Pela última vez, façam as suas contas

Aqui vai o panorama geral para a última rodada do Campeonato Brasileiro. Quem for ao estádio, que recorte este texto e leve no bolso. Presunçoso, eu? Imaginem...


Primeiro, a classificação do Brasileirão, a seguir os jogos. Notem que Náutico x Flamengo será o único "amistoso" deste fatídico 2 de dezembro. O máximo que o Flamengo briga é pelo vice-campeonato com o Santos.


Classificação (Posição-clube-pontos-vitórias-saldo)
1- São Paulo (Campeão) 77/23/17
2- Santos (Libertadores) 62/19/12
3- Flamengo (Libertadores) 61/17/7
4- Palmeiras 58/16/3
5- Fluminense 58/15/16
6- Cruzeiro 57/17/13
7- Grêmio 57/17/1
8- Internacional (Sul-Americana) 54/15/6
9- Botafogo 54/14/4
10- Atlético-MG 52/14/10
11- Figueirense 52/14/1
12- Vasco 51/14/8
13- Sport 51/14/0
14- Atlético-PR 51/13/0
15- Náutico 46/13/2
16- Corinthians 43/10/-10
17- Goiás 42/12/-14
18- Paraná 41/11/-19
19- Juventude (Rebaixado) 38/10/-23
20- América-RN (Rebaixado) 17/4/-54


Atlético-PR x São Paulo
Santos x Fluminense
Náutico x Flamengo
Palmeiras x Atlético-MG
Cruzeiro x América-RN
Grêmio x Corinthians
Goiás x Internacional
Botafogo x Figueirense
Vasco x Paraná
Juventude x Sport


Briga pelo vice-campeonato (2 concorrentes, 1 vaga)
Santos: garante o vice vencendo o Fluminense. Empatando ou perdendo, precisa que o Flamengo não ganhe do Náutico. Bem encaminhado.


Flamengo: só será vice se vencer o Náutico e o Santos não derrotar o Fluminense. Tá difícil.


Briga por vaga na Libertadores (3 concorrentes, 1 vaga)
Palmeiras: se classifica vencendo o Atlético-MG. Empatando, precisa que Cruzeiro e Grêmio não vençam. Perdendo, precisa de derrotas dos gaúchos e dos mineiros. Bem encaminhado.


Cruzeiro: se vencer o América-RN, torce para o Palmeiras não derrotar o Atlético-MG. Se empatar, precisa que o Palmeiras perca e o Grêmio não derrote o Corinthians. Perdendo, cai fora. Tá difícil.


Grêmio: precisa vencer e torcer para que Palmeiras e Cruzeiro não vençam. Empatando, precisa de derrota palmeirense e cruzeirense. Perdendo, cai fora. Só milagre.


Briga por vaga na Sul-Americana (6 concorrentes, 4 vagas)
Botafogo: se vencer ou empatar com o Figueirense se classifica. Se perder, só fica fora caso três times entre Atlético-MG, Vasco, Sport e Atlético-PR vençam suas partidas. Quase lá.


Atlético-MG: vencendo o Palmeiras garante a vaga. Se empatar, precisa que dois dos seus concorrentes (Figueirense, Vasco, Sport e Atlético-PR) não vençam. Se perder, só passa caso dois dos seguintes resultados ocorram: derrota do Figueirense e empates ou derrotas de Vasco, Sport e Atlético-PR. Bem encaminhado.


Figueirense: vencendo o Botafogo joga a Sula. Empatando, precisa que dois times entre Vasco, Sport e Atlético-PR não vençam ou que o Atlético-MG perca. Com derrota, só passa se dois dos três jogos restantes forem a seu favor: Vasco leva goleada histórica do Paraná, Sport empata (depende do saldo) ou perde do Juventude e Atlético-PR empata (depende do saldo) ou perde do São Paulo. No páreo.


Vasco: se vencer o Paraná garante-se. Se empatar, precisa de dois dos resultados: Figueirense perca para o Botafogo, Sport e Atlético-PR não vençam. Se perder, torce por derrotas de pernambucanos e paranaenses. Bem encaminhado.


Sport: vencendo o Juventude só não garante vaga se dois dos resultados acontecerem: o Botafogo perde de pouco para o Figueirense, o Atlético-MG ganha do Palmeiras, o Vasco ganha do Paraná e o Atlético-PR faz mais saldo que o Sport. Empatando, precisa que o Figueirense e Vasco percam e o Atlético-PR não vença. Perdendo, precisa que o Vasco leve goleada histórica e o Atlético-PR perca de mais ou igual diferença. Tá difícil.


Atlético-PR: vencendo o São Paulo, precisa que dois times entre Atlético-MG, Vasco e Sport não vençam. Se empatar ou perder, precisa que Vasco e Sport percam. Só milagre.


Briga contra o rebaixamento (3 concorrentes, 1 escapa)
Corinthians: escapa se vencer o Grêmio. Se empatar, torce por derrota do Goiás e empate ou derrota do Paraná. Perdendo, precisa que Goiás e Paraná também percam. No páreo.


Goiás: se vencer o Internacional, torce por empate ou derrota do Corinthians. Se empatar, torce por derrota do Corinthians e empate ou derrota do Paraná. Se perder, está rebaixado. No páreo.


Paraná: precisa vencer o Vasco e torcer para que Corinthians e Goiás não vençam. Empatando ou perdendo, cai. Só milagre.

Comentários

Anônimo disse…
o Figueira tem 52 pontos, não 51.
Anônimo disse…
E o Wagner Mancini?
Anônimo disse…
Fonseca em momento utilidade publica.
Anônimo disse…
Se o novo técnico do Grêmio for realmente Vágner Mancini, o tricolor estará fazendo jus ao nome deste IEE (leia-se Informativo Esportivo Eletrônico).
É uma aposta, assim como foi Mano Menezes em 2005. Como jogador, gostava muito dele. Era a cara do Grêmio: quebrava o galho, sem frescura. Como técnico, Espero que dê certo.

P.S.: O comentário excluído era meu, mas com o nome da minha irmã, que está logada no blogger. Agora vai assinado por mim mesmo.
Anônimo disse…
O Figueita tem 52 mesmo. Mas foi erro de digitação. Seus prognósticos não se alteram, pois os fiz tendo vista que eram 52 mesmo.

De primeira mão, não me agrada o nome do Wagner Mancini. Mas é bom que se vá com calma, pois o homem já mostrou competência antes. Mesmo assim, sou bem mais Tite.