Palmeiras e Atlético Mineiro seguem vivos, mas devem ter dificuldades para passar de fase na Libertadores

As derrotas por 1 a 0 sofridas ontem por Palmeiras e Atlético Mineiro na abertura das oitavas de final da Copa Libertadores estão longe de serem definitivas em seus respectivos confrontos. Paulistas e mineiros caíram diante de Barcelona e Jorge Wilstermann, mas decidirão a vaga em casa e podem reverter a situação. Mas poder não é certeza de nada. Ao contrário: dado o desempenho dos quatro times em questão até agora na temporada, a classificação de ambos tende a ser bastante sofrida, se ocorrer.

A altitude de 2.600 metros de Cochabamba não foi impeditivo para o Galo jogar bem ontem. O gramado irregular do Estadio Ramon Tahuichi Aguilera, sim. Mas o Jorge Wilstermann talvez tenha sido a maior adversidade. O time boliviano não é bobo: fez uma primeira fase boa, especialmente em seus domínios, onde enfiou 6 a 2 no Peñarol e bateu até o favorito Palmeiras, de quem só perdeu por 1 a 0 em São Paulo com um gol aos 49 do segundo tempo. Só por isso, e por ter deixado um adversário argentino e outro uruguaio para trás, já merecia todos os cuidados.

A atuação atleticana foi ruim, mas esta tem sido uma marca do time de Roger Machado em 2017: a irregularidade. Se jogar na volta o que vinha jogando nas últimas partidas do Brasileirão, o Galo provavelmente passará. Mas ainda faltam cinco semanas para o embate. É complicado realizar prognósticos. A vaga para as quartas de final, onde o vencedor encarará quase que com certeza o poderoso River Plate, está quase 50% a 50%.

A situação não é muito diferente no caso do Palmeiras. Verdade que o Alviverde fez um bom primeiro tempo em Guayaquil, ao contrário do Atlético, que jogou mal o tempo todo e só criou mesmo uma chance de gol. Mas no segundo... se é verdade é que o time de Cuca leva a derrota de 1 a 0 para casa de maneira amarga, com um gol nos acréscimos após desvio que matou Fernando Prass, também é preciso ser dito que a derrota por diferença mínima saiu barata. Os equatorianos poderiam ter aberto vantagem maior.

O que complica a vida do Palmeiras é, além de não ter marcado gols no Equador, a ótima trajetória deste Barcelona como visitante. O time de Guayaquil venceu Estudiantes e Botafogo, ambos por 2 a 0, fora de casa na fase de grupos. Só perdeu para o Atlético Nacional, quando já não disputava mais nada. Sabe explorar bem a velocidade de nomes como Alvez, autor do gol de ontem, em jogadas de velocidade. A situação dos paulistas não é nada simples. Claro, em 35 dias muitas coisas podem mudar, para o bem ou para o mal. É por isso que jogos indefinidos como este são tão difíceis de prever.

Quem sair deste confronto pegará provavelmente o Santos, que fez 3 a 2 no Atlético Paranaense, em Curitiba, no melhor jogo dos mata-matas até agora. O Peixe, o River e o Grêmio venceram como visitantes e estão bem encaminhados para as quartas de final. Hoje tem Strongest x Lanús, Nacional x Botafogo e Emelec x San Lorenzo.

Foto: Barcelona SC/Divulgação.

Comentários

Chico disse…
O palmerda tem um monte de jogadores, mas para que não deslancha. vai ser um sofrimento o jogo de volta.