O interior rói suas unhas

A Federação Gaúcha de Futebol antecipou o sofrimento das torcidas de Juventude, São Luiz e São José. Os jogos envolvendo estes clubes, válidos pela última rodada da primeira fase pela Chave 2, passaram de quinta para quarta, às 19:30. Portanto, os seis classificados sairão amanhã mesmo. Agora, como já é tradição, o Carta na Manga bota lenha na fogueira e analisa as combinações e possibilidades de classificação e de cruzamento para as quartas-de-final do Gauchão, um torneio que anda equilibrado por excelência.

Chave 1
Com Grêmio (33) e Caxias (24) classificados, resta saber quem serão os outros dois clubes que passarão adiante. A disputa fica entre Ulbra (21), Esportivo (20) e Sapucaiense (19). Sapucaiense e Ulbra se defrontam em São Leopoldo, enquanto o Esportivo recebe o Novo Hamburgo na Montanha dos Vinhedos.


Ulbra: vencendo ou empatando, passa a diante. Perdendo, cai no mínimo para o quarto lugar, pois o Sapucaiense iria a 22; teria de torcer para o Esportivo não vencer o Novo Hamburgo em Bento Gonçalves para ficar entre os quatro


Esportivo: apesar de estar atrás da Ulbra, é o que tem a situação mais confortável. Vencendo ou empatando em casa com o eliminado Novo Hamburgo é o suficiente. Com derrota, só cai fora se o Sapucaiense derrotar a Ulbra.


Sapucaiense: precisa vencer a Ulbra, tão-somente. Qualquer outro resultado significa eliminação.


Chave 2
Internacional (29) e Inter/SM (26) já estão garantidos, respectivamente, na liderança e segundo lugar do grupo. A briga pelas outras vagas envolve Juventude (20), São Luiz (19) e São José (19). Ju e Zequinha se encontram em Caxias do Sul, enquanto o São Luiz vai a Pelotas enfrentar o Brasil.


Juventude: vencendo ou empatando garante a vaga. Se perder, torce para que o São Luiz não vença no Bento Freitas.


São Luiz: vencendo, segue adiante no Gauchão. Empatando, torce para que o São José não vença em Caxias. Perdendo, torce para derrota do Zequinha.


São José: ganhar do Juventude significa classificação. Empatando, torce por derrota do São Luiz em Pelotas. Perdendo, deve cair fora, já que tem um saldo muito inferior ao do time de Ijuí (-2 contra 4).


Hipóteses de confronto
Na Chave 1, o Grêmio é líder. Deve enfrentar São Luiz ou São José nas quartas. O Juventude é uma hipótese mais remota, mas igualmente possível. O vice-líder deve ser o Caxias. O time grená só perde a posição se perder para o Santa Cruz fora e a Ulbra vencer o Sapucaiense. Um clássico Ca-Ju é uma forte possibilidade para as quartas.


Na Chave 2, temos garantidos o líder e o vice-líder. O Internacional pega alguém entre Ulbra, Esportivo e Sapucaiense, vaga completamente indefinida. O Inter/SM também, mas pode pegar o Caxias, caso este remotamente perca o segundo lugar. A possibilidade mais provável indica Inter, Caxias e Juventude do mesmo lado do emparelhamento até a final. Ou seja: caso passe por seu adversário nas quartas, o colorado deve pegar alguém da Dupla Ca-Ju nas semifinais.

Comentários