Segue o jogo

Evito falar de arbitragem, mas há um assunto em pauta que merece destaque nesta área. Quarta-feira houve a atuação tão comentada de Leandro Vuaden, que deixou entre Palmeiras x Fluminense correr, sem dar qualquer faltinha em contato físico, fazendo do futebol um jogo realmente viril. O que passar de virilidade a irregularidade, maldade ou violência, marca-se a falta, inclusive com cartão, se necessário. Vuaden já fez isso em outros tempos no Gauchão, mas há tempos não repetia uma atuação como a de quarta. Hoje zapeei pelos jogos das 18:10, trocando de canal sempre que havia alguma paralisação. Com cerca de 20 minutos do primeiro tempo, notei que a partida entre São Paulo x Botafogo é a que mais chamava minha atenção pela velocidade e fluidez das ações. O árbitro? Vuaden novamente, percebi dali a uns 15 minutos. Tenho sempre medo de elogiar árbitros, mesmo que mereçam, pois muitos viram verdadeiros pavões vaidosos e esquecem do apito, como Carlos Simon. Mas Vuaden merece elogios, e espero que não se deslumbre com eles. Parece ter sido uma orientação da CBF e sua comissão de arbitragem de implantar na arbitragem do Campeonato Brasileiro um estilo semelhante ao dos juízes da Conmebol e da UEFA. Ou seja, em todo lugar do mundo com futebol civilizado, à exceção do Brasil. Se for assim, a CBF merece elogios também. Seria o fim do cai-cai que Valdívia, Thiago Neves, Nilmar, Dagoberto e outros tantos praticam toda santa semana nos nossos gramados, truncando partidas tanto quanto qualquer volante de contenção. Já notei alguns jogos mais corridos nesta rodada, e espero sinceramente que este tipo de orientação perdure. Não é proibindo carrinho que teremos um futebol mais vistoso ou emocionante.

Comentários

Ponso disse…
"Em época de Olimpíada, o mais cotado é o CHINESINHO. O GARRAFA perdeu espaço com a Lei Seca."

M
E
S
T
R
E

Essa segunda-feira tá com cara de Índio Riacho Molhado.
Anônimo disse…
Cara, ontem até os jogadores do Botafogo elogiaram o Vuaden. Só discordo de ti, Vicente, quando fala dos cai-cais. O que mais trunca jogo são os defensores e meio-campistas que quando acuados se atiram já pegando a bola com a mão.

O problema dos atacantes é de tentar cavar pênalti ou falta perigosa, já é outra modalidade.
luís felipe disse…
se o Roger ainda jogasse por aqui, seria citado no penúltimo parágrafo.

ontem, o Rodrigo Cintra no primeiro tempo tentou deixar o jogo correr. No segundo, não o fez. Em ambos os tempos ele errou demais.

Não é apenas deixar o jogo correr, a questão, mas sim não marcar as faltas forçadas.
Anônimo disse…
Sugiro Radamés para o lugar do Roger no Grêmio.
Anônimo disse…
Eu jurava que tinha feito as apostas do bolão no fim de semana...

Pois não fiz.

Mas não há de ser nada. Estou me poupando para a ATROPELADA no segundo turno \m/

P.S.: Fonseca MESTRE ABSOLUTO. Sem mais.
Vicente Fonseca disse…
Prestes, é verdade. Ontem, o glorioso ALEX CAZUMBA, do São Paulo, se atirou já pegando a bola. Vuaden deu mão. Mas me dá mais raiva daqueles que têm qualidade, como os quatro que eu citei. O Nunes e o Maycon, quando acuados, têm mais é que se atirar mesmo, porque dali a gente sabe que não sairá nada.

Luís, em outros tempos eu colocaria o Luís Mário, outro que vivia deitado.

Natusch, uma rodada sem apostar é queda vertiginosa na certa. Te sugiro marcar os palpites padrão, que aí qualquer esquecida fica ao menos parcialmente compensada.

Obrigado pelos elogios.