Sagrados canhotaços

Os dois chutes de Alex de fora da área devem classificar o Internacional às semifinais da Copa Sul-Americana. O 2 a 0 construído em cima do Boca Juniors encaminham o colorado para chegar à etapa seguinte da competição, ainda mais se o time xeneize que jogar a partida de volta for semelhante a este que veio ao Beira-Rio. O que parece ser mesmo o mais provável, dada a dificuldade de reversão de resultado, que deve desmobilizar os argentinos desta copa.

Quando Alex está inspirado, é difícil o Inter não vencer, ainda mais se a partida for no Beira-Rio. Seus chutes de fora da área são precisos e potentes, e as jogadas de ataque dependem fundamentalmente dele para saírem com qualidade. Mesmo D'Alessandro e Nilmar, que são jogadores muito acima da média, crescem demais de rendimento quando o camisa 10 está em seus melhores dias.

O jogo teve um Inter com maior posse de bola na maioria do tempo, sem uma grande superioridade sobre o adversário. Algumas virtudes foram evidentes: segurança defensiva e qualidade ofensiva, ainda que o meio tivesse sido muitas vezes um problema. Edinho foi o Edinho de sempre, Andrezinho esteve apático, Magrão foi o mais lúcido dos três. Isto propiciou alguns contra-ataques rápidos do Boca, time que toca a bola com a qualidade do toco y me voy tradicional dos argentinos, mas que pecou sempre, senão no penúltimo, no último toque. Os xeneizes levavam perigo algumas vezes, mas a impressão que dava é de que jamais conseguiriam furar a meta de Lauro. O time pecava pela inexperiência, e a expulsão de Noir resumiu bem isso.

Depois de marcar seu gol no começo do segundo tempo, o Inter tirou um pouco o pé e cedeu mais campo aos argentinos, uma postura inadequada em jogos de mata-mata, em casa, e contra um adversário com esta tradição. O 1 a 0 era mínimo, e não indicava que a classificação pudesse estar encaminhada. O segundo, no finalzinho, sim. Só ali o Inter garantiu um pouco de tranqüilidade para viajar a Buenos Aires. Se não tremer como das outras duas vezes - e acho muito improvável que isto se repita, se jogar como time grande que é, o colorado se classifica com relativa tranqüilidade na Bombonera. É só não repetir 2004, 2005 e os seus piores momentos fora de casa neste ano.

Copa Sul-Americana 2008 - Quartas-de-final - Jogo de ida
22/outubro/2008
INTERNACIONAL 2 x BOCA JUNIORS 0
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Público: 36.640
Renda: R$ 820.595,00
Gols: Alex 4 e 43 do 2º
Cartão amarelo: Gustavo Nery, Alex, D'Alessandro, Roncaglia, Forlin e Gracián
Expulsão: Noir 33 do 2º
INTERNACIONAL: Lauro (6), Ângelo (4,5), Índio (6,5), Bolívar (5) e Gustavo Nery (5) (Marcão, intervalo - 5,5); Edinho (5), Magrão (6) (Daniel Carvalho, 40 do 2º - sem nota), Andrezinho (4,5) (Sandro, 31 do 2º - 5,5), D'Alessandro (6,5) e Alex (8); Nilmar (6). Técnico: Tite (6,5)
BOCA JUNIORS: García (5,5), Barroso (5), Roncaglia (6), Forlin (5,5) e Fondacaro (5,5); Muñoz (5), Chávez (5,5) (Calvo, 40 do 2º - sem nota), González (6) e Cardozo (4,5) (Gaitán, 25 do 2º - 5); Gracián (5,5) e Figueroa (5) (Noir, 25 do 2º - 2). Técnico: Carlos Ischia (5)

Foto: Lucas Uebel/Vipcomm

Comentários

Felipe disse…
Foi um belo jogo, jogado, sem chutões e excesso de passes errados. O trio ofensivo colorado está cada vez mais afiado e é impossível marcar os três. D´Alessandro fez uma bela partida, com dribles desconcertantes, janelinha e consagrando o goleiro do Boca que defendeu uma bola que D´Ale colocou na gaveta. Nilmar não conseguiu produzir muito, mas incomodou a defesa adversária o jogo todo. Alex foi mais discreto, mas decisivo, fazendo dois golaços. É o melhor chutador do Brasil, sem dúvida. Destaque negativo para Daniel Carvalho, que errou tudo o que tentou. Destaque especial para a torcida colorada, que não parou de cantar um segundo e deu um show a parte.
Anônimo disse…
Alex chuta muito mesmo.
Discordo do professor quanto a atuação do Andrezinho. Está numa função que não é a sua, porém acho que contribuiu na marcação, com alguns desarmes.

E não dou o jogo como jogado. Acho q o Boca pode sim reverter a vantagem colorada..
Marcelo disse…
http://br.youtube.com/watch?v=B1XdCjQngAI

o beira-rio por dentro.
Marcelo disse…
ih, caramba, caguei. é esse:

http://br.youtube.com/watch?v=W1F_LIuxIe0&feature=related
Anônimo disse…
O título do post resume a partida.
Vicente Fonseca disse…
"Coloquem o Renan que tá tudo resolvido!"

"Ahn... Presidente..."

Melhor parte. Muito engraçado, em breve haverá versões com todos os times brasileiros.