De presente, a vitória

O melhor presente de aniversário o Grêmio recebeu hoje no fim da tarde: com uma atuação sólida o tricolor fez 1 a 0 no rival Internacional, no Olímpico, e deu mais um passo rumo à Libertadores 2008. Enquanto isso, o colorado dá praticamente adeus ao torneio sul-americano, a 7 pontos de distância do G-4 e a apenas 4 da zona de rebaixamento.

No segundo e último clássico de 2007 mais uma vez o Grêmio foi superior. Como no Gre-Nal do Beira-Rio, jogou e não deixou o adversário jogar. A única chance realmente clara de golo do Internacional veio na primeira jogada da partida, com um chute na trave de Adriano. O Grêmio em seguida respondeu com Tuta.

O golo veio numa pressão gremista, uma seqüência de escanteios. Bela cabeçada de Jonas (muito boa estréia), ótima defesa de Renan. Na sobra, Tuta mais uma vez foi o garçom e Léo, de ombro, na raça, fez o golo do jogo, em seu primeiro clássico como profissional.

Como no clássico do dia 24 de junho, o Grêmio fez o tento cedo e passou a jogar no erro do Inter. A história foi basicamente a mesma: o colorado com pouca imaginação, posse de bola maior, mas estéril; o tricolor fechado, jogando nos contra-golpes, levando bem mais perigo.

O primeiro tempo ainda teve um certo equilíbrio. Roger era o mais perigoso jogador vermelho, cavando faltas e tendo alguma penetração pelo meio. Inexplicável porque Abel o tirou no intervalo e deixou em cancha o inoperante Fernandão. Na verdade, na mediocridade que foi o Inter hoje, talvez só Roger tenha mesmo se salvado, além de Renan.

O Grêmio não chegou a ser brilhante, é difícil sê-lo em Gre-Nais. Mas foi senhor do jogo, dominou o meio-campo, levou perigo na frente e foi seguro atrás. Eduardo Costa fez mais um partidaço, bem assessorado por Sandro Goiano. Tcheco e Diego Souza não foram notáveis, mas se movimentaram muito. Jonas e Tuta fizeram boa dupla, os laterais foram bem, especialmente na defesa; Léo e William, de novo, soberanos.

Abel mexeu mal. Gil até entrou bem, mas o substituto foi errado. O Internacional perdeu criação, virou um time com defesa apartada do ataque. Os zagueiros e volantes é que tentavam armar o jogo. Depois, tirou Edinho, um dos poucos pilares de segurança defensiva, deixando o minguado Magal em campo. O time colorado não chegou sequer uma vez à área gremista com conclusão, enquanto o escrete da Azenha teve três ou quatro oportunidades de golo para ampliar.

A lamentar, pelo lado gremista, a lesão de Jonas. Muito azar mesmo, que a lesão não seja tão grave. Pelo que mostrou hoje, pode sim ser uma solução momentânea para os problemas de ataque. Movimentou-se, cabeceou, driblou e mostrou certa qualidade. Surpreendente, até.

Pode-se dizer que a diferença de 6 pontos na tabela entre Grêmio e Internacional são os dois Gre-Nais vencidos pelo tricolor. É uma verdade. Mas verdade ainda maior é reconhecer a legitimidade e a correção desta diferença, que deixa bem clara a superioridade gremista em ambos os clássicos. Reflexo, aliás, do que foi e está sendo esta temporada de 2007. O Grêmio há tempos vem mostrando melhor time que o Internacional, mesmo que seu grupo de atletas seja menor. Hoje, a diferença foi de novo exibida.

Campeonato Brasileiro 2007 - 26ª rodada
16/setembro/2007
GRÊMIO 1 x INTERNACIONAL 0
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Público: 35.547
Renda: R$ 644.670,00
Golo: Léo 12 do 1º
Cartão amarelo: Hidalgo, Tuta, Wellington Monteiro, Sidnei, Alex, Edinho e Adriano
GRÊMIO: Saja (6), Bustos (5,5) (Patrício, 39 do 2º - sem nota), Léo (7), William (6,5) e Hidalgo (5); Eduardo Costa (7), Sandro Goiano (6), Tcheco (5,5) e Diego Souza (6); Jonas (6,5) (Luciano Fonseca, 8 do 2º - 5,5) e Tuta (6,5). Treinador: Mano Menezes (6,5)
INTERNACIONAL: Renan (6,5), Wellington Monteiro (4,5) (Pinga, 26 do 2º - 4,5), Índio (5), Sidnei (4,5) e Alex (4,5); Edinho (5,5) (Élder Granja, 21 do 2º - 5), Magal (4,5), Guiñazu (5) e Roger (5,5) (Gil, intervalo - 6); Fernandão (4,5) e Adriano (5). Treinador: Abel Braga (4,5)

Comentários

AONDE ESTÃÃÃÃÃO????
NINGUÉM OS VÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!
SÃO OS PU-TOS DO IN-TEEER!

