Vocação para o drama

Não chegou a ser uma Batalha dos Aflitos, nem perto disso. Mas Grêmio e Náutico proporcionaram mais uma vez um duelo bastante emocionante na tarde quente do Olímpico. Diferentemente da partida truncada de 26 de novembro de 2005, o jogo de hoje foi um dos mais francos deste Brasileirão.

Era realmente difícil que não tivéssemos muitos golos. A começar pelo Náutico: time que tem um ataque liso, centrado de figura de Acosta como o grande nome ofensivo; e uma defesa facilmente batida: com dois ou três toques objetivos, o tricolor ficava próximo da meta de Fabiano. O Grêmio, por sua vez, sempre teve na consistência defensiva uma arma. Mas, mais uma vez, a fragilidade da marcação nas laterais expôs o miolo de zaga, prejudicando a atuação de Léo e William, que mais uma vez não foram bem, como no Rio.

O mérito gremista foi ter reagido rápido. Levou o golo de Onildo, falha de marcação no escanteio. Contou com a sorte: Tuta achou um golaço, quando o tricolor nem havia chegado com perigo ainda. Depois, veio a pressão bem feita, com vitórias em divididas e rebotes, trocas rápidas e, enfim, uma bela participação de Diego Souza. Marcel fez o segundo no abafa. O Grêmio seguiu pressionando e viveu seu melhor momento no jogo até Dieguito fazer o terceiro, também pelo alto.

O alívio durou segundos, até Acosta diminuir. O Náutico impôs o terror logo no início da segunda etapa, e buscou um empate que estava longínquo. Seriam necessárias paciência e pressão. Aos poucos, o tricolor foi se encontrando e imprimindo seu ritmo. Mano tirou Tuta, um dos melhores, e pôs Jonas. Ninguém entendeu porque não saía Marcel; depois, retirou Anderson Pico e pôs Luciano Marreta na lateral direita, puxando Bustos para a esquerda. O treinador gremista parecia perdido.

Aí, brilhou a estrela de Mano Menezes. Jonas entrou muito bem e teve várias vitórias pessoais contra a marcação. Marreta foi na verdade um ala, quase ponta-direita. Foi ele quem recebeu lançamento milimétrico de Tcheco, e cruzou ainda mais milimetricamente para Marcel, aquele que ficou em campo para sair Tuta, cumprimentar Fabiano. Grêmio 4 a 3, mais três pontinhos fundamentais na conta tricolor.

Grande jogo, cheio de nuances, alternativas, lances e substituições inusitadas. Chuva e sol, ao mesmo tempo, inclusive. E com festa tricolor, mais uma na Azenha, onde o Grêmio realmente se impõe.

Camisa 100
Bela homenagem a Sandro Goiano, 100 jogos com a camisa tricolor. Mesmo que sua atuação não tenha sido das melhores, a vitória deve ter sido um belo presente. Nada mais emblemático, aliás, que fazer sua centésima aparição contra o Náutico.

Campeonato Brasileiro 2007 - 33ª rodada
28/outubro/2007
GRÊMIO 4 x NÁUTICO 3
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Público: 39.449
Renda: R$ 405.413,00
Golos: Onildo 6, Tuta 11, Marcel 22, Diego Souza 41 e Acosta 42 do 1º; Júlio César 1 e Marcel 24 do 2º
Cartão amarelo: William, Sandro Goiano, Anderson Pico, Everaldo, Daniel Paulista, Radamés, Geraldo e Acosta
GRÊMIO: Saja (5,5), Bustos (5), Léo (4,5), William (4,5) e Anderson Pico (5) (Luciano Fonseca, 20 do 2º - 6,5); Eduardo Costa (7), Sandro Goiano (5), Tcheco (6,5) (Labarthe, 31 do 2º - 5) e Diego Souza (7); Marcel (6,5) e Tuta (7) (Jonas, 13 do 2º - 6,5). Treinador: Mano Menezes (7)
NÁUTICO: Fabiano (5,5), Everaldo (5), Onildo (5,5) (Sidny, 15 do 2º - 5), Toninho (4,5) e Júlio César (5,5) (Dejair, 30 do 2º - 5); Radamés (5,5) (Serginho, 32 do 2º - 5), Elicarlos (5), Daniel Paulista (5,5) e Geraldo (5,5); Marcelinho (5,5) e Acosta (7). Treinador: Roberto Fernandes (6)

Foto: Grêmio

Comentários

Com a entrada do Hidalgo na quarta, creio que as coisas se ajeitam finalmente.

