Até que ela não é tão feia assim

Certa feita, um amigo contou-me que em sua turma de 30 alunos do curso de Engenharia havia apenas duas mulheres, e ambas eram muito feias. Com o passar do tempo e a secura feminística que abalroava os ares daqueles 28 barbados, aos poucos eles foram relativizando a feiúra dos dois benditos-frutos, achando-as primeiramente "simpáticas", para depois até esforçaram-se para encontrar algumas qualidades em suas aparências. Pois é mais ou menos assim que eu encaro a Copa Sul-Americana.

Vejam que, depois daquela fase preliminar recheada de jogos caseiros e equipes inexpressivas, algumas das 16 equipes que sobraram têm nome e tradição para, no mínimo, realizarem partidas interessantes. Mesmo que não seja uma competição tão atraente quanto a Libertadores, mesmo que o Brasileirão esteja em sua reta decisiva, mesmo que o título não leve a nada a não ser a Recopa, e mesmo que muitos coloquem time misto nos duelos.

Destes 16 sobreviventes, 5 já foram campeões continentais, e 4 deles mundiais. Hoje, 19:30, haverá um interessante Boca Juniors x LDU, que reúne simplesmente os dois últimos donos da América do Sul. Claro, os xeneizes irão com os reservas, o que tira muito do brilho do confronto. Amanhã, três equipes brasileiras viajam, sendo América de Cali x Botafogo o duelo mais interessante. Quinta é a vez do Internacional pegar a Universidad Católica, outro bom jogo, além de Defensor x River Plate.

Abaixo, a expectativa para os oito confrontos destas oitavas-de-final da Sula.

LDU x Boca Juniors: a expectativa é de classificação dos equatorianos, já que os argentinos devem ir com os reservas, priorizando o Apertura. A Liga é ainda parecidíssima com a que conquistou a Libertadores, ainda que Guerrón já tenha partido.

Arsenal Sarandí x Estudiantes: o Estudiantes vive dias intensos, tendo o clássico contra o Gimnasia ocorrendo entre os dois duelos contra o Arsenal e, depois, pegará ainda o Boca no Apertura. Mas Leonardo Astrada deve pôr time completo em todas as ocasiões, o que torna a equipe de La Plata favorita perante os atuais campeões, que até não vão mal no atual Apertura (7º, 10 pontos).

Botafogo x América de Cali: favoritismo dos brasileiros. Além de ter melhor equipe, o Botafogo pegará um adversário que vive dias bastante conturbados, apesar de ter goleado o rival Deportivo por 4 a 1 no final de semana. Incrivelmente, o América pegará o Tolima em Ibagué no mesmo dia do confronto de ida amanhã, no melhor estilo Grêmio/94.

Palmeiras x Sport Ancash: priorizando totalmente o Brasileirão, Luxemburgo levará apenas quatro titulares ao Peru. Mesmo que seja bem mais time que o Ancash, a falta de interesse deve pesar em favor dos peruanos.

Atlético-PR x Chivas: o Chivas deve seguir adiante. O Atlético-PR é muito fraco e deve dar prioridade ao Brasileiro, onde corre sério risco de rebaixamento. Levará apenas 14 jogadores ao México, o que dá margem para inúmeros problemas em casos de lesões e limitações a Geninho na hora de substituir. E olha que o grupo não é exatamente dos melhores.

Argentinos Juniors x San Luis: jogo menos atraente e um dos mais imprevisíveis das oitavas. Mas passa o time argentino, pela tradição.

River Plate x Defensor: a Sul-Americana é uma ótima oportunidade para o time de Simeone reencontrar o bom futebol do primeiro semestre. Entretanto, o Defensor é um time chato e nada desprezível. E, pela instabilidade da esquadra de Nuñez, que ainda deverá dar maior atenção ao campeonato nacional, é minha aposta.

Internacional x Universidad Católica: apostar na Dupla Gre-Nal conquistando Brasileirão e Sul-Americana em dezembro será um ufanismo exagerado? Talvez, mas ambos têm chances e, dou meu palpite, acho que pelo menos um dos dois ganha mais uma estrela na camisa. No caso colorado, o time pode encontrar na Sula a salvação da lavoura de 2008. Há alguns poréns: muito desgaste na semana dos jogos com a Católica (o Gre-Nal no meio dos dois jogos pode acabar fazendo o clube relegar a Copa a um segundo plano); a irregularidade da campanha no ano; os habituais maus desempenhos em mata-mata, ainda que as conquistas de 2006 e as boas campanhas de 2004/05 tenham dado cancha aos colorados neste tipo de torneio.

Comentários

Anônimo disse…
Bom, pra mim tá mais do que na cara que levar o time titular pra Santiago é a maior burrada que se pode fazer. O clube vai gastar 180 mil reais pra fazer isso de forma menos cansativa (veja bem, eu falei MENOS). O Inter vai perder no Chile (fora de casa contra castelhanos)e no Gre-Nal (time cansado e não convincente).
Era interessante levar todos do grupo principal que não jogam (têm muitos), mais alguns pirralhos do time que disputa a Copa Lupi Martins. Perde por pouco, traz o jogo pra cá. E dá chances no Gre-Nal.

Sei lá, por mais que eu saiba que o Inter não vai disputar a Libertadores 2009, continuo priorizando o Brasileirão.
Guilherme disse…
Pois é Vicente...