Popular ficou calada desde o gol de Léo, o Redentor! E na hora de pegar o bus, dez tricolores pegaram o Campus Ipiranga (que passou antes). Tinham três colorados dentro do ônibus, que se entreolharam e começaram a pensar no que fazer.
Sarro!

No mais, assino embaixo. Por acaso esse filme já não passou antes? um grupo com mais possibilidades, e vem o mesmo time do último jogo? Edinho, Monteiro e Roger saem, ficando Fernandão e Magal no time?
Três atacantes? Abel, tu continua o mesmo, para minha felicidade!

Escrevo um post no blog mais tarde. Abraço, meu querido.
Anônimo disse…
Repito o post do GRE-nal anterior:

Inter, te conhecemos.

Sem mais para o momento, depois volto aqui =)
Ponso disse…
O guri, além de ser muito bom zagueiro e ter nome de craque, é raçudo e ficou na frente da torcida, após o fim do jogo, completamente transtornado, comemorando a bela estréia em clássicos. Alma Tricolor, sem dúvida. Lindo de ver.
Pati Benvenuti disse…
Um belo domingo e um bela maneira de soprar as velhinhas. Em tempos de TCC, só o Grêmio pra fazer alguém feliz!
Anônimo disse…
E na base da "marretada" os Homens de Ferro esmagam os diamantes.
Anônimo disse…
E uma vez mais o IMORTAL derrota aqueles que vestem a cor sangue!
Anônimo disse…
Willian, o melhor zagueiro do Brasil, e Léo guardaram o Fernandinho no bolso.
Vicente Fonseca disse…
Fred: o Abel até que entrou com uma escalação COMEDIDA. No segundo tempo, ele próprio tratou de matar o pouco que restava do Inter.

Ponsito: o Léo agora está afirmado. Já vinha jogando muito bem, ontem manteve o ritmo e ainda fez o golo de OMBRO, tal qual Pedro Júnior. Raçudo e classudo, espero que fique por um bom tempo no Olímpico.
Vicente Fonseca disse…
Ah, outra coisa: Eduardo Costa é a melhor repatriação do futebol gaúcho dos últimos 10 anos, talvez. E o Carta na Manga atinge Sidney, chegando aos cinco continentes! \o/
Anônimo disse…
sugiro que o inter, impedido de usar a marca FIFA, coloque em seu luminoso: Campeão do mundo FREGUÊS. No mais, só te falta a antártida, professor.
Vicente Fonseca disse…
O derretimento das geleiras impedirá tal façanha, Allgayer.
Anônimo disse…
Léo, o Vingador Tricolor, fez um belo golo ao melhor estilo Pedro Júnior.
Anônimo disse…
Mano, o Imperador Tricolor!
Este comentário foi removido pelo autor.
Creio que o Granja no início faria mais estrago que o Monteiro, que poderia jogar no lugar do Magal. Acho que o Hidalgo não tava se posicionando bem, dava muita liberdade pelo lado dele. Se o Granja forçasse um pouco mais no segundo tempo, daria problema.

E haviam quatro jogadores de altura do Inter contra seis do Grêmio. Perdiam todos os cabeceios. Todos! Pergunto-me: não era uma partida para Sorondo? Ainda mais com aquelas faltas perigosas no início do jogo pro colorado que a defesa não conseguia tirar? Pelo menos é o que eu acho.

E tirar Roger – vulgo Zé Pequeno, chamado por um dos torcedores da Social, arrancando gargalhadas de todos – pra recuar Fernandão e colocar Gil... Olha, para quem tinha tudo para fazer mistério, decepcionou-me. Que dirá um colorado nessa situação...

