Gordito imortal

Foi a maior surpresa da Libertadores, sem dúvida. O maior fiasco também. Mais uma prova de que a combinação entre um time que acredita sempre que é possível com outro que desdenha e senta nos louros do oba-oba pode render história.

Sim, o Flamengo está fora da Libertadores. Para alguns, isso parece menos grave que perder a Taça Guanabara. Talvez tenha achado que o América do México é o América do Rio sem grife (nada é mais charmoso que o Ameriquinha do Tim Maia). Aí viram aquele centroavante gordinho aclamado como maior esperança daquele time amarelo e certamente pensaram que a noite seria uma festa de despedida de Joel Santana. O jogo, válido pelas oitavas da Libertadores, uma mera formalidade.

Claro, ninguém esperava que o América eliminasse o Flamengo após os 4 a 2 da semana passada. Ninguém venha dar uma de profeta do acontecido. Mas os únicos que realmente precisavam pensar de outra maneira, precisavam respeitar e saber que as chances de classificação mexicana (embora minguadas) existiam, eram Joel e sua trupe. As expressões faciais dos jogadores cariocas após o terceiro golo deixavam bem claro que ninguém sequer cogitou esta hipótese. As entrevistas pós-jogo, ainda no gramado, confirmaram o que digo. 51 mil flamenguistas deixavam o Maracanã atônito. Aliás, diga-se: excepcional o comportamento da torcida, que mesmo com uma atuação patética e a eliminação iminente, sempre apoiou o time.

O Flamengo pode tomar isso tudo como uma lição e crescer com este episódio lamentável de sua gloriosa história. Ou então, continuar priorizando o Campeonato Carioca e achar que este time, que é "imbatível no Maracanã" (palavras do próprio Joel antes da Libertadores), foi eliminado por injustiça e azar, já que levou dois golos de um gordinho "sem ginga" em chutes que desviaram na zaga. Caio Júnior terá trabalho para recuperar este bom time de um trauma difícil de engolir. E o ufanismo que tomou conta de parte da imprensa nacional, de que todos os brasileiros passariam de fase, cai por terra, mais uma vez.

Morumbi
O São Paulo não fez uma boa partida para seus 42 mil torcedores, mas o suficiente para fazer 2 a 0 e eliminar o Nacional. O jogo foi bastante equilibrado no primeiro tempo, e o detalhe partiu da maior qualidade individual dos brasileiros, que marcaram com Adriano, em ótima fase. O lance que acabou com qualquer chance de reação dos uruguaios foi a estúpida expulsão de Caballero logo a 1 minuto do segundo tempo, após entrada violenta e desprovida de sentido sobre Richarlyson no meio-campo. O tricolor paulista jogou para o gasto com um homem a mais, fazendo uma partida burocrática. Dagoberto só acabou com o drama aos 45, marcando o segundo. São Paulo x Fluminense é a briga das quartas, primeiro em São Paulo, depois no Rio de Janeiro.

Copa do Brasil
Goleada de virada do Vasco para cima do Corinthians-AL, 5 a 1 no São Januário. A simples entrada de Leandro Amaral no ataque já parece ter sido um indicativo de melhoria no time cruz-maltino, que vai com tranqüilidade a Maceió. Passando, pegará Internacional ou Sport.

Hoje
O Santos vai à Colômbia com boas chances de voltar com a vaga para as quartas, onde pegará o América-MEX, assim como em 2007. Mas o grande jogo da noite é mesmo River Plate x San Lorenzo, em Buenos Aires. O 2 a 1 da ida dá vantagem do empate ao Ciclón.

