Não interessa se é cedo demais: Grêmio x Corinthians já tem cara de final de campeonato

Desde que o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos, a cada ano se elege uma nova "final", talvez para relembrarmos os velhos tempos. Em 2003, um 3 a 0 sobre o Santos na 31ª de 46 rodadas encaminhou o título para o Cruzeiro; dois anos depois, o polêmico Corinthians 1 x 1 Inter no Pacaembu, a duas rodadas do fim, foi o jogo que mais se aproximou de uma real decisão de título. Houve ainda um Palmeiras x Flamengo em 2009, Atlético Mineiro x Corinthians em 2015. Mas todos no returno, nas dez rodadas finais. Nenhum semelhante ao Grêmio x Corinthians deste domingo.

A partida que ocorrerá às 16h, na Arena do Grêmio, vale pela 10ª rodada. Venceremos apenas um quarto do campeonato neste fim de semana, portanto. Mas a cara de decisão de título é inquestionável, apesar de ainda faltar tanto para o Brasileirão ser definido. Talvez as competições paralelas prejudiquem as chances gremistas no campeonato, talvez a falta de um elenco maior limite as possibilidades corintianas lá adiante. Mas o fato é que estas duas hipóteses parecem cada vez mais improváveis a cada rodada.

As campanhas de Corinthians e Grêmio são avassaladoras. O Timão tem o melhor desempenho da dos pontos corridos, o Tricolor o segundo - o time de Renato, com seus atuais 22 pontos, seria líder de 2003 a 2016 na 9ª rodada, menos na de 2017. A vantagem para o resto da turma é enorme: os gaúchos já têm seis pontos à frente do Santos, o 3º colocado - para se ter uma ideia da disparidade, a vantagem do Peixe para a Chapecoense, 10ª colocada, é de apenas três pontinhos, a metade.

É o jogo do melhor ataque disparado contra a melhor defesa, mas também o das duas melhores campanhas, de longe. Os números, porém, são acessórios: apenas ajudam a evidenciar os dois grandes times brasileiros da atualidade. O Corinthians, seguro e eficiente; o Grêmio, envolvente e vistoso. Tem mais individualidades, mas precisará de todas elas em alto nível para superar o enorme desafio deste domingo.


Renato Portaluppi e Fábio Carille ressaltam que ainda é cedo para falar em final. Ambos estão cobertos de razão: o campeonato é longo e difícil, e há muitas variáveis que podem reequilibrar a tabela. É justamente este pé no chão que mantém seus times tão bem. A palavra de ambos é muito bem assimilada pelos atletas: ontem, mesmo com este jogaço tão perto no horizonte, seus times foram sérios e firmes. Superaram os organizados Coritiba e Bahia com autoridade em casa, mantendo suas campanhas quase perfeitas.

Ainda assim, as torcidas e todo o clima além dos vestiários e gabinetes de dirigentes já estão dando há alguns dias o clima que o jogo merece. A grande campanha do Grêmio certamente levaria mais do que os 21 mil torcedores que foram ontem à Arena ver o 2 a 0 sobre o Coxa. No entanto, os últimos dois dias foi de foco total na busca por ingressos para o domingo. Todos foram esgotados. A expectativa é de 50 mil pessoas, maior público do ano no estádio gremista. Um cenário digno do jogo que todo o Brasil está ansioso para acompanhar.

Fotos: Corinthians/Divulgação e Lucas Uebel/Grêmio.

Comentários

Lembrei de um Botafogo X São Paulo em 2007 que também foi tratado com um certo caráter de decisão. O Botafogo tava no seu melhor momento no campeonato, era líder, tinha um ataque bem efetivo (melhor momento do Lúcio Flávio, Jorge Henrique e André Lima surgindo) e era treinado pelo Cuca. E o São Paulo tava se recuperando de um início de ano ruim e crescendo no torneio.
Se não me engano, foi bem perto da virada do turno. O São Paulo venceu esse jogo (0x2) em pleno Rio de Janeiro e virou a mesa, assumindo a liderança e não saindo mais dela.

https://youtu.be/QYXrwLgs7I8
Vicente Fonseca disse…
Muito bem lembrado, Fred. Foi a "final" mais cedo que tivemos, até o jogo do próximo domingo.
Franke disse…
Até este blog querendo me iludir! Para onde corro?