Julgue-me em dezembro*

As notícias davam conta do medo que tomava conta dos auditores do STJD quanto ao mau recebimento por parte da opinião pública da absurda e tendenciosa decisão que tomaram ontem. Talvez este já tenha sido o primeiro indício de que Réver, Léo e Morales ganhariam um efeito suspensivo, como foi confirmado há instantes.

Com isso, a pena fica anulada até que um próximo julgamento ocorra. Julgamento que, aliás, talvez demore algumas semanas, ou meses. E, nele, o abrandamento da pena não apenas se torna uma tendência, como seria o mínimo aceitável num ambiente civilizado. Ainda que o certo mesmo seja a absolvição de Réver e Morales, que nem expulsos foram (o zagueiro nem amarelo levou ou fez falta). Seria o bode na sala: testaram a punição absurda para ver se haveria insurreição geral: houve, e afrouxarão, ainda que a injustiça deva permanecer, só que menos cruel.

Mesmo assim, parece ter valido à pena todos criticarem veementemente esta verdadeira palhaçada. Inclusive aos jornalistas sérios que trabalham no centro do país e criticaram com força a medida, em vez de colocá-la sob a forma de uma mísera notinha de canto de página, com um título frio e suposta e infamemente "imparcial" e "objetivo".

Agora é ver se o Grêmio conseguiu mesmo "blindar" seu vestiário perante este absurdo de ontem, que pode ter desfocado as atenções do clube para o próprio jogo contra a Portuguesa.

Em tempo:
- Agora, Kléber é denunciado. Mas vamos ver se agora será punido, já que é tri-reincidente. Será segunda, após o jogo contra o São Paulo. O conspiracionismo diz que a data não é por acaso.

* O autor intelectual do título é o notável Leo Ponso.

Comentários

Marcelo disse…
PAULO MARCOS SCHMITT é advogado, graduado pela PUC/SP, Pós-Graduado em Direito Administrativo com ênfase na Lei de Responsabilidade Fiscal pela UNIBRASIL, Procurador-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol, Presidente do Superior Tribunal de Justiça desportiva do Judô, Presidente do Tribunal de Recursos de Justiça Desportiva - Governo Paraná, Membro da Comissão de Estudos Jurídicos do Ministério do Esporte e Secretário da Comissão de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB.

Tentando achar podres...
Unknown disse…
tem que voltar um pouco mais, allgayer... hauehuaehuae...
consultar secretárias, estagiárias, etc.

de resto, é fazer CHURRASCO com esse BODE, pq aqui o esquema é FACA NA BOTA.

q q vcs acharam da camisa do SAN PABLO na janela da casa da mina sequestrada??? acho q o sp deveria levar 120 dias...
Já pensei em conspiracionismo também nesse caso do Kléber. Mas acho que aí a questão da data é contada a partir da realização do jogo o qual o jogador foi acusado de jogada maldosa.

Léo, Réver e Morales foram julgados por um jogo que aconteceu há quase dez dias. Como o tribunal não funciona no final de semana, para se completar dez dias dessa infração do Kléber, eles passaram o julgamento para segunda-feira (12 dias após o jogo contra o Figueirense).

Pelo menos eu acho que é por aí. Agora, não me perguntem por que o STJD não adiantou esse julgamento pra sexta em vez de segunda. Vá que eles são tão burocratizados que tenham estipulado julgamentos 28ª rodada pra essa semana, e da 29ª pra semana que vem...
Anônimo disse…
Quem dá a pena não é o Paulo Schmitt, ele só denuncia. E o currículo dele é brilhante, e seu livro é muito bom também! hehe
Anônimo disse…
Desculpem, já deletei o vírus do corporativismo aqui.
Anônimo disse…
Se o cara foi absolvido, ele não é reincidente. Logo, se de fato o Kléber nunca foi condenado, ele vai como réu primário.
Lique disse…
levemente tendenciosa a foto da capa do http://globoesporte.globo.com/ : estao todos liberados! e ae uma foto do jorge henrique na DIAGONAL, o leo com o brac,o esticado. nao mostra nada ali sobre o brac,o na cara qe o jorge henrique deu nele. vou te contar, que chato isso.
Vicente Fonseca disse…
Bem tendenciosa, Henrique. Lembrando que ontem, após anunciado o absurdo, foi dada uma notinha de canto de página.
Lique disse…
haha, anderson ta' chineleando muito nas entrevistas. olha a frase dele sobre o caso:

