Dois lanternas, duas derrotas

O capitão Kléber e suas trancinhas

Tudo ainda está muito embolado, é verdade. Reforços muito qualificados estão chegando. Mas o Internacional (9º, 22) não poderia, de forma alguma, desperdiçar os pontos que acabou perdendo hoje à noite no Beira-Rio. A equipe de Tite tinha seu maior trunfo neste campeonato justamente o alto aproveitamento em casa, mas sucumbiu diante de um humilde Santos (16º, 17), que comemorou como nunca esta vitória fora de casa e a saída da zona de rebaixamento. Vai se recuperando aos pouquinhos o time de Cuca, que tem ferramenta para sair desta inhaca.

Maykon Leite infernizou na frente, Fabiano Eller espanou tudo atrás. É o que sei de uma noite que começou com festa para D'Alessandro e Daniel Carvalho, e terminou sob vaias dos 22 mil presentes. O Inter pode até se recuperar no segundo turno, mas já está 8 pontos atrás do Cruzeiro, 6 atrás de Flamengo e Palmeiras e 5 a menos que o São Paulo. Caso o Grêmio vença no Couto Pereira, pode abrir até 10 pontos do colorado, situação que dificilmente poderia ser revertida, ainda mais que o turno já está acabando. Também nesta quinta, o time pode cair para a 10ª posição, podendo ser ultrapassado pelo Sport (9º, 21), que receberá o Ipatinga (20º, 13).

É uma quarta-feira de saldo muito ruim. O time desfalcado é uma possível explicação para o mau resultado, mas fazer 0 ponto contra dois dos piores times da tabela não se explica. Lamenta-se, tão-somente. Foi uma semana que pode custar caro ao time no fim do campeonato.

Belo Horizonte: vitória mais que esperada e tranqüila do Cruzeiro (1º, 30), que assume a liderança provisória com os 4 a 2 sobre o decadente Náutico (13º, 18), que já entra no limbo. O jogo contra o Flamengo no Maracanã, domingo, será uma prova de que os mineiros retomaram a boa fase inicial. 19 mil pessoas no Mineirão.

Salvador: grande virada do Vitória (2º, 29) para cima do Atlético-PR (15º, 17). Os paranaenses saíram à frente com um golo olímpico de Nei, ainda no primeiro tempo. Os baianos empataram com muita pressão no segundo. Ramon, no finzinho, furou o bloqueio atleticano com um belo arremate, que fez a alegria dos 13 mil que foram ao Barradão.

Florianópolis: o Figueirense (11º, 21) sustentava uma bela vitória diante do São Paulo (6º, 27) no Scarpelli, golo de Tadeu. Mas Hugo acertou um tirambaço de fora da área nos minutos finais.

Rio de Janeiro: com dois golos de Túlio, ambos com Harlei adiantadíssimo, o Botafogo (8º, 23) fez 2 a 0 no Goiás (17º, 17), sobe na tabela e deixa os alviverdes na zona de rebaixamento. Sob o comando de Ney Franco, vem vivendo um momento de afirmação e estabilidade. 16 mil no Engenhão.

São Paulo: virada da Portuguesa (12º, 19) para cima do Fluminense (19º, 13), que não sai de jeito nenhum da zona de baixo. Os 3 a 1, com direito a golaço de Jonas, deixa a Lusa na faixa de classificação à Copa Sul-Americana. Washington foi expulso pelo tricolor carioca e não enfrentará o Internacional sábado. Menos de 3 mil foram ao Canindé.

Foto: Lucas Uebel/Vipcomm

Comentários

Anônimo disse…
NOTÍCIA: o Vaticano irá iniciar processo de canonização do inter devido aos milagres de ressuscitar dois mortos em menos de uma semana.
Agora caem por terra os 10 pontos em 12. E os próximos dois jogos são pedreira para o Colorado.

Vou dar meu palpite: vão largar a briga pelo título e tentar Libertadores. Se os resultados forem negativos ainda, quase certo que vão se dedicar em conquistar a Sula. Isso pode ser bom ou ruim para nós, dependendo do ponto de vista de como soubermos aproveitar isso nos Gre-Nais.

Mas enfim, é um palpite.
Anônimo disse…
Fernando Carvalho deu o recado: "chega de ser time caseiro". Os jogadores atenderam.
Anônimo disse…
Só falta o inter ressuscitar a Derci Gonçalves e o Costinha.

