Finalmente, um relato mais detalhado

Leiden

Finalmente consegui uma internet gratuita, onde posso escrever algo sem me preocupar com tempo e coisas deste tipo. Justamente por estar na Universiteit Leiden, no Informatiseringsgroep, que nada mais é senão o Laboratório de Informática. Vejam que, ao contrário da maioria dos computadores fora do Brasil, há acentos e tils para que escrevamos textos em português! Só não tem cedilha, seria pedir demais.

Leiden é uma cidade de 118 mil habitantes, basicamente universitária, localizada ao sul de Amsterdã, 25 minutos de trem. Nestes 5 dias em que estou aqui, já pude visitar também Haia, Roterdã e Utrecht. Tudo é perto e de fácil acesso por aqui. Muitíssimas bicicletas, muita água em diques, poucos carros. A Holanda nada mais é do que um maravilhoso e gigantesco aterro.

Na terca visitei o Amsterdam Arena. É um estádio que impressiona pelo lado de fora e permanece muito bonito, com cadeiras coloridas e que transpira modernidade. Entretanto, em um comparativo com outros estádios que já visitei, especialmente o Santiago Bernabéu e o Estádio da Luz, parece justificar a teoria de alguns de que já estaria ultrapassado em alguns aspectos. As cadeiras comuns do estádio são de um plástico muito simples, um pouco mais duro que similares utilizadas em praia. E não há encosto para os bracos, o que acaba tornando-as um incômodas. Neste quesito, as cadeiras do Olímpico e, creio também, do Beira-Rio são superiores.

Há no Amsterdam Arena aquilo que o Grêmio pretende fazer em seu futuro estádio: um valo separando o lance mais baixo do anel inferior em relacão ao gramado, ao contrário de estádios ingleses, por exemplo. Entretanto, a distância dos espectadores para o campo é absurdamente mais próxima do que a atual no campo da Azenha. Se concretizado, será sensacional, vos asseguro.

Encontrei um gremista justamente no tour pelo estádio, e comentamos o grau de masoquismo de dois tricolores visitarem a casa de seu algoz em um dos jogos mais importantes de sua história. O museu do Ajax, aliás, é muito modesto. São poucos os troféus exibidos. Apenas os principais, de Liga dos Campeões e Mundial Interclubes. Em volta das tacas, há espacos onde o público recebe informacoes sobre os principais confrontos históricos do Ajax, tanto europeus como mundiais, tanto as vitórias como as derrotas. No caso do jogo de 1995, como em todos os outros, há a flâmula que Adílson levou a campo na decisão, uma camiseta gremista daquela final, um vídeo com o compacto e a decisão por pênaltis e informacões sobre a escalacão dos dois times. Havia turcos, gregos, italianos e espanhóis em nosso grupo de visitacão e, logo que viram o Grêmio, lotaram o espaco, com grande curiosidade, assim como fizeram com o Independiente. Os times sul-americanos lhes chamam atencão e despertam curiosidade.

Nas ruas, muitos holandeses olhavam com uma curiosidade familiar minha camisa do Grêmio, mas apenas um, aqui em Leiden me cumprimentou, com um forte sotaque daqui: "Grrrrrrêmio!", falou, levantando o polegar em sinal de positivo. Fico em dúvida se era um torcedor do Ajax, satisfeito com o título mundial, ou do Feyenoord, principal rival do time de Amsterdã, reconhecendo o esforco do tricolor em empatar com um homem a menos e só perder nos pênaltis para o grande favorito naquela triste manhã de novembro de 1995.

Comentários

Lique disse…
eu passei situação parecida em buenos aires, mas foi mais premonitória do que sado-nostálgica. no dia do primeiro jogo entre grêmio x cerro, estréia do grêmio na líber2007, visitei la bombonera, fiz a tour, com a camisa do grêmio. mal sabia que dali 4 meses o grêmio estaria tomando uma ruim naquela casa, na final, com patrício e TUTA. foda. e com aquele impedimento escandaloso de TRÊS jogadores no primeiro gol.
Vivente, 23 mil no anel inferior. Acredite, o anel superior INTEIRO não dava 500 cabeças.

Nenhum time é tão doido a ponto de colocar os preços das cadeiras a 60 (laterais) e 80 reais (centrais) um jogo onde o time da casa é RESERVA. Minto: Esse time é o Grêmio.

Obviamente, quem foi? A Geral. E boa parte da Social.

Mas valeu a pena. Foi o Gre-Nal mais tri e mais engraçado que já vi na minha vida.

Um abraço e até a volta, companheiro.
Anônimo disse…
Tirando a questão da proximidade com o campo, os estádios europeus que vi me pareceram "overrated".

Contudo, o Bernabeu foi o que mais me impressionou.

Como tava o gramado do amsterdam arena? sempre foi um problema devido a cobertura.
Anônimo disse…
Neste quesito, as cadeiras do Olímpico e, creio também, do Beira-Rio são superiores.

são sim, no ANEL superior... huhuhu...
ahn, ahn, ahn...
Vicente Fonseca disse…
Gramado bastante problematico, Andre. O proprio guia do tour parecia meio constrangido. Grama rala e "not very green", como ele proprio disse.
Anônimo disse…
Legal ser reconhecido na Europa. Os noticiarios e jornais de lá pouco falam do futebol sulamericano, a não ser as seleções.
Marcelo disse…
Retribuo os relatos com uma boa notícia da terrinha: FGF convence os clubes gaúchos a modernizar o gaúchão e fórmula baseada na superliga clássica é aprovada.
Lique disse…
destaque para os nomes das taças: fabio koff e fernando carvalho. podia colocar taça elegância e taça várzea, daria no mesmo. colocação do fernando carvalho depois do ultimo gre-nal: "não suporto quando perdemots a chance de golear o grêmio." afe. dá graças a deus que não tomaram a virada no final.
Vicente Fonseca disse…
Na hora em que eu ouvi falar desta frase pensei ser surreal e arrogante. Só depois fui me dar conta que ele falava da situação em que o jogo estava 2 a 0.

Nomes das taças no melhor estilo Cofatruco. Só não gostei das quartas-de-final, acho que engessa muito o campeonato. Queria saber se terá jogos de ida e volta ou partida única nestas fases eliminatórias das taças, tal qual no Carioca.
Lique disse…
eu sempre respeitei o Fernando Carvalho pelo trabalho e pelas conquistas dele, mas, com essa declaração aí, achei que ele tá aprendendo bastante com o chefe dele, Vitório Pífio. Típica colocação do colorado comum, recalcado, amargo, que sofreu muito com o Grêmio nos anos que passaram.