Deu tudo errado

Wellington Monteiro desespera-se com Gérson Magrão

Das partidas que vi do Internacional neste Brasileirão, a de hoje certamente foi a pior de todas. Tite armou um time que deveria ser consistente na meia-cancha, mas que fatalmente teria problemas na criação. Tudo poderia ser levado desde que o time suportasse a pressão inicial e, quem sabe depois, fizesse uma marcação um pouco mais adiantada sobre o Cruzeiro. Mas nada deu certo.

Primeiro, porque o time mineiro abriu o placar logo aos 3 minutos, algo que certamente não estava nos planos de Tite. O Inter tinha uma equipe de pouca imaginação que se obrigava a sair para o jogo. E não conseguia, diga-se. O Cruzeiro empilhou chances perdidas e poderia ter aberto diferença bem maior logo na primeira metade dos primeiros 45 minutos. Se Wagner está de fora, Gérson Magrão o substitui sem perda de qualidade; Guilherme esteve absolutamente infernal; Jadílson era sempre opção forte pela esquerda; os volantes marcam e saem com qualidade; até Espinoza foi bem. E Fábio pegou tudo, vive realmente grande fase.

Passada a pressão inicial, o time da casa diminuiu o ritmo e deu campo ao Internacional, que foi aos poucos se reencontrando. Alex realmente fez muita falta. Rosinei não é um articulador e Magrão pouco o auxiliou, com uma atuação que oscilou entre a apatia e a indiferença. Numa chegada pela direita, Nilmar e Adriano chegaram atrasados e por pouco não empataram. No finzinho do primeiro tempo, um pênalti que caiu dos céus e poderia ser o turning point do time na partida. Nilmar não chegou a bater mal, Fábio é que faz grande defesa. Mais um duro golpe nos colorados, o segundo da noite.

O terceiro, e definitivo golpe, veio logo após o intervalo. Para quem, mesmo jogando mal, havia tido grande chance para empatar a partida, o Inter estaria certamente disposto a buscar um empate. Mas levou o 2 a 0 logo aos 3 minutos, num cruzamento de Guilherme em que Sorondo se antecipou a Rômulo, mas marcou contra. Ali, o colorado morreu. Ficava claro que não teria forças, nem ânimo, para buscar uma reação. O que se sucedeu foi um segundo tempo de amplo domínio do Cruzeiro, que só não marcou mais por displicência ou mesmo desinteresse dos cruzeirenses em se desgastar com um jogo praticamente morto. Dos que vi, foram os piores 45 minutos do Internacional no Campeonato Brasileiro.

Para o Inter, o que fica de bom é saber que, mesmo com esta péssima jornada, o time mantém-se a 5 pontos da zona da Libertadores. Pelo menos na matemática a coisa não desandou, apesar de que qualquer chance seja completamente impraticável a esta altura da competição. O problemáatico são as atuações. Nos últimos 4 jogos, 4 más partidas, inclusive na vitória sobre o Fluminense. Também ficou de bom tamanho a derrota pela diferença que foi: era para ter sido um placar mais dilatado. O Cruzeiro, por outro lado, vive grande momento. Em sua perseguição ao Grêmio, segue apenas 2 pontinhos atrás. Mesmo sem Ramires e Wagner, vem tendo grande desempenho, através de nomes como Gérson Magrão, que dão profundidade ao elenco. Deve chegar à Libertadores, e, se domar uma certa irregularidade que marcou seu primeiro turno, será candidato forte ao título também.

Campeonato Brasileiro 2008 - 18ª rodada
7/agosto/2008
CRUZEIRO 2 x INTERNACIONAL 0
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Público: 30.861
Renda: R$ 428.770,00
Golos: Gérson Magrão 3 do 1º; Sorondo (contra) 2 do 2º
Cartão amarelo: Thiago Heleno, Guilherme, Adriano, Índio e Magrão
CRUZEIRO: Fábio (8), Marquinhos Paraná (6), Thiago Heleno (6), Espinoza (6) e Jadílson (6,5); Henrique (5,5), Fabrício (6) (Elicarlos, 23 do 2º - 5,5), Charles (6) (Thiago Martinelli, 41 do 2º - sem nota) e Gérson Magrão (7) (Fernandinho, 28 do 2º - 5,5); Guilherme (7) e Rômulo (4,5). Treinador: Adílson Batista (7)
INTERNACIONAL: Clemer (5), Wellington Monteiro (3,5), Índio (5), Sorondo (4) e Marcão (4) (Ramon, 15 do 2º - 4,5); Edinho (5,5), Guiñazu (5,5), Magrão (4) (Rodrigo Paulista, 15 do 2º - 4,5) e Rosinei (4,5) (Gustavo Nery, 33 do 2º - sem nota); Adriano (4,5) e Nilmar (4,5). Treinador: Tite (3,5)

