As definições cada vez mais próximas

O clima é o pior possível para o Palmeiras, que é o Grêmio da rodada passada: perdeu pontos emblemáticos na última rodada, seus adversários têm chances grandes de pontuar, e terá um adversário direto fora de casa pela frente. Isso sem falar na crise entre Luxemburgo e torcida, que teria resultado numa agressão ao treinador ontem, no embarque para o Rio de Janeiro.

A rodada deste fim-de-semana de feriado escondido (mais um, maldito seja o calendário de 2008) pode ser aquela em que a polarização da briga pelo título entre São Paulo e Grêmio ficará mais evidente. A lógica indica que os dois tricolores devem vencer seus adversários, que o Cruzeiro perderá pontos nos Aflitos, e matará no mínimo um entre Flamengo e Palmeiras, que se defrontam no Maracanã. O certo é que somente o São Paulo pode perder pontos sem que isso signifique uma tragédia. Mesmo que apenas consiga um empate com o modesto Figueirense, estará na briga com no mínimo o Grêmio, ainda que perder pontos em casa para o time de Florianópolis possa significar, lá no dia 7 de dezembro, o fim do sonho do tri consecutivo.

Na briga de baixo, já tivemos a goleada sofrida pelo Vasco (15º, 37) na quarta. Dos que estão lá, a situação menos desesperadora é a do Atlético-PR (14º, 38), que vem conseguindo se recuperar. Se vencer o desinteressado Vitória na Arena da Baixada, dará um passo muito grande para se livrar da queda. Fluminense (16º, 37) e Portuguesa (18º, 36) farão às 18:30 de hoje um duelo direto, eletrizante e nervosíssimo no Maracanã. O Náutico (17º, 37) precisa derrotar, neste mesmo horário, o Cruzeiro. O Figueirense (19º, 35) terá a tarefa mais inglória de todas, o São Paulo, no Morumbi. E o Ipatinga (20º, 31) pode praticamente definir sua queda se deixar de pontuar hoje à tardinha, em casa, diante do Sport.

Série B
Com os 3 a 2 sobre o Ceará ontem, com duas viradas, o Santo André praticamente garantiu sua promoção à elite brasileira para 2009. Com isso, resta uma vaga, que ainda pode, por milagre, ser do Juventude. O time caxiense pode hoje, diante do Brasiliense na capital federal, sair definitivamente da disputa. Ou reentrar nela, ainda correndo por fora.

Em tempo:
- Corinthians assedia Tcheco para 2009.

Comentários

Saulo disse…
Será mais uma grande rodada e acredito que o Grêmio e o São Paulo vão continuar firmes pelo título do que os seus concorrentes diretos.
felipesfranke disse…
perdão se o comentário é sinal de leitura desatenta, mas não encontrei nenhuma menção ao glorioso GAMBA OSAKA.