D'Alesantos!
Vicente Fonseca disse…
A situação complica devido às duas pedreiras, mas vejo que o Inter brigará por Libertadores. A não ser que 2007 se repita. Reforços vêm aí, mas o ideal é que entrassem num time que já está bem, e não irregular, como este. Porém, são inúmeros os casos em que times bons iniciam de forma mediana mas se recuperam no segundo turno. O próprio Inter, em 2005, foi assim.
Felipe disse…
Ontem foi horrivel, de chorar. Tem que melhorar muito! Os três guris foram muito mal, Taison não tem jogado nada. Tite ainda não conseguiu acertar ataque. Só Indio, Clemer e Guiñazu se salvaram. O jogador do Santos dominou a bola com a mão no gol contra do Dani Moraes e o Santos não merecia ganhar. Mas o Inter mereceu perder.
Ah, não sei se é certo jogar a culpa nesses guris, que possuem bom futuro, acho eu.

Do meio-campo do Inter, só Edinho e Guiñazu estavam com seqüência de jogos. Tudo bem, o Andrezinho jogou contra o SPFW, mas ali tava o Nilmar e o Alex, com quem ele já tinha jogado mais vezes. Quantas vezes o Andrezinho jogou com Walter e Guto na frente?

Beltrami, como sempre, tava uma maravilha: sonegou um pênalti pro Inter e os bandeirinhas ainda marcaram dois impedimentos do Santos de forma errônea.
O lance de mão é passível de discussão, na minha opinião.

No mais, mantenho o palpite: não briga por título, a não ser que os reforços façam miséria. Briga por Libertadores se fizer um bom segundo turno. Mas é aquela coisa: perderam seis pontos que já estavam computados e aumentaram o ceticismo de jornalistas e torcedores.
Vicente Fonseca disse…
Eu não vi o jogo, mas imagino que o problema não tenha sido os guris, em específico, e sim todos atuando juntos. Alex e Nilmar são os dois melhores jogadores do Inter. Saindo juntos, fazem muita falta. Ouvi que o Taison não chegou a jogar mal. Alguém que viu confirma?

Dizem que o Tite resolveu apostar no entrosamento da época de juniores colocando os três no ataque. O problema é que se ele coloca o Adriano reclamam que ele não aposta na gurizada. Sinuca de bico.

Fred, eu também acho que o título tá ficando complicado, a não ser que o returno seja FANTÁSTICO. A média de aproveitamento do campeão hoje (pegando os 64,4% do Grêmio) seria 73 pontos, ou seja: mais 51 em 66 a serem disputados. Mas Libertadores é possível, desde que melhore bastante.
luís felipe disse…
só um comentário:

TAISON

NÃO

É

ATACANTE.

eu insisto nesse comentário desde que ele deu aquela enganada em cima do Paulo Sérgio contra o Grêmio. Desde então têm sido escalado numa posição na qual NUNCA jogou. Ele é meio campista, terceiro homem. Nunca foi finalizador na vida.
Vicente Fonseca disse…
Acréscimo importante e elucidativo, porque eu só vi o Taison jogando como um segundo atacante até agora, ora revezando com o Alex na quarta função. Se é terceiro, até agora não jogou em sua posição de origem no time principal.
luís felipe disse…
até quando o Tite escalou o Andrezinho ontem eu achei que ele inverteria, finalmente, as posições dos dois. Com o Taison mais atrás e o André mais próximo dos atacantes.

O Taison, só para elucidar, jogou o campeonato brasileiro sub-20 no ano passado com Tales, Éderson e Guto na sua frente.
Anônimo disse…
O Taison não chegou a jogar mal ontem. Ele não jogou nada, pra jogar mal tem que jogar alguma coisa. Mas a culpa da derrota não foi dele, o time todo jogou mal, exceto pelo 3 que eu citei. E ele vêm jogando de 4o homem do meio campo sempre, o Alex é que vinha fazendo o papel de segundo atacante, que ontem (não) foi exercido pelo Guto. Ainda sobre o Taison, ele chegou a enganar nos primeiros jogos pelos dribles e pela correria, mas não sabe chutar a gol e não acerta um passe! Precisa treinar fundamentos se quiser se tornar um grande jogador. Pode vir a ser, mas por enquanto tá longe.
Anônimo disse…
"E quanto ao Colorado, algumas constatações:
- Tite arrumou o time.
- Agora é Taison e mais 10."
É, o mundo é uma bola que gira, gira e gira...e o gol contra o Goiás foi irregular.
Marcelo disse…
Sábado o Inter joga contra o Fluminense na zona do rebaixamento e possível lanterna (se o Ipatinga empatar hoje).
Seria o terceiro jogo na sequencia dos colorados contra candidatos ao rebaixamento... é bom eles começarem a vencer, pois o Goiás está apenas 5 pontos atrás!
huahuahuahuahuahua