzeirenses vão ao Beira-Rio pegar os reservas colorados; os palmeirenses visitam o tinhoso Vitória brigando ainda para garantir a Sula de forma matemática; os flamenguistas recebem o imprevisível Goiás.

A briga mais evidente e direta da Sula é Atlético-MG x Santos, mas alguns times que ainda não se garantiram na segunda competição continental ainda podem cair: caso do Fluminense, do próprio Santos e do Atlético-PR. O Náutico também, mas sua briga é bem mais focada na ponta de baixo. Se derrotar o rubro-negro curitibano nos Aflitos, encaminha a escapada.

Lá no fundo do poço, o Ipatinga precisa vencer o Grêmio e o Fluminense e secar o Náutico duas vezes, além dos outros rivais logo acima. Cairá, fatalmente. Vasco e Portuguesa, com 37, vivem situações distintas hoje: os cariocas visitam o complicado Coritiba, enquanto os paulistas recebem o desinteressado Sport. O Figueirense, com 38, vai ao Engenhão defrontar o Botafogo. Dos que estão lá atrás, é o que tem melhores chances de ainda conseguir fugir da degola.

Comentários