Aquela velha história

Mais uma vez, o Grêmio subiu à Serra e bateu o Juventude. Mais uma vez, abriu 2 a 0, levou um golo e segurou o 2 a 1 - assim foi em 2003, 2006 (duas vezes) e 2007. E encaminha, mais uma vez, uma classificação de fase em cima do alviverde de Caxias do Sul.

A escalação que Roth mandou a campo não foi exatamente a melhor, mas deu certo. Sem Willian Magrão, preferiu manter Nunes, e sacou Julio dos Santos do time para investir em Rudnei. Na lateral-esquerda, voltou Anderson Pico, e Jonas, mesmo tendo marcado dois em Campo Bom, cedeu lugar a Reinaldo. E todos, de uma forma ou de outra, alguns mais e outros menos, corresponderam.

O golo cedo, 9 minutos, propiciou ao Grêmio jogar justamente da maneira em que ele se propôs: marcar muito a saída de bola, se segurar atrás e preparar contra-ataques. O primeiro tempo gremista foi muito bom. O Juventude teve algumas chances na bola aérea, mas as melhores chances de marcar foram do tricolor. Rudnei fez fila, mas Michel Alves salvou. Perea, antes mesmo do primeiro tento, já havia perdido um incrível na pequena área. Mendes devolveu na mesma moeda, acertando o poste após excepcional tapinha de Marcelo Grohe.

Com Roger fazendo ótimas jogadas e participando do combate aos adversários, Perea e Reinaldo foram bastante abastecidos. Foi em bola recuperada pelo Mr. Secco no meio que Anderson Pico lançou Reinaldo aos 41. O atacante fez a ginga e chutou cruzado, um golaço, e uma grande, imensa, vantagem para o segundo tempo.

No intervalo, Zetti pôs Maycon, atacante, e tirou o volante Juan Pérez na tentativa de tornar seu time mais agudo. O Juventude cresceu, também em função de um certo acomodamento gremista. As faltas próximas à área eram constantes, e numa delas o ótimo centroavante Mendes (artilheiro do Gauchão, com 10) ganhou de Léo e marcou. O time caxiense tentou impor uma correria em busca do empate, mas Roger e até mesmo Rudnei cadenciavam bem o ritmo.

Na segunda metade do segundo tempo, o Grêmio melhorou, nunca atingindo, porém, o bom nível da etapa inicial. Teve algumas chances claras: Perea perdeu embaixo da trave após cruzamento de André Luís; depois, o próprio André chapelou o zagueiro e pegou de sem-pulo, raspando o travessão. Seria o golo do ano, sem exageros.

Destaques para a segura atuação de Marcelo Grohe, que fez algumas grandes defesas. Léo e Eduardo Costa foram bem no primeiro tempo, mas caíram demais no segundo. Jean foi seguro, Anderson Pico teve boa atuação. Roger é o homem da qualidade, e Reinaldo, hoje, foi o melhor em campo. Pelo lado do Juventude, Mendes foi novamente o grande nome. Élvis foi bem controlado. Lauro, com a camisa 493 (budum), teve também seus momentos.

O Grêmio traz então uma excelente vantagem, que o permite até perder de 1 a 0. As semifinais ficaram bem próximas do Olímpico, já na rodada de ida. Estivesse Perea numa tarde melhor e uma goleada não seria um resultado nem um pouco absurdo.

Em tempo:
- Gaciba levou o jogo bem, mas se perdeu na hora de dar cartões. A dupla de zaga do Juventude ter ficado o jogo inteiro sem levar cartão foi um claro exemplo do descritério.

- Grêmio chega a 19 jogos de invencibilidade, maior seqüência invicta do clube desde 1987.