Abraço
Vicente Fonseca disse…
Eu disse COMEDIDA no sentido de não tão ofensivista. Não tô entrando no mérito das escolhas de posição. Pra mim também o Granja era titular e o Wellington na volância, sem o Magal. Se tu comparar com os Grenais de 2006, onde ele usou quatro atacantes, foi comedido ontem. Achei até que ele ia botar os três atacantes de início.
Ponso disse…
Allgayer, querido, comédia é contigo!!! E a repatriação de Eduardo Costa só não é maior que a de Tinga. Choro sangue até hoje de rancor pelo que jogou o Tingão no Colorado.
Felipe disse…
Não concordei com a nota do Renan. Pra mim uma sequência de falhas dele levaram ao gol do gremio. Primeiro, ele saiu mal num escanteio e o Diego Souza botou na trave. Em seguida, ele espalmou uma bola pro meio da pequena área quando teria sido muito mais fácil espalmar pra fora e daí saiu o gol. Abel acertou os jogadores a colocar, mas errou os jogadores a tirar e o Inter perdeu o meio campo no segundo tempo. Foi um jogo decidido no detalhe, se o Adriano marca no inicio teria sido outra historia. Mas futebol é detalhe, fazer o quê.
Anônimo disse…
Ok, discordância registrada. Só acho que, se não fosse o Renan, o Grêmio teria feito maior diferença de golos. E concordo: Abel escalou bem, mas mexeu mal. O jogo foi decidido no detalhe, mas a partir do golo o Grêmio dominou a partida.
Lique disse…
bah, mas tu e o paulo sant'anna têm uma vá contade desgraçada com o saja. jogou muito, foi preciso e perfeito em todos os lances e ainda colaborou no experiência argentina na administração daquela cêra amiga. não fez nenhum milagre por que não precisou, por que não joga no inter. acho que ele merecia uma nota no mínimo melhor que a do renan. se o saja cometesse alguma falha nas saídas, como o renan, poderia ter dado chances para o inter. goleiro de time bom também joga bem, é essencial.

bustos também não foi mal, foi muito, muito exigido, não pôde nem subir. hidalgo fez bons cruzamentos e levou muito perigo nas subidas, trocando de função com o bustos, já que o inter não apresentava absolutamente nada pelo lado direito. e o tcheco foi melhor que o sandro. pô, professor, tu viu o mesmo jogo que eu? heh. concordo, sim, que o roger era o melhor do inter quando foi retirado.

e a comemoração do eduardo costa, ao final do jogo, chegou a ser constrangedora. ele tava totalmente fora de controle, ensaiou até uma dança do siri. ficou gritando, pulando, mostrando o MUQUE e girando a camisa no ar.

também achei muito louco o marreta, que deu umas 3 demonstrações de completa insanidade, berrando para a torcida, para o bandeirinha e depois, para o alex, que fez uma dura falta por trás.

grande jogo, esse grenal. ah, passou batido um erro escandaloso do bandeira no primeiro tempo, ao levantar a bandeira num lançamento precioso do bustos para o tuta ainda no primeiro tempo.
Anônimo disse…
Por partes.

1) Acho o Saja o melhor goleiro do Grêmio desde o Danrlei. Pela primeira vez, sinto segurança atrás desde 2002. Só não dei nota maior pra ele porque, como tu disse, foi pouco exigido. Acho o Sant'Anna nada mais que um corneteiro oportunista e não entendo a má vontade dele com o Saja e, inclusive, com o Mano. Mesmo assim, entendo que ele foi muito bem, e, certo, aumentarei-lhe meio ponto.

2) O Bustos foi bem defensivamente, mas apoiou pouco. Tudo bem, foi bastante exigido atrás e não comprometeu, mas a nota dele me parece justa. Já o Hidalgo errou alguns passes, mas não chegou a comprometer. Achei ele o piorzinho do Grêmio, ainda que não tenha ido mal.

3) É, meu amigo, acho que ninguém vê o mesmo jogo. No meu caso, se eu estivesse no Olímpico ontem, talvez tivesse dado melhor nota a alguns jogadores, pelo entusiasmo do ambiente. Tudo isso influencia na nota, sem dúvida alguma. Mas as discordâncias são sempre válidas. A nota do Saja, por exemplo, era uma das passíveis de mudança. Estava esperando alguém falar para ver se eu devia dar mais 0,5 ou não :)

4) Foram DOIS erros do bandeira, nos quais os atacantes germistas ficariam frente a frente. Como o Grêmio ganhou, passou meio batido.

