O empate que pouco adiantou

A rodada tinha tudo para ser boa para o Grêmio: fora a vitória esperada por 2 a 0 do Cruzeiro (2º, 55), no clássico, contra o Atlético-MG (12º, 37), tínhamos o empate entre Palmeiras (3º, 55) e São Paulo (4º, 53), por 2 a 2, no Palestra Itália. No fim, a derrota para a Portuguesa tornou o tricolor o único time da ponta de cima a não pontuar. Até o Flamengo (5º, 52) chegou perto de novo.

Ao contrário do time da Azenha, o Internacional (7º, 46) aproveitou bem a rodada. Venceu com certa dificuldades, pelo que consta, o Atlético-PR (18º, 28), por 2 a 1. Contou ainda com o empate entre Coritiba x Goiás, a derrota do Botafogo para o Santos e o empate do Vitória contra o Fluminense.

Os fatos mais notáveis deste fim-de-semana foram as expulsões prematuras, e até injustas, de Diego Souza e Borges; a recuperação em dois minutos do Palmeiras contra o São Paulo, quando a torcida tricolor já cantava vitória; o embolamento cada vez maior da ponta de cima; a entrada do Santos na zona da Sul-Americana; a derrota do Vasco deixa o time a 4 pontos de sair da zona de degola.

Duda para o próximo biênio
Conforme antecipamos aqui, Duda Kroeff levou vantagem sobre Antônio Vicente Martins e será o novo presidente do Grêmio para 2009/10. A diferença foi menor do que parecia no momento em que fui ao Olímpico, e era mesmo normal que isso acontecesse: 54% a 46%. André Krieger deve permanecer como vice-de-futebol para a Libertadores, é a tendência.

Séries B e C
O Juventude bateu o CRB por 2 a 0 e está a 5 pontos do G-4, faltando 7 rodadas. Há esperanças, portanto, e não fosse o time caxienses ter perdido tantos pontos bobos a situação poderia ser bem mais tranqüila agora. No mesmo sábado, o Corinthians fez 3 a 0 no Bahia fora de casa. Vencendo nesta semana, pode subir, com 6 rodadas de antecedência.

Na Série C, o Brasil vencia, mas deixou o Águia virar no finzinho em Marabá, 2 a 1. O time segue fora da zona de classificação, em 6º, com 6 pontos, apenas 3 atrás do quarto colocado. Destaque para a goleada do Atlético-GO sobre o Confiança, 6 a 0. O Guarani lidera, com 10 pontos, após 5 de 14 rodadas.

Nacionais
A Internazionale assumiu a liderança na Itália em alto estilo, goleando a Roma na capital do país por 4 a 0. Na Alemanha, o Borussia Dortmund vencia o Werder Bremen fora por 2 a 1 até 42 do segundo tempo. Levou ali o empate, aos 45 a virada e aos 47 re-empatou. Maior momento do fim-de-semana futebolístico mundial.

No Superclásico, vitória do Boca Juniors sobre o River Plate por 1 a 0, em Nuñez. Chegam embalados os xeneizes para enfrentar o Internacional.

Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm

Comentários

André Kruse disse…
Esperava alguma análise sobre as eleições gremistas
Vicente Fonseca disse…
André, este assunto deverá ser debatido por todos hoje no Carta na Mesa. Mesmo assim, não é meu costume ficar me prolongando em assuntos políticos dentro dos clubes. Acho que tu fazes isso com mais competência melhor conhecimento do que eu.

Só espero que o apoio de Cacalo e Koff a Duda Kroeff se dê também durante sua gestão, e não apenas na semana eleitoral. Achei baixo, porém dentro do esperado, o número de votantes. E já adianto que penso que as eleições não atrapalharam e não podem servir como desculpa para a vexatória derrota de ontem no Canindé.
Vicente Fonseca disse…
Mas tudo bem, prometo algo sobre a eleição pela tarde. Feito?

Abraço.
André Kruse disse…
Eu já me dou por satisfeito com este comentário. bastante elucidativo.

Depois eu ouço o podcast.
Vicente Fonseca disse…
Tu é que sabe, tchê. Se vocês sentem falta de algum comentário mais profundo sobre determinado assunto, como neste caso, é só pedir que eu faço o possível para atender.
Lique disse…
se atrapalham ou nao, nao sei, mas sempre rolam essas merdas de eleições nesse momento delicado do campeonato, o gremio sempre se fode.