O problema da Sudamericana é que existem dois grupos: alguns passam um tempo namorando a colega mais bonita da turma (Libertadores) e no fim do ano ela escolhe os 4 mais bonitinhos pra sair no próximo ano e você não está na lista. O outro grupo passa o ano na seca e no fim consegue agendar um encontro pro fim do outro ano com a "meia-boca" (Sudamericana). Em um primeiro momento, os primeiros ficam desmotivados e os outros motivados mas sem se preocupar muito já que o encontro é só no ano seguinte.

O grande porém é que no outro ano na hora de sair com a menina "meia-boca" já está rolando o concurso para tentar sair com a gata da turma pro ano seguinte. Os que se acham mais ajeitadinhos preferem arriscar a meia-boca pela gata, só sobrando os feiosos da turma pra disputa.

É essa a história da Sudamericana vista pelos brasileiros. Enquanto não tiver um atrativo (e.g. transformar a feiosa em uma "sugar mamma" ricaça) vamos preferir arriscar tudo cortejando a linda e rica.

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!
Vicente Fonseca disse…
hkdfshkfdshkfdshjkdsfhkdh

Um dos comentários mais geniais esse, Guillermo. De fato, resume bem a história. Por isso, defendo a reforma do calendário (Suda junto com a Liber, no primeiro semestre), que possivelmente valorizaria mais a competição. Porém, como sou COMPROMISSADO e meu time já foi eliminado, apenas assistirei à festinha de longe, para colocar alguns comentários aqui para vocês (shsh).

Abraço.
Juliano Tatsch disse…
O assunto do post para mim, claramente, é mulheres. Portanto, falarei sobre o assunto. De fato, a beleza é relativa. Mas não tanto assim. Uma mulher bonita perto de uma mulher maravilhosa continua sendo uma mulher bonita. Não é porque a outra é mais bonita que ela passa a ser feia.
Cada um tem seu gosto, mas beleza é algo que pode ser identificado de modo concreto, sem subjetividades. Acredito que os amigos de Fonseca achavam as moças "pegáveis" desde o início, só que tinham vergonha de falarum para o outro, por elas não serem tão bonitas. De volta questão da subjetividade do gosto de cada um. A beleza até pode ser subjetiva, mas nem tanto. Feia é feia e bonita é bonita. Se quiserem que eu fale mais sobre o assunto me convidem para um churrasco regado a muita cerveja. Ponto.
Vicente Fonseca disse…
Amengual: tu não precisa tomar cerveja para falar em mulheres, te conheço há tempos. Mas um Cofatrago sempre urge, e creio que não haveria ocasião melhor para debatermos o assunto.

De fato, a tua teoria faz sentido. Porém, este meu camarada garantiu que elas eram "terriv...", e só passaram a achá-las ACEITÁVEIS porque a falta de chuva em suas hortas era mesmo lamentável. Prometo procurar algum mancebo que estude Psicologia na PUC para ver o lado reverso da questã.
Anônimo disse…
Como disse o Guillermo acima, SUGAR MAMMA é a palavra-chave. kfjaçsl

Seguinte: quando Boca e LDU jogam, ambos sem muito interesse pela competição, algo está errado. Quando quase todos os jogos têm público reduzido, também. Quando os horários das partidas são ridículos, nem se fala.

Apesar de muita gente ser contra a idéia, eu sou extremamente favorável à idéia da Sulamericana dar uma vaga à pré-Libertadores do ano seguinte. Há quem diga que não tem nada a ver. Eu não penso assim. Já que é a Liber que interessa, vamos dar bolo ao povo.
Vicente Fonseca disse…
É, Gustavo, muita coisa anda errada. A cada ano, quando a Sula começa ou entra em sua fase mais decisiva, este blog discute como a competição poderia ser melhor, mais atrativa em termos não apenas financeiros. Sempre chegamos às mesmas conclusões, a Conmebol muitas vezes acena com a possibilidade de mudanças - visto o fracasso de público, mas nada é feito. Este ano, vieram com uma conversa fiada de que a Sula teria grupos na fase inicial, tipo a Libertadores, o que seria uma tentativa neste sentido. No fim, aquela mesma fase nacional, que só enche morcilla no calendário.

Sinceramente, mesmo sem critério técnico, a Mercosul era melhor. A Supercopa, altamente elitista, também.
Anônimo disse…
Mercosul era uma bosta também, usando um termo técnico.
Anônimo disse…
A Sulamericana ainda é, a meu ver, a melhor das segundas competições já criadas pela Conmebol - até por que o Inter não disputava as outras, ahauhsdhdhd. Mas ainda tem muita palhaçada nos critérios. Ela tinha que ser para os que não foram à Liber e ponto final. Talvez com terceiros de cada grupo da Liber entrando depois. Claro, sou a favor de Liber, Sula, C. do Brasil, Campeonato Brasileiro todos sendo disputados durante todo o ano (gauchão = classificatória para a série D).
Anônimo disse…
Alegoria do Guillermo genial!!!

Vine, o Inter não teria como botar pirralhos no Chile. São só 25 inscritos.
Vicente Fonseca disse…
Mercosul também era enchimento de saco e de calendário, porém tinha times tecnicamente melhores.

E concordo, Prestes, com as tuas idéias, tanto de calendário como de critérios.
Anônimo disse…
Já eu acho que basta trocar a Copa do Brasil de lugar com a Sul-Americana. A Copa do Brasil inclui todos os times que foram para Libertadores. E o seu campeão não disputa o Brasileiro sem interesse, pois as vagas vão ser todas definidas junto, no fim do ano.
Vicente Fonseca disse…
Boa alternativa, Lourenço.