Final para inglês ver

Foi dramático, mas coerente. O Manchester United, pelo que jogou hoje e durante a temporada, tinha mesmo desempenho que justificasse chegar à final da Liga dos Campeões. Faltava confirmar em campo, vencendo o decadente, mas sempre perigoso, Barcelona em Old Trafford. A vitória veio, junto com uma supremacia na maioria do tempo.

Antes do golaço de Scholes, aos 13 minutos, o Barcelona era melhor. Os catalães tocavam a bola com a qualidade e paciência habituais, esperando um espacinho para marcar o golo que os daria uma grande vantagem. Mas numa dessas trocas de passe os ingleses roubaram a bola, Cristiano Ronaldo tentou passe, Zambrotta cortou errado e deu a Scholes, com a frente limpa, para marcar num tirambaço de fora da área.

Houve, então, um predomínio absoluto dos donos da casa. A equipe espanhola sentiu o golo sofrido e foi encurrulada. As chances do Manchester vinham principalmente pelas pontas, onde Park e Nani tiveram boa atuação. Tevez, um pouco atrás de Cristiano Ronaldo, era pura movimentação e raça. Jogou com uma gana que faltou ao camaronês Eto'o, esperança de golos do adversário.

Ocorreu, porém, um flagrante crescimento do Barcelona nos 10 minutos finais do primeiro tempo, ligado intimamente a uma maior participação de Deco. Através de tabelas com Messi e infiltrações por dentro da defesa inglesa, o português foi o maestro da reação da equipe da Catalunha. O intervalo, porém, interrompeu tudo.

Frank Rijkaard insistiu com os apagados Iniesta e Eto'o, demorando a mexer no time. Henry e Bojan esperavam uma chance no banco de reservas, e assistiram a uma atuação bagunçada, que resume o ano do Barcelona de forma perfeita. O Manchester United se postou como tem gostado Sir Ferguson: todo atrás, esperando um contra-ataque que pelasse de vez a coruja.

As substituições óbvias citadas acima ocorreram aos 15 e 26 do segundo tempo, mas não mudaram o panorama da partida. O Barcelona lutou bastante e valorizou a classificação do Manchester United, mas neste momento é uma equipe inferior. Apesar de fazer um enfrentamento brigado, foi incompetente na parte ofensiva. Hoje, enquanto Messi driblava e lutava com os adversários, Eto'o ficava cochilando de babar no travesseiro.

E assim o Manchester United chega à sua terceira final de Liga dos Campeões na história. As outras duas, em 1968 e 1999, resultaram em títulos. Como amanhã Chelsea x Liverpool decidem o outro finalista, o campeão desta Liga já é inglês. Se Ferdinand continuar com suas excelentes atuações, Tevez e Cristiano Ronaldo seguirem jogando a bola que jogam, além da vitalidade de nomes como Scholes e Hargreaves, os red devils chegarão a Moscou com boas perspectivas de levantarem o tricampeonato.

Em tempo:
- Começam hoje as oitavas da Libertadores, com Lanús x Atlas e LDU x Estudiantes.

Liga dos Campeões da UEFA 2007/08 - Semifinais - Jogo de volta
29/abril/2008
MANCHESTER UNITED 1 x BARCELONA 0
Local: Old Trafford, Manchester (ING)
Árbitro: Herbert Fandel (ALE)
Público: 75.061
Golo: Scholes 13 do 1º
Cartão amarelo: Carrick, Cristiano Ronaldo, Zambrotta, Deco e Yaya Touré
MANCHESTER UNITED: Van der Sar (5,5), Hargreaves (6), Ferdinand (7), Brown (6) e Evra (5,5) (Silvestre, 47 do 2º - sem nota); Carrick (5,5), Scholes (7) (Fletcher, 31 do 2º - 5), Nani (6,5) (Giggs, 31 do 2º - 5,5), Tevez (6,5) e Park (6); Cristiano Ronaldo (6). Treinador: Alex Ferguson (7)
BARCELONA: Valdés (6), Zambrotta (3,5), Puyol (5,5), Gabriel Milito (6) e Abidal (5); Yaya Touré (5,5) (Gudjohnsen, 43 do 2º - sem nota), Xavi (4,5), Deco (5,5) e Iniesta (4,5) (Henry, 15 do 2º - 4,5); Messi (6,5) e Eto'o (4) (Bojan, 26 do 2º - 5). Treinador: Frank Rijkaard (4)

Foto: AP

Comentários

Anônimo disse…
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

CHUPA, RIJKAARD!!!
Vicente Fonseca disse…
Diante daquela pressão catalã, só o que pude imaginar era Zeh Nascimento roendo a carne das unhas de tanto secar. Vejo que estava certo.
Anônimo disse…
ja que a final e inglesa, nao exista a chance de levarem o jogo para londres? seria parece justo, embora provavelmente impossivel.
Vicente Fonseca disse…
Não, meu caro amigo Franke. Sugiro que já compres uma passagem para Moscou se quiseres comparecer à finalíssima.

Também acho que seria justo, não mais justo, porém, que se a seleção brasileira realizasse seus amistosos no Brasil e não nos Estados Unidos ou na Europa.
Lique disse…
como disse o comentarista do espn, "o tevez parecia ALUCINADO" de tanto marcar na saída de bola. um louco. parabéns ao manure.
Anônimo disse…
minha pergunta nao teve motivacao pessoal, somente uma certo respeito pelos torcedores ingleses, que todavia nao terao, provavelmente, muito problema em viajar ate a russia. ou a motivacao foi justamente essa coisa do brasil fazer amistosos longe de casa. ja nao basta os bons jogadores serem comprados nao aproveitados la fora, levam aindo as peladas oficiais da varzea nacional.
Vicente Fonseca disse…
Essa tua última frase, além de genial, exprime toda a minha revolta com essa palhaçada. Ok, também tenho meus momentos DATENA. Abraço, doutor!