Tudo errado

Foi uma noite como poucas para o Grêmio, pelo lado negativo. Tudo deu erradíssimo. Antes do jogo, vitória do Palmeiras sobre o Goiás. O time entra com um esquema sem ala esquerdo. Leva um gol a 14 segundos. Vê o São Paulo vencer o Botafogo no Rio e encostar de vez. Leva mais dois ainda, decretando a goleada e levando a mineirada à loucura, sob gritos de olé.

O meu medo destas trocas de escalação de acordo com o adversário, mesmo à esta altura do campeonato, é que elas só tendem a bagunçar o time ao invés de organizá-lo para melhor defrontar o oponente. Celso Roth viveu uma daquelas noites do começo de abril: escalou o time num 3-5-2, mas com duas improvisações desnecessárias: Souza na ala esquerda, Douglas Costa no ataque.

Claro que o gol relâmpago não estava nos planos e tornou tudo ainda mais complicado. O Cruzeiro entrou com um time extremamente leve e ofensivo, e teve chances de ampliar antes de 4 minutos. O Grêmio demorou a se achar em campo, mas ainda conseguiu equilibrar no primeiro tempo. A lesão de Pereira para a entrada de Perea foi o momento em que estava escancarada a bagunça que era o tricolor: desmanchou-se o 3-5-2, Souza virou lateral-esquerdo. Lateral-esquerdo. E não era uma improvisação por falta de opções: era uma escalação deliberada do treinador. Nenhum sentido.

O Grêmio ainda chegava perto do gol pelas fragilidades evidentes do miolo de zaga mineiro, mas faltavam as conclusões. O segundo tempo começou bastante favorável, com o time indo para cima nos primeiros minutos, dando a impressão de que poderia chegar ao empate. O segundo gol cruzeirense, marcado por Jonathan, matou de vez o time da Azenha.

Sobrava a precipitação, apesar da qualidade individual não ter sido exatamente um problema. Afora Perea errar quase tudo e ficar impedido diversas vezes, Souza foi bem quando jogou na sua. O terceiro, de Guilherme, foi um erro de marcação imperdoável da zaga, que deixou o atacante livre por cair em seu migué.

Celso Roth não precisa fazer muito para reorganizar. Basta repetir o time o qual ele desistiu após perder o Gre-Nal. Não precisa ser exatamente os 11 homens. Reinaldo pode ficar no lugar de Marcel, tem jogado bem. Claro que, contra o Figueirense, os dois volantes não jogarão, pois levaram o terceiro amarelo. É mais um problema. Roth está cheio de problemas. Não precisa ganhar mais um, se ele tem a solução em um passado bem recente. Em termos de tabela, o resultado não foi uma tragédia, pois havia gordura e o time permanece líder, ainda que esteja apertadíssimo agora. O trágico foi o modo como o time perdeu. Se bem administrado, se o time enfim aprender com seus erros, pode servir de exemplo.

O Cruzeiro mostrou algumas de suas qualidades e defeitos que marcam a sua campanha. Wagner e Guilherme fazem dupla afinadíssima, Ramires teve boas chegadas de trás, Fernandinho foi um acerto de Adílson. Mas a defesa é preocupante. Fábio é o avalista defensivo desta campanha cruzeirense, que volta à briga, mas ainda descreio que ganhará.

Campeonato Brasileiro 2008 - 32ª rodada
29/outubro/2008
CRUZEIRO 3 x GRÊMIO 0
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR)
Público: 35.560
Renda: R$ 549.450,00
Gols: Wagner 14 segundos do 1º; Jonathan 9 e Guilherme 21 do 2º
Cartão amarelo: Fernandinho, Ramires, Guilherme, Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Souza
CRUZEIRO: Fábio (6,5), Jonathan (6,5), Léo Fortunatto (5), Espinoza (5,5) e Jadílson (5,5) (Thiago Martinelli, 24 do 2º - 5,5); Marquinhos Paraná (6), Ramires (6,5), Fernandinho (6) e Wagner (7,5) (Camilo, 27 do 2º - 5,5); Guilherme (7,5) (Jajá, 38 do 2º - sem nota) e Thiago Ribeiro (5,5). Técnico: Adílson Batista (8)
GRÊMIO: Victor (5,5), Léo (4,5), Pereira (5) (Perea, 26 do 1º - 4) e Réver (5); Felipe Mattioni (5,5), Rafael Carioca (4,5), Willian Magrão (4,5) (Makelele, 23 do 2º - 5,5), Tcheco (5,5) e Souza (6); Douglas Costa (4) (Paulo Sérgio, intervalo - 5) e Reinaldo (5,5). Técnico: Celso Roth (3)