E eu já cansei de perder jogão esse ano. Mas tudo bem, contra o Figueirense estarei lá.

Abraço.
Lique disse…
tuta deu dribles inéditos, mas errou um gol feito, tentando chutar de esquerda.

achei injustas as notas do marcel e do acosta. mereciam mais.
Anônimo disse…
Desta vez, estava num estúdio de gravação, assessorando o vocalista da minha banda enquanto registrava os vocais de nossa demo. E torcendo do jeito que dava, contando com os telefonemas do meu irmão =P

No mais, o que vale mesmo é a soma de três pontinhos fundamentais. Contra o Atlético PR, eu já considero empate um resultado interessante - mas acho, ao contrário da maioria com quem andei conversando, que os três pontos são possíveis. O Grêmio teria que ser um time diferente do que tem sido fora de casa, mas eu sou gremista e não desisto nunca!
Anônimo disse…
Pensar em vitorias fora do Olimpico e uma acao que parece vir em boa hora. Ate porque, tirando o jogo contra um Sao Paulo que ja estara oficialmente coroado, nao havera oponentes que (em tese) deveriam ser intransponiveis. E mal posso esperar por Gremio e Corinthians na ultima rodada.
Anônimo disse…
O Marcel foi decisivo, mas teve alguns erros grotescos também. Mas é por causa desses golos e de sua maior participação que lhe defendo a titularidade. O Acosta dava medo. Ainda penso em lhe aumentar meio ponto. Baita jogador.
Anônimo disse…
Vitória conquistada na base da força e no chuveirinho.

Só quero ver quanto tempo de "gancho" o Valdívia, Ai Ai, vai pegar.
Anônimo disse…
"Valdívia, ai ai".

jagdhsagdjsahdsjjsada

Meio pontito mais pro uruguaio. Me deixou em pânico vendo o COMPACTO do jogo. Melhor atacante do Brasileirão.
Natusch, também acredito em 3 pontos no Paraná. O time vai jogar completo pela primeira vez fora de casa nesse returno, se não me engano. Creio que isso pesa bastante. E reitero, mesmo pra quem não goste, que Hidalgo faz falta nessa defesa.

Gol chorado do Bustos quarta, de falta.
André Kruse disse…
Anderson Pico não pode levar nota mais alta do que William.

William não pode ter a mesma nota que o Leo

Se o Marreta nao faz o cruzamento a imprensa já tinha assunto para uma semana.
"Se o Marreta nao faz o cruzamento a imprensa já tinha assunto para uma semana."

Fato.
Se o Grêmio não ganhasse esse jogo com o cruzamento do Marreta, já estaria o Wianey hoje falando: "creio que Mano Menezes está conversando muito com Abel Braga ultimamente".
Lique disse…
o acosta e o seedorf(camisa 10) eram um perigo. acosta recebe a bola, puxa pra trás, esconde e, quando vê, já tem um cara livre recebendo. foda. que jogo perigoso. só uma vitória mesmo pra justificar marreta na lateral direita.
Anônimo disse…
Marreta só foi lateral-direito depois do golo. Antes, era quase um ponta. É só notar o posicionamento dele quando recebeu a bola do Tcheco. O Mano arriscou tudo ali. Incrivelmente, o Marreta marcou os atacantes do Náutico inclusive melhor que o Bustos.
Anônimo disse…
Acosta é o craque do campeonato.

golaço do tuta, um dos mais legais que já vi no estádio. ganhou do marcador na marra e meteu uma bucha sem querer, bem na minha frente.
Anônimo disse…
Tuta que, apesar dos pesares, é o artilheiro do Grêmio no ano, com uma marca razoável (para centroavante) de 18 golos. Tcheco e Diego Souza têm 15.
Anônimo disse…
grande problema do tuta foi na liber. tinha que ter anotado uns 5 tentos ao menos.
Anônimo disse…
Concordo. Fez um Brasileirão razoável, com um primeiro turno quase inexistente e um bom segundo turno, até.