Reunião de condomínio

Mesmo que o tricolor tenha jogado ontem e as fases decisivas dos torneios que atualmente disputa só começam no sábado, esta quinta-feira será decisiva para o futuro do clube. Uma das mais importantes reuniões da história de seu Conselho Deliberativo.


Hoje, os conselheiros (espero que compareçam quase que em sua totalidade) definem onde e por quem será construído o novo estádio do clube, que deverá ser sua casa pelas próximas cinco ou seis décadas. Primeiramente, a construtora Odebrecht propunha um projeto que prevê a construção no bairro Humaitá, enquanto o consórcio português TBZ-OAS queria erguer o estádio na Azenha, no local atual do Olímpico. Vendo que as chances de realização da arena na Azenha eram minguadas, os portugueses apresentaram um segundo projeto ao Grêmio, também no Humaitá. E esta proposta é a favorita a ser escolhida. Desconheço as inúmeras minúcias que envolvem um projeto deste porte, mas parece, pelas informações que disponho, ser mesmo o mais adequado.

Esta proposta tem algumas vantagens claras. A primeira é financeira. O Grêmio terá direito a 65% das receitas obtidas pelo estádio nos primeiros 20 anos de construção. A TBZ-OAS receberá 35%, mais as receitas geradas pelo complexo comercial que será construído conjuntamente, e lucros futuros sobre o centro comercial que deve ser construído na área que abriga o Olímpico, após a demolição do atual estádio gremista. A Odebrecht propõe divisão em 50% dos lucros para cada um nos primeiros 20 anos do novo estádio, e ainda obrigaria o Grêmio a participar de metade do financiamento de R$ 190 milhões que erguerá a obra.


Outra vantagem, aí sobre a outra proposta do próprio consórcio TBZ-OAS, é a localização. A área do Humaitá é maior e de mais fácil acesso. A Azenha tem forte ligação sentimental, mas obrigaria o Grêmio a procurar um estádio interino. Isso sem falar numa hipotética interrupção, que deixaria o tricolor sem pai nem mãe. Um risco que não dá para correr, ainda mais gato escaladado pelo caso ISL.


Libertadores
O River Plate segue se acertando e crescendo. Fez 2 a 0 na Universidad Católica e lidera o Grupo 5, com 9 pontos. O San Martín fez 1 a 0 no América-MEX e divide a segunda posição com os mexicanos, com 6 pontos. Os católicos têm 3. No Grupo 8, a LDU desvalorizou a vitória do Fluminense sobre o Arsenal Sarandí: meteu 6 a 1 nos argentinos, e assumiu a ponta, com 10 pontos. Os cariocas têm 7, e um jogo a menos.


Hoje, teremos Danubio x Deportivo Cuenca, Chivas x Cucuta pelo equilibrado santista, e a revanche entre Boca Juniors x Colo Colo.

Paulista
Kléber Pereira marcou, assumiu a artilharia, deixou o Santos (6º, 29) na briga real pela vaga e ainda complicou a vida do Corinthians (4º, 30), que pode perder lugar no G-4 para o São Paulo (7º, 29), que pega hoje o Sertãozinho. Os 2 a 1 da Vila Belmiro foram o destaque da rodada de ontem, junto com a vitória do Palmeiras (1º, 34) sobre a Portuguesa (11º, 25). Há rumores que dão conta da presença do ilustre Giuliander Carpes no Palestra Itália ontem. Aguardamos suas considerações sobre a vitória palmeirense.


No Paraná, o Coritiba levou 3 a 2 do J. Malucelli (2º, 5) e caiu para terceiro, com 4. Estaria fora, como o Atlético-PR, que hoje enfrenta o Paraná. As semifinais seriam Engenheiro Beltrão x J. Malucelli e Toledo x Paraná.


Em tempo:
- Zetti assume o Juventude, mas não comanda o time no primeiro jogo contra o Grêmio. Apenas observará. Que mania que pegou essa.

Comentários

confirmo os rumores. realmente estava no rebu cobrindo o jogo para a firma (o texto, ruim porque o preá estragou, está em http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080327/not_imp146612,0.php ). o fato é que - embora o palmeiras esteja em boa fase e se apresente como o favorito ao título estadual - não jogou lá grande cousa ante a simpática luseta. aliás, a arbitragem garfou a lusa ao inverter uma falta na entrada da área do palmeiras. o juiz deu falta do atacante lusitano, mas a verdade é que se algo poderia ser marcado era o penal. e mais, na continuação do lance a lusa fez o gol.bom, de fato importante mesmo, é que valdívia, que chamam de mago, pra mim não passa de uma daquelas lendas urbanas. heheheh! não, é brincadeira, o chileno é bom jogador, mas do tipo que não gosto: reclamão e cai-cai. daí a imprensa aqui diz que batem nele. quero ver o que vão bater no homem quando ele pisar no beira-rio ou no olímpico. aí sim eu quero ver. buenas, me despeço. um grande abraço aos companheiros
ih, não de certo o link pro texto...
Vicente Fonseca disse…
Grande Giu, sempre atento.

Valdívia já levou umas bordoadas do Grêmio aí mesmo no Palestra. Joga muito, mas jogaria bem mais se passasse mais tempo em pé que deitado.

Grande abraço, guri.