Foto: Agência Lance

Comentários

Ponso disse…
Muito difícil tentar comentar alguma coisa, pois o Professor faz isso por nós, linha por linha, caractere por caractere, com a única leitura possível do jogo. Estou bêbado e transtornado. Quem imaginaria que Roth seguiria à risca sua trajetória de treinador arruinando tudo da forma mais estrambólica possíval a esta altura do campeonato? Faltam pouquíssimos jogos. O que fazer? Colocar um quarto homem de meio (destro) na ala esquerda. E um ataque que jamais jogou junto, composto inclusive por um meio-campista que jogou apenas três partidas no pró. Um time faceiramente armado que nunca jogou junto para uma partida contra o time mais habilidoso do campeonato, fora de casa. É foda ser líder do campeonato faltando apenas sete rodadas e sentir nada mais do que desgosto. Vou aproveitar a bebedeira e tentar capotar na cama que nem um bebê cagado. Por que remoer um troço desses antes de dormir, vou te contar uma coisa pra ti...
Marcelo disse…
Impressionante que o Grêmio perdeu todos os jogos decisivos esse ano.
Lique disse…
é, mas ganhou as duas do são paulo. e já ganhou do cruzeiro, também. porém, eu tou apostando no insuportável tricampeonato do são paulo.

e quando sai PENEIRA, pra entra PEREBA, fica foda.

ps: alguém afirmou que o makelele é canhoto no carta na mesa, acho que não é, hein?
Anônimo disse…
EU



SABIA!



o foda é que o gol aos 14" fez eu errar o placar...
Anônimo disse…
agora, o problema não é o gremio PERDER os jogos, mas perder DO JEITO que perdeu. isso dá moral pros times que vêm atrás. tivesse perdido em um lance estranho, um belo chute que entra, indefensável, ok. mas perdeu por 3 e poderia ter perdido por 5, talvez 6, e jogando pessimamente. nem vou comentar fatores como tamanho do campo ou altura da grama, pq no MESMO estádio a equipe enfiou 4 no atlético. ok q seja um time piorzinho, mas ao menos uma LEMBRANÇA de como se posicionar num gramado daquele tamanho o pessoal tinha que ter.

no mais, o douglas jogou de ATACANTE??? sinceramente, não deu pra perceber, e não acredito q o roth tenha dito pra ele ser atacante. se foi, uma das minhas esperanças de ENJAMBRE (é isso?) foi por água abaixo. prefiro acreditar no histórico retranqueiro do SARGENTO CELSO e pensar que foi um 361 à moda TORCIDA, que quer porque quer os 3 meias juntos. ele claramente INVENTOU, e, fora a lesão do pereira, as substituições adiantaram muito pouco. o time foi mais pre frente, mas não conseguia chegar no gol. me pareceu que o perea e o reinaldo se anularam, pq depois q um entrou, o outro desapareceu...
definitivamente, o PS Bispo NÃO PODE jogar na esquerda, e isso elimina outra possibilidade de rearranjo de jogadores. o lado esquerdo tem que ser ocupado, PERDÃO, DEUS, por pico ou hélder. não há saída.

minhas perspectivas continuam a mesma - todas as vitórias em casa e UMA fora- pra vencer o campeonato, o problema é que a PROFECIA de faraon - são paulo: 6v em 7j- começa a querer se cumprir. aí FUDEU!

MEU BOM SENHOR, tenha piedade e nos faça ganhar do figueirense.

chupa rijkaard,
zeh

(sim, tem meu nome ali em cima, mas a assinatura é para dar o tom DRAMÁTICO do negócio)

nota para a palavra de verificação: HUIVEL, huivel que nem o jogo ontem...
William Magrão, ontem, não pediu passagem para ser reserva do Makelele. Ele CARIMBOU seu passaporte.

O resto eu não falo, entrei em completo ceticismo. Vamos entregar para o São Paulo um campeonato que tinha TUDO para ser nosso.
Anônimo disse…
Tche, vocês não fazem idéia de QUANTAS vezes eu me segurei pra atirar um CHINELO na minha TV.
Essa frase acima do Gustavo foi a primeira gargalhada que dei no dia, depois de ter saído mal-humorado de casa e de não ter dado bom dia pra ninguém do serviço.

