O problema da visita

Uma das manchetes do ClicRBS de hoje é o mau desempenho do Grêmio fora de casa no returno. Analisando friamente números, é justamente esta queda de rendimento longe do Olímpico que determina a piora no aproveitamento gremista. Antes, visitar era o trunfo do tricolor sobre os outros; agora, a campanha longe da Azenha já é pior do que a Cruzeiro e Flamengo construíram fora de seus domínios.

Entre outros motivos para isto, vejo a mudança da postura da equipe como um dos principais. A famosa marcação-pressão na saída de bola, que garantia que o rival ficasse longe do gol de Victor, não sobrecarregaria os zagueiros, faria dos alas verdadeiros alas e garantiria ataques-surpresa que pegavam a defesa adversária desprotegida, o que significa terror total. Contra o Figueirense, nos 7 a 1, isto ficou bastante nítido.

Há alguns problemas que implicaram esta mudança de postura (o desgaste físico talvez seja um deles), que é a razão principal das derrotas fora. Que é a razão para a perda de pontos importantes que não vinham ocorrendo, e garantiam uma liderança mais folgada há poucas rodadas atrás.


Terça continental
Esta terça-feira não será como as últimas, de poucas emoções e sem jogos interessantes. De agora em diante, com as últimas semanas de 2008 chegando, tudo começa a ganhar ares decisivos, especialmente no futebol brasileiro e sul-americano. Ainda que a Liga dos Campeões nos reserve alguns duelos interessantes hoje, e assim deve ser até o fim da fase de grupos.

Cronologicamente, pela tarde, 16:45, teremos duas boas opções para quem conseguir assistir: Bayern München x Fiorentina é uma delas, mas a principal é o Juventus x Real Madrid que marca a volta da Vecchia Signora aos grandes confrontos continentais a que estávamos habituados.

Talvez o que mais gente possa assistir - e é igualmente interessante - é o duelo das 22:00, entre Estudiantes x Botafogo, abrindo as quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Hora de ver se o time de Ney Franco aprendeu com o fiasco de Nuñez de 2007. Ambos priorizam a Sul-Americana por estarem já sem chances de algo melhor em seus respectivos campeonatos nacionais. Mas são bons times, e podem proporcionar uma partida bem interessante.

Em tempo:
- Mestre absoluto.

Comentários

Anônimo disse…
Essa do Eurico é forte...mas também acho meio migué (para usar um termo técnico) essa de que o Vasco cair é só culpa do Eurico, isentando o Dinamite. Se o Vasco melhorasse a partir da mudança na presidência, quem ia dizer que ele se aproveitou de herança do Eurico? É assim: se desse certo, é mérito do Dinamite; se desse errado, o culpado é o Eurico. Algo semelhante ocorre, às inversas, no Inter. Quando o time ganha, traz grandes jogadores, o Carvalho que é o mágico; se perde, o Vitório Píffero e o Luigi são incompetentes. Não é uma defesa ao Eurico (nem uma crítica ao Carvalho), mas esse maniqueísmo não é razoável.
Anônimo disse…
Ah, em tempo: não me refiro a nada do blog, mas sim da opinião geral.
Anônimo disse…
Certamente duas coisas contribuíram para o OCASO da marcação-pressão do Grêmio, que já se sabiam que iriam ocorrer.

1) Se equiparou fisicamente com as equipes que disputavam fases finais de competições no primeiro semestre.

2) Esse desgaste começou a gerar mais cartões e lesões. Isso causa o desentrosamento, o que torna difícil manter uma marcação mais compactada.
Anônimo disse…
Aproveito o ensejo para, com pesar, anunciar que o feriado do dia do Servidor Público foi transferido aqui onde trabalho para dezembro. Não estarei, pois, presente no próximo Carta na Mesa.
Anônimo disse…
Já anuncio que estarei presente no dia 08/12, na edição especial ápós a última rodada do Brasileirão. Já estou formulando a Seleção do Torneio.
Vicente Fonseca disse…
Já tá inscrito então. Mas espero que alguma vez antes dessa tu possa vir.