Terror dos campeões, Botafogo é o melhor brasileiro na Libertadores até agora

O Atlético Mineiro pode ter um elenco mais chamativo, o Flamengo e o Palmeiras podem ter os melhores reforços, o Grêmio pode ser quem tem jogado o futebol mais atraente nas últimas semanas... mas nenhum brasileiro vem brilhando tanto nesta Libertadores quanto o Botafogo. Mesmo com um elenco mais modesto, a campanha do Glorioso é impecável. A vitória de ontem, em pleno Atanasio Girardot, foi a coroação de quem vem superando todas as adversidades com bem mais que simplesmente esforço.

Os 2 a 0 sobre o Atlético Nacional foram nada menos que a quarta vitória do Botafogo em cima de equipes que já venceram o maior torneio da América - e olha que ainda estamos na fase de grupos. Obrigado a passar por du(r)as preliminares para chegar a esta etapa inicial da Libertadores, o time de Jair Ventura vem se sobressaindo com muita organização e dedicação, ingredientes que o levaram ao surpreendente 5º lugar no Brasileirão de 2016, quando muitos o apontavam como candidato ao rebaixamento. Vale lembrar que Colo-Colo, Olimpia e Estudiantes também já foram vítimas da equipe de General Severiano.

É verdade que o Atlético Nacional, sem Guerra, Berrío, Borja e outros astros da conquista de 2016, já não é mais "aquele". Mas, líder do ranking mundial da IFFHS, é uma equipe de enorme capacidade e respeito. Foi preciso executar com perfeição a estratégia de jogo para sair de Medellín com a vitória. E o Botafogo assim fez: segurando as tentativas de pressão dos colombianos com grande maturidade, teve também frieza para matar o jogo quando as chances apareceram. O ídolo Camilo e o jovem Guilherme, contestado no ano passado quando atuava pelo Grêmio, definiram a parada.

Tidos por muitos como os azarões no Grupo 1 da Libertadores, Botafogo e Barcelona de Guayaquil sobram na chave até agora. Com 6 pontos, ambos já abrem distância considerável para Atlético Nacional e Estudiantes, de quem ganharam seus dois jogos até agora. Quinta que vem, no Equador, é a chance de os cariocas encaminharem sua classificação para as oitavas de final, surpreendente para quem não tem tanta capacidade de investimento. Resta saber como a equipe lidará a partir de agora: ao vencer em Medellín, o Fogão chamou a atenção do continente inteiro. Deixará de ser um franco-atirador e passará um dos times a ser batido e estudado na Libertadores. A exigência aumentará, bem como os desafios, embora eles já tenham sido enormes até agora.

Foto: Conmebol/Divulgação.

Comentários