Grande abraço.
Lique disse…
sim, o outro também não tava impedido, mas como o jonas tinha adiantado demais e o renan já estava na cobertura, deixei pra lá. o bustos não apoiou por que não podia, né? heh. o saja jogou tanto quanto o renan no grenal que comentamos em outro post. segurança, fundamentos e muita catimba é o que um goleiro de verdade precisa dar ao time. o resto é lucro. heh.
Lique disse…
mas, no final do jogo, de tanto que o bustos sofreu, eu já tava berrando no ouvido do mano pelo patrício. não era nem no lugar do bustos, mas alguém tinha que ajudar o colombiano ali no alex, no adriano e no guiñazu.
Anônimo disse…
O Bustos realmente não apoiou porque não podia, mas a nota é dada pela qualidade da atuação e pela produtividade. O Bustos cumpriu bem uma das funções, a outra não pôde executar. Mas 5,5 é uma nota para uma atuação RAZOÁVEL, segundo os critérios que estabeleci aqui.

Sobre o Sandro e o Tcheco, que esqueci de responder. O Sandro teve uma boa atuação na marcação, levou vantagem nas divididas e ainda teve aquele belíssimo lançamento pro Tuta no início do jogo. O Tcheco bateu muito bem os escanteios, foi raçudo, mas armou pouco. O Diego Souza é outro que a gente sempre espera um pouco mais, mas foi perigoso.

Sobre o Saja, é curioso: enquanto tu acha que eu o subestimo (ou subestimei neste jogo, que seja), meu irmão Lourenço acha que eu o superestimo. Na média, to bem. Heheheh. Abraço.
Anônimo disse…
1)Saja teve atuação muito boa, esbanjando segurança. É de fato o melhor goleiro tricolor desde Danrlei, e o Sant'Anna que vá catar coquinho.
2) Guiñazu foi, para mim, o melhor jogador do Inter, fora o Renan. Movimentou-se, tentou jogadas, foi o maior incômodo para o soberbo Eduardo Costa e para o sempre eficiente Sandro Goiano. Roger, para mim, foi muito pouco objetivo, e passou o tempo todo embromando com a bola. Eu inverteria as notas, Professor =P
3)Para Fernandão, das duas uma: ou melhora dramaticamente nos próximos jogos ou pode colocar a camiseta de física e os chinelinhos de dedo. Ontem, foi o retrato de um ex-jogador, coisa impressionante.
4)Eduardo Costa é que nem Polar: NO EXPORT. Que a Seleção Brasileira esteja avisada!
5) E, para os que acham que o rebaixamento colorado é ficção, um lembrete. Os próximos jogos são contra Atlético MG (em Minas, com o time mordido pela derrota no clássico) e São Paulo no Beira-Rio. Tropeçando nos dois (o que é bem possível), fica na berlinda - com dois jogos fáceis na sequência, verdade (Figueirense e América RN). Mas, se escorrega em qualquer um deles, vira crise total, e aí Deus nos acuda. Só para cornetear um pouco os colorados XD
Anônimo disse…
Concordo com tudo, menos com a comparação Roger x Guiñazu. Na minha opinião, foi o Roger quem mais criou problemas, se movimentando e cavando faltas, e Guiñazu quem lembrou o Zinho na Copa-94, ENCERANDO o jogo. Abraço, presidente.
Anônimo disse…
uma observação ao numero 5 de natusch. o inter vai perder para o çençaçional FIGUERA do técnico GALO. escrevam o que eu digo.
Anônimo disse…
O colorado sr. Braga disse hoje no Sala de Redação que não quer entrar para a Libertadores se for para "chegar na final de levar 5 a 0". Já eu digo então que não quero ser Campeão do Mundo se é para, no ano seguinte, dar fiasco em todas as competições.
Anônimo disse…
pior é o senil do sant´anna dizendo que o brasileiro é mais importante que a libertadores, que o grêmio deveria ter priorizado o brasileiro, não jogado com o time reserva. até aí tudo bem. mas ele completou dizendo "se tivesse jogado as primeiras partidas com o time titular, estaria agora na zona de classificação da... LIBERTADORES". duh.
Anônimo disse…
Allgayer: seria uma das coisas mais irônicas deste Brasileiro. Lembrando que o aproveitamento do Abel neste Brasileiro consegue ser PIOR que o do Gallo.

Franke: concordo. Mais "fiasquento" que perder uma final de Libertadores é parar na primeira fase dela.

Henrique: que bom que tu falou essa do Sant'Anna. Achei que eu estava delirando quando ouvi, mas vi que foi real mesmo. Declaração que mostra um oportunismo absurdo, memória curta e descritério. Nenhum sentido.

Sant'Anna e Kenny são os dois piores do Sala. Bom mesmo é o Professor Ruy, que foi hoje lá no "Bem, Amigos" defender o bom-senso e ir contra a mídia ofensivista que aprovou a jogada do Kerlon. O Renato Maurício Prado chega a me dar ânsia de vômito defendendo aquela palhaçada.