De quem, então?

Grama alta, estádio vazio, cara feia

Aos 44 minutos do segundo tempo, o lateral Leandro Salino subiu livre pela ponta esquerda e fez o cruzamento para a área do Internacional. Luís Fernando, ao tentar concluir, deu de canela na bola, direto pela linha de fundo. Esta jogada define bem o que era o adversário colorado de hoje à tardinha no leste mineiro. Pois o Inter conseguiu perder para este frágil rival, que além de lanterna do Campeonato Brasileiro, era também o time de pior desempenho como mandante.

No primeiro tempo, a sonolência colorada foi quase constrangedora. Com Alex sumido, defesa e ataque ficaram apartados. O camisa 10 colorado ainda saiu, lesionado, no finzinho do primeiro tempo - deve parar por 10 dias. Guiñazu, voluntarioso como sempre, e Nilmar, agudo e liso como sempre, foram os melhores de um time visivelmente pouco motivado após ter vencido o São Paulo, um grande desafio superado. O Ipatinga era quase como um jogo de Gauchão em meio a uma disputa de Libertadores. Tite não convenceu os atletas de que a partida valia os mesmos 3 pontos da quarta-feira.

O Ipatinga tentou esboçar uma pressão no início, mas parou nas suas limitações. O jogo ficou aberto nos primeiros 15 minutos, após uma reação colorada, mas ficou sonolento daí em diante. O time mineiro até tocava a bola, tentava atacar em tabelas, mas a verdade é que não chegava a lugar algum. Normalmente, a bola parava nos pés de Augusto Recife, que se desfazia dela chutando do meio da rua para longe.

A saída de Alex para a entrada de Andrezinho só pôde ter seus reflexos vistos no segundo tempo. Entrou até bem, longe de ter uma boa atuação, mas foi mais participativo. O time criou um pouco mais, esteve perto do golo, mas sempre jogando mal, a pior atuação disparada que vi da Era Tite até agora. Era uma relação curiosa: o Inter só não perdia porque era o Ipatinga que estava do outro lado, mas só jogava mal assim porque era o Ipatinga que estava do outro lado.

Quando o jogo se encaminhava para o empate sem golos, veio o castigo, materializado no arremate de Beto, aos 32 minutos do segundo tempo. O Ipatinga não jogou bem, até menos do que pode; aposto que nos 4 a 1 sobre a Portuguesa fez melhor partida que hoje. O que decepcionou foi a postura colorada. O gramado é ruim? Sim, é horrível. Mas será que justifica a omissão de Alex? Os erros de passe freqüentes de Magrão? As jogadas bisonhas de Marcão? As reposições perigosamente equivocadas de Clemer? Certamente não. O que faltou foi postura de time grande e postulante ao título, que sobra no Beira-Rio, onde o colorado tem patrolado quem ousa visitá-lo. Terá de melhorar, e rápido, os resultados fora de Porto Alegre. Uma fase tão positiva, que ainda conta com a enorme expectativa da chegada de reforços de peso, não poderia ser interrompida ou posta em xeque por uma derrota como essa, contra uma equipe muito fraca e que certamente estará entre as rebaixadas ao final do Brasileiro. Estes 3 pontos jogados no lixo hoje podem fazer muita falta lá em dezembro.

Campeonato Brasileiro 2008 - 15ª rodada
26/julho/2008
IPATINGA 1 x INTERNACIONAL 0
Local: Ipatingão, Ipatinga (MG)
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Público: 3.139
Renda: R$ 32.310,00
Golo: Beto 32 do 2º
Cartão amarelo: Leandro Salino e Taison
IPATINGA: Fred (6,5), Leandro Salino (5,5), Tiago Vieira (5,5), Léo Oliveira (5) e Beto (6) (Sandro, 48 do 2º - sem nota); Augusto Recife (4,5), Xaves (5,5), Léo Silva (5,5) (Luís Fernando, 26 do 2º - 5,5) e Rodriguinho (5,5); Adeílson (5) e Marinho (5) (Henrique, 41 do 2º - sem nota). Treinador: Ricardo Drubscky (5,5)
INTERNACIONAL: Clemer (4,5), Ângelo (4,5), Orozco (5), Danny Morais (5) e Marcão (4); Edinho (5) (Maycon, 18 do 2º - 5), Guiñazu (5,5), Magrão (4) (Guto, 34 do 2º - sem nota) e Alex (4,5) (Andrezinho, 41 do 2º - 5); Taison (4,5) e Nilmar (6). Treinador: Tite (4)
Foto: Sérgio Roberto/Futura Press

Comentários

Um time que preza um título como o Campeonato Brasileiro não pode justificar uma derrota devido ao cansaço de viagens, ao gramado ruim ou às dimensões maiores que o normal de um estádio como o Ipatingão, me desculpem.
Isso aí é demais!

E voltam as entrevistas produtoras de pérolas do Piffero...
Anônimo disse…
Simplesmente irreconhecível esse time do Inter que jogou hoje. Definitivamente a pior atuação do ano, e não digo isso porque perdeu do lanterna do brasileirão, mas porque jogou mal pra diabo mesmo obtendo uma derrota. E chega dessas desculpas furadas. O time pode muito mais. Não sei como é que não ganha fora de casa nem do lanterna do campeonato. Vai ganhar de quem então? Pra voltar à Libertadores tem que saber ganhar fora do Beira-Rio, senão não vai longe não.
Anônimo disse…
Fiasco! Haahahahahhaha.

Agora nós vimos quem calçou o salto alto. Abraço, Levin.
Anônimo disse…
Pra ganhar do poderoso Ipatinga tem que contratar dálessandro e outros medalhões.
Anônimo disse…
As ovelhinhas de tite devoradas pelo tigre minero.
Anônimo disse…
Triste foi um colorado me dizer na sexta feira, via MSN, que ganhar do Figueirense era "fácil", porque era um time "muito ruim". Como todos pudemos constatar no dia seguinte a essa pérola de sabedoria, o Ipatinga é de fato MUITO MAIS DIFÍCIL de vencer...

E a substituição do Tite merece uma medalha de latão pela honra ao mérito tricolor. O time já estava mal, e o homem simplesmente ANIQUILOU qualquer chance de reação ao tirar o jogador mais efetivo do time e trocá-lo por um completo nó-cego. No mais, esse filme de vencer-em-casa-e-se-dar-mal-fora eu já vi, e lembro bem de como termina...