O duelo de Engenho de Dentro

A terça é de rodada pela Série B. Criciúma x São Caetano, Vila Nova x CRB e Marília x Paraná. Mas os holofotes estarão todos acesos e direcionados para o Engenhão, que receberá sua primeira decisão de grande porte da sua vida esta noite, quando Botafogo e Corinthians começam a decidir quem vai à final da Copa do Brasil.


Muitos apressam-se em apontar a equipe de Cuca como a favorita para este duelo, e para o torneio, agora que restam quatro equipes. É uma tendência natural de quem vive e gosta de futebol apontar quem é o favorito, faz parte da natureza palpiteira que todos nós temos, torcedores ou jornalistas. Neste caso, porém, abstenho-me de qualquer prognóstico. Até porque tenho sempre a tendência a discordar destas mesmas pessoas que estão apontando o Fogão como a equipe mais tem chances. São aqueles mesmos que achavam o time de 2007 maravilhoso, que tinha um futebol encantador, que amaram a idéia de Cuca abolir a concentração, etc. Em última análise, são aqueles que têm incrustados em si o chamado "ranço pauli-carioca", como define o Gustavo Faraon.


Mas não é por uma questão ideológica que discordo destes e de outros tantos, que não necessariamente pensam como os que citei, que acham o Botafogo favorito. Os quatro times que sobraram são todos muito parecidos. Talvez o time de Cuca tenha mesmo uma leve superioridade em termos de qualidade, mas tão tênue que não chega a fazer grande diferença. Ainda mais num torneio como a Copa do Brasil.


Para o jogo de hoje, é enganoso pensar que os cariocas terão vantagem. Além de ter mais tradição na Copa do Brasil, o Corinthians, muito embora esteja na Série B, tem time de Primeira Divisão. Não será jogo fácil, pelo menos em tese. Qualquer resultado que represente grande diferença de golos será surpreendente. Teremos talvez as semifinais e finais mais equilibradas da Copa do Brasil dos últimos tempos.

Comentários

Unknown disse…
a mística da camiseta impedirá o botafogo de ser campeão, apesar do (leve) favoritismo que tanto andam propalando.

o corinthians tb tem poucas chances, já que a mística do MANO- não quero /não posso/não consigo ter nenhum título de expressão- MENEZES também é forte...

provavelmente o vasco vai ser campeão, com algum pênalti duvidoso cobrado 7 vezes pelo edmundo...
Anônimo disse…
Sport campeão é a idéia que mais me agrada, dentro da minha filosoia de sempre torcer pelo clube menor. Mas Botafogo tb serve, já que corinthians e eurico não podem ganhar NADA nunca.
Terminei de ver o jogo do Engenhão, e digo com todas as letras: Mano Menezes é muito bom técnico, mas quando recua o time ou o deixa muito defensivo, pelamor...

Tava com o jogo na mão, até o pênalti bobo do Carlos Alberto. Aí fez o que fazia aqui: tirou um jogador mais jovem, colocou um zagueiro e tomou o gol.
Bem que ele poderia começar a arriscar um pouco mais...