- Lá na Inglaterra, para ter uma pena assim só se o jogador der um tiro na cara do outro.

mestre. dizem que entrou CANTANDO PNEU no olimpico.
Vicente Fonseca disse…
E obrigado pelo esclarecimento sobre as reincidências, Lourenço. É bom ter um jurista na família.
Lique disse…
DEUS, voces leram a coluna do paulo santanna? devem ter lido, eu que tou exilado que nao leio.

"Estes bunodontes de focinhos cartilaginosos têm de receber o repúdio da sociedade civil do nosso Estado"

http://blog.miltonneves.ig.com.br/2008/10/16/“gremio-roubado”-do-zero-hora/

deve ser bom ser velho e nao ter mais nada a temer ou perder.
Vicente Fonseca disse…
Hoje mesmo eu estava comentando com o Igor:

Milton Neves = Paulo Sant'anna
Anônimo disse…
O julgamento "atrasado" do Kleber não cai dentro da conspiração, pois os casos denunciados são julgados onze dias depois do jogo em que ocorreram - foi assim com o absurdo de ontem, é o mesmo com o Kleber.

Agora veremos a isentíssima imprensa do centro do país colocando sob "suspeição" a obtenção do efeito suspensivo. Não surpreende - a atitude dos não-sérios era algo do tipo "foi pesado, né, mas agora azar", algo que por si só já era um crime contra a decência.
Anônimo disse…
Eu lembro do Sant'Anna transtornadíssimo ontem de manhã, repetindo adjetivos como "biltres", "corsários", "piratas" e afins.

Só lembro dele mais transtornado, este ano, quando teve aquele caso da menina recém-nascida de Canela que foi levada à funerária ainda com vida. Parecia que o homem ia desmaiar.
Anônimo disse…
Lourenço, Kléber já foi punido sim:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Palmeiras/0,,MUL773822-9872,00-KLEBER+ESTA+LIVRE+PARA+PEGAR+O+NAUTICO.html

Poderia ter outras punições se ao menos fosse denunciado pela agressoes nos jogos contra Grêmio e Inter em Porto Alegre
Marcelo disse…
tava investigando os juízes tb... mas aí saiu o efeito suspensivo e fui beber uma cerveja e aproveitar a vida.
Anônimo disse…
Vicente, parece que o recurso está marcado para 30/10. Caso as suspensões sejam apenas reduzidas, mas mantidas, os jogadores ficariam fora da partida contra o Figueirense, no dia 2/11
Vicente Fonseca disse…
Gustavo, a informação que a ZH de hoje trás é outra:

"O melhor, para o Grêmio, é que a possibilidade de que os três sigam jogando até o fim do Brasileirão é muito concreta. Com sua pauta lotada, o Pleno do Tribunal sequer tem previsão para julgar o recurso apresentado pelo clube. A previsão inicial do julgamento em segunda instância era dia 30 de outubro, o que já está descartado."

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2247610.xml&template=3898.dwt&edition=10910&section=1010

Página 55 da edição impressa.
Vicente Fonseca disse…
TRAZ. Do verbo TRAZER.

Dãããã.
Anônimo disse…
Bom, nos preparemos para uma CHUVA de efeitos suspensivos, então...
Anônimo disse…
sugiro que no jogo contra o palmeiras, roth arme o time pra jogar com 10desde, sei lá, metade do primeiro tempo. então, coloque JEAN colado no FANFARRÃO do d.souza. o resto vcs devem imaginar...
Anônimo disse…
É mas eu já estou achando que não houve uma articulação anti-grêmio. Se houve, foi muito mal articulada, por que a imprensa não recebeu sua parte.