Foto: Carlos Rhienck/Hoje em Dia/Gazeta Press

Comentários

Pior é que na próxima partida, o Inter vai jogar como nunca jogou no ano, vai fazer 3 a 0 no Figueirense e vão começar tudo de novo: CANDIDATO AO TÍTULO! NINGUÉM NOS SEGURA MAIS! AÍ VAI A MÁQUINA VERMELHA!

Mas tudo bem, a gente continua agüentando e rindo...
Não complementei (sim, vou falar bastante coisa)... Mas não existe nada melhor do que ver a irmã colorada pulando em cima do sofá, puta da cara com o time e gritando "que que esse Wellington Monteiro tá fazendo ali? Não marca nada esse cara!", e desistindo da partida depois que o Nilmar perde o pênalti.

Falando sério agora, todo mundo sabe que o Inter não tem lateral-direito, e não acho que o WM seja a solução ali. Ainda mais com o Marcão do outro lado, aí sim não há avanço dos laterais. Acho um erro dispensar o Ângelo, que acredito que seja o que melhor pode ser trabalhado nessa posição. WM talvez renda se o Gustavo Nery se firmar no outro lado, com um lado avançando mais e o outro ficando mais retido.

Essa é minha opinião.
Vicente Fonseca disse…
Deve haver algo interno que não saibamos sobre a dispensa do Ângelo. Acho que, se dessem maior seqüência, poderia ser ao menos um jogador que não comprometeria pela direita. Para quem insistiu tanto em Ricardo Lopes e paga 90 mil reais a Bustos é muita falta de paciência.
Quanto aos resultados para o Grêmio, existem duas vantagens e uma desvantagem.

A desvantagem, obviamente, é que não disparamos na liderança, o que seria bom. Precisamos ganhar gordura.
As vantagens: primeiro, que os resultados de hoje definiram os três times que, por ora, vão brigar pelo título e que certamente brigarão pelo G-4 até o fim do campeonato (Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro).
O quarto colocado (São Paulo) só volta a brigar pelo título se vencer o Grêmio aqui em Porto Alegre.

A segunda vantagem é que, com essa briga acirrada, o tricolor não vai se acomodar. Vai se preparar mais e mais para seguir com sua regularidade e com a liderança no campeonato.

Pelo menos é o que penso.

Abraço e boa noite.
Anônimo disse…
vou só fazer minhas perspectivas, as piores possíveis, sem grandes justificativas por enquanto:

- gremio nao vence, cruzeiro e palmeiras vencem: zêêro 39, tricolor 38 ou 39, porco 37

- imprensa gaúcha lamenta o fato do gremio não ser o 'campeao' do 1 turno e muda o discurso: "tricolor gaúcho terá que quebrar o TABU que existe desde o início dos pontos corridos: blablabla campeoa 1º turno blablabla campeão brasileiro blablablabla whiskas sache";

- com esse papo de 'time cansado', etc, gremio em crise após perder, com time misto, grenal da sulamericana...

é o parecer.
Anônimo disse…
Eu já sabia.
Anônimo disse…
E a camisa do tite? Parece um cantor de bolero decadente. Ou melhor, se juntou à revolução bolivariana de Hugo Chaves.
Anônimo disse…
Qual foi o golroubado desta vez?...

No mais, só para complementar a previsão do Zeh: Depois de tudo isso e da chegada da "crise", Celso Roth VAIADÍSSIMO antes do jogo contra o Sao Paulo no Olímpico. E 4 x 1 Grêmio =P
Anônimo disse…
com 3 gols do pico.
Anônimo disse…
Não vou comentar a atuação do Inter; só que, como disse, o resultado tem o lado bom. Grêmio está a 9 pontos do 5º colocado. E a 7 pontos de escapar do rebaixamento. No mais, o comentário sobre a camisa do Tite que o Chico fez foi sensacional.