Retrospectiva 2007: Corinthians

O Corinthians se preparou direitinho para o rebaixamento. Afora os aspectos clubísticos, fiquemos dentro de campo. Depois da sempre mal-explicada parceria com a MSI, a perda dos principais jogadores fez com que o clube fosse obrigado a contratar atletas baratos, como os zagueiros Fábio Ferreira e Fábio Braz, e o centroavante Finazzi. Também foi preciso apelar para as categorias de base, mas a falta de investimentos no setor, devido à facilidade de contratar jogadores caros, diminuiu a qualidade do time quando ele mais precisava.

O início do ano foi "promissor". Uma campanha lamentável culminou com o 9º lugar no Campeonato Paulista. Duas rodadas antes do fim da primeira fase, o time não tinha mais condições de chegar às semifinais. Na Copa do Brasil, uma derrota de 2 a 0 para o Náutico em pleno Pacaembu eliminou o coringão nas oitavas. Leão foi demitido e Paulo César Carpegiani assumiu em abril com 1 mês para trabalhar numa espécie de pré-temporada e qualificar o grupo de jogadores.

Carpegiani comandou o time em boa parte do primeiro turno. A equipe começou o campeonato bem, surpreendendo favoritos, mas começou a ter sua queda natural. O treinador foi demitido quando o time tinha um aproveitamento de cerca de 45%, suficiente para buscar uma vaga na Sul-Americana. O interino Zé Augusto assumiu, ficou algumas rodadas e logo saiu, devido aos maus resultados. O Corinthians já beirava a zona de rebaixamento.

A esperança para salvar a lavoura foi Nelsinho Baptista, campeão brasileiro em 1990 pelo coringão com um time mediano. Uma vitória de 1 a 0 sobre o então quase-campeão São Paulo deu novo gás, mas a equipe se perdeu. Um empate de 1 a 1 com o Goiás, com o goleiro Felipe pegando pênalti parecia que era o início do fim do pesadelo. Aí, a derrota por 1 a 0 para o Vasco no Pacaembu obrigava a equipe a vencer o Grêmio no Olímpico na última rodada, para permanecer sem depender de ninguém. Com o empate de 1 a 1 e a vitória do Goiás sobre o Internacional, o Corinthians caiu, pela primeira vez, à Segunda Divisão.

De positivo, somente o grande goleiro Felipe e a chegada de Mano Menezes para comandar a equipe na Série B. Deve haver uma reformulação total no grupo de jogadores. E o principal: a certeza do apoio da torcida para 2008, que deve ser um ano de exposição ainda maior do Corinthians na mídia esportiva brasileira.

NÚMEROS DA CAMPANHA
Desempenho: 44 pontos; 38 jogos; 10 vitórias; 14 empates; 14 derrotas; 40 golos marcados; 50 golos sofridos; 38,6% de aproveitamento
Em casa: 25 pontos (43,9%) - 19ª melhor campanha
Fora: 19 pontos (33,3%) - 9ª melhor campanha
Destaques: Felipe (G), Lulinha (A), Finazzi (A)
Decepção: Vampeta (V)
Artilheiro: Finazzi, 12 golos
Média de público: 21.376 (7º)
Posição rodada a rodada:
5ª rodada: 1º; 10ª rodada: 5º; 15ª rodada: 13º; 20ª rodada: 11º; 25ª rodada: 11º; 30ª rodada: 16º; 35ª rodada: 16º; Final: 17º
Melhor atuação: Cruzeiro 0 x Corinthians 3 (2ª rodada)
Pior atuação: Atlético-MG 5 x Corinthians 2 (22ª rodada)
Turno: 26 pontos, 12º colocado
Returno: 18 pontos, 17º colocado
Prognóstico Carta na Manga (05/05/2007): candidato ao rebaixamento
2008: rebaixado à Série B

Comentários