Será a única também.
Saulo disse…
Primeiramente, muito bom o seu blog.
Com a vitória do Cruzeiro, São Paulo e do Palmeiras, o campeonato ficou mais equilibrado ainda e muito emocionante. Está eletrizante!
Anônimo disse…
eu não quero campeonato eletrizante, eu quero o Grêmio campeão, pô...
sdfhfdkgjsdflg...
André Kruse disse…
Minha reação era parecida com a do Gustavo.

Só mudou quando troquei de canal e Botafogo fez um gol, mas logo o bandeirinha atendeu os apelos do Rogerio Ceni e anulou o gol.
Anônimo disse…
era eu
Anônimo disse…
Aconteceram algumas coisas que eu temia que acontecessem. De novo, o Roth decidiu jogar sem ala esquerdo, achando que basta colocar mais gente daquele lado do campo para funcionar. Não funciona, jamais funcionou e não ia começar a funcionar numa partida decisiva contra um inimigo direto, fora de casa. O 3-6-1 resulta num time amorfo, insípido, um picolé de chuchu sem açúcar e meio derretido. E convenhamos, gol na saída de jogo, aos 14segs, é de doer na alma do vivente.

Difícl se manter otimista depois de uma rodada em que TUDO dá errado e de uma derrota complicada de engolir como essa de ontem. Mas eu ainda não joguei a toalha. O problema é que, com a aproximação de todo mundo, especialmente do São Paulo, já ficou obsoleta qualquer tentativa de estimar pontuação necessária e coisas assim - o negócio é ganhar TODAS, sem distinção. E, como isso é virtualmente impossível de acontecer, a secação em cima dos inimigos será intensa e incansável. Confesso que, quando eu olho para a tabela, a vontade que tenho é de gritar ACABOU, ACABOU como se estivesse no estádio, implorando para o juiz encerrar a partida. Prevejo um novembro de tensão total - e que os cardíacos se preparem, porque vai ser complicado...
Vicente Fonseca disse…
Olha, eu fiz uma força danada pra ver este jogo. Confesso que quando saiu o gol do Wagner eu NEM SENTADO NA POLTRONA estava ainda, e já me deu vontade de nem ver o resto. Porque no fundo a minha esperança era de segurar a pressão inicial pra depois começar a jogar, que foi o que fizemos contra o Atlético-MG, o Coritiba, o São Paulo, etc.

Ponso: agradeço os elogios e fico pesaroso por teu estado catatônico. Mas o Cofatrago está aí, o III Rothão também. Tudo se ajeitará.

Henrique: eu não sei se o Makelele é canhoto, como os colegas disseram no programa. Mas que ele jogou na ala canhota em um ou dois jogos, tenho certeza. No entanto, acho que Anderson Pico deva ser o titular, mesmo com todas suas loucuras. Foi o único que deu resposta boa em alguns poucos momentos, e com ele ali o time teve seu melhor momento. A hora é de repetir o que deu certo, não de inventar. É melhor um ala ruim ali do que nenhum.

Zeh: eu custei a acreditar, mas o Douglas jogou sim de atacante. Tava do lado do Reinaldo e nunca vinha buscar a bola. É bom guri, tem futuro, mas é RESERVA do Tcheco. Foi bem contra Botafogo e Santos, mas nada que justifique esse FUROR todo.

Saulo: grato pelos elogios, bem-vindo seja. O difícil é convencer essa gauchada toda, especialmente os gremistas, de que este campeonato está bom assim, emocionante. Mas de fato, é o melhor da era dos pontos corridos, disparadamente.

E a todos lembro: faltam 6 rodadas ainda. E o Grêmio segue líder. Difícil não ficar pessimista, concordo, mas daqui a pouco o São Paulo levou 1 a 0 do Figueirense no Morumbi e tudo volta a ficar lindo. O campeonato é maluco, a irregularidade é a regra.
Anônimo disse…
Concordo, concordo e concordo. Douglas Costa é RESERVA no momento, só com muito deslumbramento para não enxergar isso. Comentei (acho que foi com o Fipa) que lá pelos 25mins do segundo tempo pensei "putz, QUEM o Grêmio poderia colocar para tentar mudar um pouco esse jogo?". A resposta me veio quase imediata: DOUGLAS COSTA. Pena que ele já tinha sido queimado, jogando numa que não é a dele e substituído. Ele tem que ser opção de banco, não por ser fraco, mas por não encaixar num time que já tem Tcheco jogando. Simples assim.

