Os efeitos de sábado

Em Porto Alegre, o efeito de sábado é a badalação cada vez maior sobre o jovem Anderson Pico, lateral-esquerdo destaque na vitória por 3 a 0 sobre o 15 de Novembro. Alguns boatos já pronunciam a palavra "transferência", outras matérias perguntam se ele já seria "titular absoluto".


A sorte é que Vagner Mancini não lê jornais e assemelhados. É preciso ir com muita calma. Pico já demonstrou ferramenta: chute com os dois pés, arremata bem de longa distância, tem drible e bola parada. Mas ainda é muito irregular: alterna ótimos e péssimos momentos dentro de um campeonato ou até mesmo num único jogo. É intempestivo, marca pouco, às vezes é afobado.


O time gremista mostrou razoável organização sábado, pelo menos no período em que assisti o VT da partida. A organização de um time passa por seu equilíbrio, tanto o ofensivo como o defensivo. O 15 é um adversário fraco, não testou o Grêmio adequadamente. E, suspeito, este equilíbrio de que tanto falo passa por pelo menos lateral que saiba marcar, que se resguarde mais, como fazia o esforçado Patrício nos tempos de Mano Menezes. E o problema é que tanto Anderson Pico quanto Paulo Sérgio têm sua maior virtude no apoio. Como o destro não pôde ser testado defensivamente, é de se observar. Mas parece mais prudente que Mancini utilize apenas um dos dois nas laterais. Talvez uma saída seja adiantar Pico ao meio-campo, colocando Bruno Teles ou Hidalgo na lateral. Ou, quem sabe, um 3-5-2. O tempo dirá.


Em Campo Bom, o efeito de sábado foi a dispensa de Jacozinho.


Em tempo:
- Os colorados têm programa para hoje à tarde. Às 16:00, o Internacional enfrenta o Rio Branco-SP, pelas semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Vale conferir.


- Vargas, campeão mundial pelo Internacional, teria sido oferecido ao Grêmio. O negócio não deve se concretizar, mas é inegável que o colombiano cairia como uma luva na segunda função do meio-campo tricolor.

Comentários

Ponso disse…
É um alívio tê-lo de volta, Professor.
Lique disse…
seria mesmo interessante o vargas ali, no lugar do william magrão, que não me convence.

e 3-5-2 é meio inviável, o grêmio só tem um zagueiro. se contratar algum zagueiro experiente pra fazer a sobra, de repente.
Anônimo disse…
Henrique: se tivéssemos William e Teco, o 3-5-2 era um DEVER. Atualmente é complicado mesmo, mas foi só uma idéia de variação possível.

Ponsito: é um alívio tê-lo de volta por aqui também! Mas lamento informar que ainda estou sob regime de verão. Mas atualizaremos sempre que houver algo a dizer, como tem ocorrido. O ritmo normal retomaremos em março, junto com as conversas com o amigo pelos corredores fabicanos, já que estou de volta.

Abraço!
Anônimo disse…
acho que o vargas seria interessante para a terceira função.
Juliano Tatsch disse…
Fazia tempo que eu não via um time tão rim do Grêmio. O que jogou ontem contra o Sapucaiense é ridículo. O zagueiro que veio dos juniores é uma piada e o ataque é de risos. O goleiro parece ser bom. Anderson Pico o craque do time. Que coisa lamentável o Grêmio ontem. E não me digam que recém é o segundo jogo e que o time vai melhorar depois de entrosado. Esse time aí não melhora não, os caras são muito ruins, feridas mesmo. Se não houver contratações prevejo um ano difícil pela frente.
Anônimo disse…
Foi bem ruim o jogo ontem do Grêmio, mesmo. O time sentiu a falta de entrosamento e de talentos individuais, e afundou num marasmo no mínimo irritante. Victor parece ser bom goleiro, mas ainda não sei se ele tem nível para ser de fato titular do Imortal. Simpatizei com Tadeu, jogador dedicado, voluntarioso, sempre se movimentando e tentando abrir espaço para os de trás - tá que os de trás nunca chegavam, mas enfim. Para mim, foram os melhores em campo ontem. Wagner foi uma tristeza, Pico apagadíssimo, André Luis sumido, Reinaldo perdido no jogo e Peter abaixo da crítica, de novo. Acrdito que com Perea no ataque e Roger no meio a coisa tenha uma sensível melhora, e ainda tem jogadores voltando do departamento médico - Bruno Teles é um que está no estágio final de condicionamento físico. Mas mesmo assim urge a contratação de reforços significativos em técnica e experiência, para que o Grêmio 2008 ganhe em equilíbrio e qualidade. Ainda temos algum tempo, mas agora o relógio corre contra nós. Veremos.