Um Gre-Nal estranho

Este desinteresse do Grêmio em relação ao clássico de hoje esvazia o duelo, sem dúvida. Mesmo assim, Gre-Nal sempre vale algo e será o quarto confronto eliminatório da história dos dois clubes valendo por uma competição acima do nível estadual. Foi um duelo pelo Brasileiro de 1988, outro pela Copa do Brasil de 1992 e aquele, o mais recente, pela própria Sul-Americana de 2004. Em todos eles, sempre com as dificuldades características do jogo, deu Internacional.

Para esta nova briga, novamente o favoritismo é colorado, pela simples razão do desdém gremista. Os times que entrarão em campo hoje são tecnicamente bastante desiguais, em favor do Inter. Isso pode significar tudo, mas penso que não desequilibrará quase nada. O Grêmio vive um momento bem melhor, tem um time titular, coisa que o Internacional ainda não tem. Entrará sem a obrigação moral de vencer. Por outro lado, o discurso na Azenha foi sempre de minimizar a importância da Copa Sul-Americana. Estratégico ou não, no mínimo é sintomático. O Inter tem uma história muito maior nesta competição, e quer ganhá-la para salvar um ano que tem sido decepcionante. Ou, pelo menos, fazer de uma vitória no clássico o trampolim para dias melhores, que podem levá-lo à Libertadores no ano de seu centenário, a partir de uma recuperação no Brasileiro.

Portanto, são muitas as razões para apontar o Internacional como favorito, como são óbvios os descontos que se devem fazer. Ninguém nunca viu estes times jogarem junto. Impossível prever qualquer coisa. Uma coisa, ao que parece, é certa: o clássico de hoje ainda está frio, pelo menos no clima do jogo. Não estamos em um dia daqueles que Porto Alegre respira o Gre-Nal, conta as horas para começar a partida, como habitualmente ocorre. Plenamente justificável: a Copa Sul-Americana ainda não caiu no gosto dos brasileiros, nem mesmo dos gaúchos. Se o Inter recebesse hoje o Blooming, nem se falaria no jogo. Como é Gre-Nal, fala-se bem mais, e dá-se uma importância maior do que o jogo realmente tem em termos de tabela. E ninguém questionaria o fato de o Inter estrear tanta gente nova sem condições físicas ideais e o Grêmio colocar reservas.

Por tudo isso, este Gre-Nal de hoje não é normal. Nenhum dos dois lados parece muito entusiasmado, uma das torcidas desdenha, o clima é de jogo comum, o jogo começa às 22:00, a TV aberta passará ao vivo para Porto Alegre. Poeticamente, é um sacrilégio que um Gre-Nal ocorra nestas circusntâncias. Mas é Gre-Nal, e vale por competição internacional. Quando a bola rolar, talvez, tudo isso seja esquecido e mais uma peleia, a 371ª, será acompanhada com atenção e nrevosismo em todo o Rio Grande do Sul.

Números
Internacional x Grêmio: 370 jogos; 139 vitórias do Internacional; 118 vitórias do Grêmio; 113 empates; 524 golos do Internacional; 491 golos do Grêmio. Último jogo: Grêmio 1 x 1 Internacional (Brasileiro, 29/06/2008). Grêmio invicto há 3 jogos (última derrota em 05/11/2006).

Comentários

Peço minhas escusas por duvidar da sapiência do proprietário deste blog, considerado por este escriba uma - como diria Eduardo Bueno - bíblia do futebol formado na Fabico (exageramos, ok). Mas terei que contestar os números.

Em 2006 durante o prélio valendo a edição daquele entrevero pampeano, lembro que cansaram de dizer que o Inter tinha exatamente 20 vitórias de vantagem em cima do Grêmio. De lá pra cá, foram dois empates, duas vitórias do Grêmio e uma do Inter, o que dá a este último 19 vitórias de vantagem. Mas os números daqui apontam duas vitórias a mais, totalizando 21.

Tentei entrar no site do Clássico Gre-Nal, um puta site com as informações mais completas sobre o clássico. Mas acho que ele foi desativado.

A Zerohora.com dá 137 vitórias do Inter, 118 do Grêmio e 115 empates. Mesmo número do Wikipédia, o que reforça minha dúvida. Afinal, quais são os números certos?

Diante da indagação exposta, prescrevo-me. Volto em meia hora.
Achei o problema, está no gráfico da ZH.com.

O Gre-Nal 11 é que deixa a dúvida. Ele estava sendo vencido pelo Grêmio, mas uma briga interrompeu a partida, e os jogadores tricolores se recusaram a completar o jogo todo. Os pontos, então, foram dados ao Internacional.

Assim, se esse clássico for computado como vitória do Inter, fica 138 a 117. Se for como vitória pro Grêmio, fica 137 a 118.
Vicente Fonseca disse…
Minha base de dados é uma revista Placar de 2005, a qual reproduziu todos os principais clássicos nacionais em suas páginas, indicando data, local, competição e os golos de cada equipe em diversos clássicos do Brasil.

O último Gre-Nal mostrado na revista é o de 23/10/2004, que acabou em 3 a 1 para o Inter. A revista computava até ali 363 jogos, com 138 vitórias coloradas, 116 gremistas e 109 empates. De lá para cá, foram 7 Gre-Nais, com 2 vitórias do Grêmio, 1 do Inter e 4 empates.