Foto: AFP

Comentários

Anônimo disse…
O Flamengo teve uma lição ontem sobre Libertadores. E o Caio Junior é um pé frio do caramba!
Anônimo disse…
Enquanto isso, na contagem regressiva para os 100 mil sócios, o Inter já contabiliza 74 mil e é o nono no mundo.
Ponso disse…
Eu tenho um cunhado flamenguista. Não onsigo expressar em palavras minha satisfação nesta bela tarde de outono.
Anônimo disse…
Não concordo com a idéia de que priorizar o Carioca tenha feito mal ao Flamengo ontem, parece-me oportunismo dizer isso. Mesmo entre as duas finais, o Flamengo foi até o México e meteu 4, jogando muito. O resultado de ontem não passou por isso. Houve salto alto, precisava levar 3 em casa, era a despedida do Joel, havia a ressaca do título. Isso que atrapalhou, e não priorizar o carioca. Fiasco horrível, inesquecível, mas acho que não maior do que o do Botafogo ano passado, que levou 3 gols do River com um jogador a mais.
Anônimo disse…
Ademais, apostei sozinho no América neste blog, creio que deve estar pagando 50 por 1.
Vicente Fonseca disse…
Não acho que o Flamengo perdeu ontem porque priorizou o Carioca, de forma direto. Creio mais em salto-alto. Mas não se trata de oportunismo porque já vinha falando há alguns dias que time que prioriza o Carioca não leva a Libertadores. É um sintoma de que o maior torneio das Américas não estava sendo tratado da forma devida na Gávea (o que gerou, entre outras coisas, o oba-oba de ontem).
Anônimo disse…
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2008/interna/0,,OI2873794-EI11421,00-Portuguesa+fecha+com+meia+revelado+pelo+Corinthians.html

No Grêmio?
Vicente Fonseca disse…
Não sei quando. Talvez em categorias de base...
Anônimo disse…
gurizada, essa derrota é a cara do Joel, do Framengo e do Rio. não vi o jogo, mas vendo as imagens da festa que fizeram ANTES do jogo, ficou tão natural...
Anônimo disse…
essa derrota é tão certeira quanto Rio com surto de dengue, bala perdida, traveco no calçadão e chope com bolinho de bacalhau.
Anônimo disse…
E o pior é que tenho CERTEZA ABSOLUTA que o futebol carioca não vai tirar LIÇÃO NENHUMA disso...

Azar deles.

P.S.: CFR Cluj é campeão romeno pela primeira vez em 101 anos de história. Leia mais hoje, no Bola Romena.
Estou esperando o zeh entrar aqui e gritar o seu clássico bordão depois do comunicado de Juan Laporta hoje à tarde.
Anônimo disse…
Putz, o Flamengo me racha a cara. Retiro tudo o que disse sobre os cariocas, são uns bagassero, e NUNCA MAIS vão ganhar Libertadores. Que se foda se o Flu me calar a boca. Não há palavras pra façanha do Flamengo.
Unknown disse…
hahahahaha... tava fora do mundo agora de tarde, mas fui em busca da notícia.
pessoal fez um acordo, né: o presidente do barça entrou com o pé, o holandês entrou com a bunda.

a pedidos, portanto, só me resta dizer (a la ZORRA TOTAL):

CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA, RIJKAAARD!!

nota de esclarecimento:
a partir de agora, pretendo chamar RIJKAARD todos os técnicos daquilo que o pessoal da catalunha chama de TIME DO BARCELONA.
Vicente Fonseca disse…
Digo em nome de toda a família Carta na Manga que já estávamos apreensivos pelo teu silêncio em relação a esta notícia. Pensamos que o pior tivesse acontecido. Laporta seja louvado.
Unknown disse…
agradeço a preocupação. asjkfgasdf

e digo mais: NÃO ADIANTARÁ trocar de técnico. poderão até fazer boas campanhas, montar bons times, mas no banco será haverá um RIJKAARD pra escalar o puyol e o beletti... asdyhoiglaskdfbgaslkdhgas dlkhgsal gkjasduwre tyork etywpt
Vicente Fonseca disse…
Destarte, Guardiola já entra amaldiçoado.
Unknown disse…
é a conhecida MALDIÇÃO DO GABIRU.
Anônimo disse…
"Zico parô, Zico parô e o flamerda acabou"!

O flavesti comemorou título carioca na São Carlos.