Campeonato Gaúcho 2008 - Quartas-de-final - Jogo de ida
29/março/2008
JUVENTUDE 1 x GRÊMIO 2
Local: Centenário, Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Leonardo Gaciba
Público: 8.514
Renda: R$ 167.840,00
Golos: Reinaldo 9 e 41 do 1º; Mendes 14 do 2º
Cartão amarelo: Lauro, Eduardo Costa, Léo, Nunes (GRE) e André Luís
JUVENTUDE: Michel Alves (5,5), Nunes (4,5), Renan (5) e Márcio Alemão (4); Élvis (5), Juan Pérez (5) (Maycon, intervalo - 4,5), Lauro (5,5), Hércules (5) (Danilo Oliveira, 23 do 2º - 5) e Márcio Goiano (5); Ivo (4,5) (Bruno, 28 do 2º - 5) e Mendes (6,5). Treinador: Zetti (5)
GRÊMIO: Marcelo Grohe (7,5), Paulo Sérgio (5), Léo (5), Jean (5,5) e Anderson Pico (6); Nunes (5), Eduardo Costa (5,5), Rudnei (6) e Roger (6,5) (Julio dos Santos, 43 do 2º - sem nota); Perea (5,5) e Reinaldo (7,5) (André Luís, 21 do 2º - 6) (Jonas, 47 do 2º - sem nota). Treinador: Celso Roth (6)

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/RBS

Comentários

André Kruse disse…
Não gostei do Leo hoje, nos dois tempos.

"Show" de transmissão no pay-per-view

"Belissimas" imagens.
"Bom" som ambiente.
"atentos" e com informação "em cima do lance"
Vicente Fonseca disse…
Meu grande amigo Chico me convidou para assistir à partida, de modo que consegui conferir este ESPETÁCULO de cobertura.
Anônimo disse…
Aposto todas as minhas fichas que o Ju entregou o jogo só pra deixar os colorados ainda mais putos.
1) Time do Juventude é muito ruim. errava passes em demasia, entregava bolas fáceis pro Grêmio, parecia que nem sabiam para onde estavam chutando a bola. Aquele lance em que o Michel Alves entrega a bola para um atacante gremista chegou a dar pena. Só posso aderir à teoria do Allgayer com o que vi ontem.

2) Anderson Pico jogou bem ontem, mas ainda acho que é questão de tempo para ser sacado do time, bem como o Pereira. Mas enquanto estiverem jogando essa bola, que permaneçam.

3) Alguém me diz de onde o Rudnei começou a jogar essa bola. Tudo bem que o Valdeir era pior, mas ambos não são flores que se cheirem. E agora, do nada, o negão tá acertando o meio-campo do time. Espero que dure essa fase.

4) Concordo, faltou critério pro Gaciba nas faltas.

5) André Luís, se faz aquele gol, ganha a titularidade para o resto do semestre.
Vicente Fonseca disse…
Acho que quem acertou o meio-campo do Grêmio foi o Willian Magrão. O Rudnei deu uma re-acertada a partir da lesão do guri. Mesmo que tenha jogado bem, acho que deveria ser dada uma seqüência ao Julio dos Santos, até porque o time fica fechado em demasia com Rudnei, Costa e Nunes.

Me traz uma camisa do Guarani/VA daí.
Putz, quando escrevi a msg anterior, já estava em casa. Mas da próxima vez que for, tento te trazer uma camisa autografada pelo Fofonca.
;D
Vicente Fonseca disse…
FOFONKA (com K). Bons tempos em que fazia dupla com o inigualável Marcus Vinícius. Inigualável mesmo, já que bateu o recorde de golos num só Gauchão, com 28, em 1997.
Anônimo disse…
A Juve escapou de uma goleada histórica. Era para o GRÊMIO ter voltado clssificado da serra.

Perea perdeu dois golos incríveis. Nunes não pode jogar naquela posição.

Três volantes, a estréia "oficial" de Celso Roth.
Anônimo disse…
se não me engano, em 2001 nosso belo time comandado pelo Tite ficou mais de 19 jogos invicto, uns 20 pelo menos.
Vicente Fonseca disse…
Ficou 18 oficiais, mais um amistoso com o Peñarol. 19 jogos oficiais invicto só este agora. Claro que há uma diferença grande de qualidade entre os times que aquela esquadra de Tite enfrentou e essa agora.