Como eu disse no Carta na Mesa: coloca Helder, Pico, Makelele, o Marcelo Grohe, um gandula, qualquer um, mas coloca ALGUÉM na ala esquerda! O que não pode é ter essa solução fabicana de problemas: nenhum ala está realmente bem, então não coloca ninguém ali e vamos ver no que dá. Para mim (PERDÃO SENHOR), Pico ou Helder na ala esquerda, já!

E eu acho, sinceramente, que prever coisas muito adiante não faz mais sentido. É rodada por rodada, uma decisão por vez. Contra o Figueirense, tem que entrar querendo patrolar, com sangue nos zóio e baba nos cantos da boca. Terminando a rodada, a gente vê como ficou e planeja a vitória na próxima.

E o Grêmio vai sair campeão. Como? Não me perguntem. Mas vai, ah se vai! [/gremista alucinado]
luís felipe disse…
Adílson esqueceu o seu passado de retranqueiro. Aprendeu a ser treinador. Não esperava por isso.

Reinaldo titular e Paulo Sérgio na esquerda. Será que Roth me ouviu no podcast? Espero que não. Não quero me tornar culpado de tudo isso.
Vicente Fonseca disse…
Enquanto o Fred está prestes (sem trocadilhos) a assumir o cargo de Paulo Sant'Anna do Carta na Mesa, nosso presidente Natusch esbanja otimismo. É um troço doido (Ungaretti, 2006) esse campeonato.

Luís, eu avisei que o Celso Roth nos ouve semanalmente e religiosamente. Tô pensando em fazer uma edição extra nesta sexta só pra que os gremistas deixem bem claro como deve jogar o time diante do Figueirense. Jogo, aliás, que se presta pra uma tragediazinha.
Anônimo disse…
Tô pensando em fazer uma edição extra nesta sexta só pra que os gremistas deixem bem claro como deve jogar o time diante do Figueirense. Jogo, aliás, que se presta pra uma tragediazinha.

NÃO SE PRESTA NÃO! NÃO SE PRESTA COISÍSSIMA NENHUMA!!!

(será que deu tempo?...)
o.O
Anônimo disse…
Amigos, se vocês me ouvissem ao invés de ficarem delirando em sonhos masturbatórios com o Celso Roth, não estariam surpresos nem decepcionados. Venho adiantando o futuro pra vocês há QUATRO SEMANAS. Dêem uma visitada nos arquivos do Carta na Mesa e quedem-se tranqüilos quanto ao nosso futuro: é um horror.

Pontualmente, discordo de algumas leituras do Fonseca. (H)Élder e Pico se salvaram. Foram muito bem e não comprometeram em NENHUM lance. Provavelmente ganharam a posição.

No mais, a torcida é culpada de TUDO. Não tivesse recaído em doença senil grave e aplaudido bizonhamente nosso ENXADRISTA EM CHEFE, ele certamente teria sido demitido após ganhar o primeiro turno com uns 7 pontos de vantagem e hoje já estaríamos comemorando o título abraçados em Claudião Duarte.

Refiz meus cálculos após o improvável empate flamenguista. Tenho boas notícias: não cairemos.
Enquanto o Fred está prestes (sem trocadilhos) a assumir o cargo de Paulo Sant'Anna do Carta na Mesa

*armando a zarabatana*
Anônimo disse…
MALA PRETA djá.
Anônimo disse…
Luis, eu até ia comentar no Carta Na Mesa, mas o assunto foi indo e eu não disse.

Discordo da tua análise de que Adilson foi retranqueiro contra o Boca, vi totalmente outro jogo. Pra mim o Cruzeiro perdeu por querer ir sempre com tudo pra cima e deixar Palácio e Palermo no mano a mano contra os zagueiros. Perdeu por ofensivismo, falta de cautela, aquele jogo.
Anônimo disse…
Prestes disse...

Adilson armou um time muito ofensivo, mordeu a isca. Não entendi. Precisava de um gol. Todo contra-ataque do Boca era três contra três. E o Boca era rapidíssimo, mas nem tanto por velocidade dos jogadores. A bola andava fácil.

