As medidas internas de Fernando Carvalho

Fernando Carvalho faz bem. Primeiro, em avisar que "não sai ninguém". Claro que ficar com jogadores descontentes no grupo não é correto, mas talvez possa estar existindo a constatação de que alguns jogadores possam estar desfocados com relação aos objetivos do clube no Campeonato Brasileiro com possíveis transferências. Esta seria uma blindagem a Alex e Nilmar, ainda que não sejam exatamente dois jogadores que estão ausentes em pensamento: o meia está lesionado, e de sua saída do time decorre boa parte da grave crise técnica pela qual o time está passando; o atacante, mesmo que tenha dado a entender que queria ir para o Zaragoza quando da primeira proposta, faz simplesmente todos os golos do time de um mês para cá.

Em segundo lugar, o ex-presidente faz bem em administrar a questão internamente. Mesmo que repórteres cumpram sua obrigação de perguntar sobre uma possível punição à indisciplina de Wellington Monteiro, Carvalho não cairia em tão velha armadilha. Disse que há uma hierarquia e ressaltou a questão da economia interna, desconversando e, ao mesmo tempo, dando a entender que no mínimo uma advertência deva ocorrer, pois houve descumprimento de regras internas.

Por fim, não surpreende sua defesa a Tite. Mesmo que haja pressão sobre o treinador, a volta de Fernando Carvalho representa justamente este apoio ao trabalho do técnico.

A ala-direita no Maracanã
Houve uma cogitação de que a saída de Paulo Sérgio, suspenso pelo terceiro amarelo, representaria a improvisação de Anderson Pico na lateral-direita para o jogo contra o Flamengo. Não penso que seja a melhor solução, pois implicaria duas mudanças na escalação habitual: Pico na direita e Hélder na esquerda. Mesmo que o time seja sólido e entrosado, se pudesse haver apenas uma alteração na formação seria melhor.

E os treinos desta terça confirmaram justamente isto: Celso Roth colocou Souza no lugar habitualmente ocupado por Paulo Sérgio, com Anderson Pico mantido na ala canhota. Pode estar surgindo um lugar para Souza no time. Roth parece com o claro intento de colocá-lo assim que surgir uma brecha. Talvez seja a hora.

Comentários

Anônimo disse…
Souza terá que render o mesmo que o Paulo Sérgio. Não é tarefa fácil com o que vêm jogando TODOS os jogadores do Grêmio.