Meu comentário aqui no Carta na Manga após aquele jogo.
Anônimo disse…
Bom...para algum destes times ser campeão falta fazer "aquele" jogo histórico e simbólico da vitória fora de casa contra adversários diretos em relação ao título.
Até agora ninguém quiz assumir esta posição, mas o time que mais demonstrou estar embalado é o São Paulo neste momento. Claro que a pouco tempo era o Cruzeiro que vinha em quarta marcha sem reduzir como os outros faziam.
Não sei o que tá mais volátil, O Standard and Poor's 500, o Ibovespa ou a briga dos líderes do brasileirão. O que dá dó e que não estamos aproveitando as oportunidades para se distanciar.
Anônimo disse…
Qualquer imbecil como eu sabe como ganhar do Grêmio: é só botar dois ponteiros rápidos. Simples. Há uns 6,7 jogos o Grêmo só toma bola nas costas dos laterais. Só o Roth não vê isso. O douglas Costa é bem meia boca, não vi nada de mais até agora. Os atacantes, todos eles, são muito fracos. Todos os times candidatos ao título têm jogadores decisivos. O Sâo Paulo (futuro tri campeão consecutivo) tem o Hernanes que joga muita bola; o Cruzeiro tem o Vágner que é muito bom e o Guilherme que tem uns 17gols no campeonato; o Palmeiras tem o Alex Mineiro que é um baita centroavante e o Flamengo tem os dois melhores laterais do campeonato. E o Grêmio, o que tem? Neste segundo turno, nada, absolutamente nada. É brabo ver o time liderar quase todo o campeonato e dar os doces no final.
Anônimo disse…
Levar gol com 14s é digno de um time cu, para usar um termo técnico. O Grêmio começa a repetir aquela sina do fase final de Mano Menezes fora de casa: não basta perder, tem que dar fiasco. Mesmo assim, ainda dá para seguir em frente. Já disseram que estávamos mortos antes do campeonato. Erraram. Depois de o Roger sair. Erraram. Depois da derrota contra o Flamengo. Erraram. Depois que o Palmeiras ganhou do Cruzeiro em Minas. Erraram. Depois do Grenal. Erraram. Depois do jogo contra a Portuguesa. Erraram. Mais uma vez, parece interesse geral dar um atestado de óbito para o paciente que ainda mostra sinais vitais. O São Paulo, nesta arrancada maravilhosa do segundo turno, fez 26 pontos em 39. Se seguir assim, fará mais 12. É ganharmos os jogos em casa e do Ipatinga fora. Ainda dá. Só não se enterre vivo o Grêmio, por favor.
Unknown disse…
É ganharmos os jogos em casa e do Ipatinga fora. Ainda dá.

lourenço sabe das coisas... aheuaheuahe
Vicente Fonseca disse…
Obviamente os comentários catastrofistas do Amengual se justificam em alguns pontos, e os que discordo levo na emoção do momento. Sei que se tu parares para pensar direitinho, com calma, reverás algumas coisas.

Agora, um deles eu faço questão de deixar clara a minha discordância: quanto aos atacantes do Grêmio serem TODOS fracos. Acho que todos são discutíveis. Aliás, poucos no mundo são indiscutíveis. Mas dizer, por exemplo, que o Reinaldo é fraco, eu, ao menos, discordo. O cara fez 8 gols e jogou pouquíssimo tempo. Se não vivesse lesionado, poderia estar perto da artilharia, sem exageros. Muito fraco, para mim, é o eterno e glorioso Guilherme Weisheimer, ou Luciano PEDRA. Para jogadores de altos e baixos, como Marcel, Morales, Soares e Perea, não me parece o adjetivo adequado.
Lique disse…
meio off-topic, mas, para os gremistas:

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM902589-7824-EM+MELHORES+MOMENTOS+DE+GREMIO+X+FLUMINENSE+PELO+CAMPEONATO+BRASILEIRO,00.html

eu sempre fui fã do carlinhos, mas tinha um amigo meu que sempre tirou sarro de mim por isso. pois hoje, ao ver esse video, ele se rendeu.

a verdade tarda mas aparece. se o PEREBA tivesse metade da MALEMOLENCIA, da VELOCIDADE DE PENSAMENTO e ação e do PODER DE CONCLUSAO do CARLINHOS, o gremio ja' seria tricampeão do mundo ESSE ANO MESMO.
Vicente Fonseca disse…
Grande vídeo, grande atuação. Mas convém lembrar que o Carlinhos tinha esse poder colombiano de ser também muito irregular.