Mineirão e Itaquera viveram uma noite da mais pura emoção do mata-mata na Copa do Brasil

Para quem gosta de mata-mata, esta quarta-feira foi um verdadeiro banquete. O cardápio do dia prometia muitas emoções já à tarde, mas a efetividade do Monaco e a segurança da Juventus tratou de impedir maiores chances a Borussia Dortmund e Barcelona na Liga dos Campeões. À noite é que o bicho pegou.

Favoritos por conta do resultado da ida, por jogarem em casa e terem times teoricamente superiores, Cruzeiro e Corinthians sofreram bem mais do que esperado diante de São Paulo e Internacional. Na hora do mata-mata, o peso das camisas do Tricolor Paulista e do Colorado equilibraram e tornaram emocionantes confrontos tidos como encaminhados após os jogos da semana passada.

No Mineirão, poucos apostavam no São Paulo diante do Cruzeiro. Após perder por 2 a 0 em casa, o time de Rogério Ceni levou outros 2 a 0 do Corinthians, também no Morumbi, chegando pressionado e em baixa para o confronto. Fez, no entanto, sua melhor atuação da temporada. A personalidade de Morato cobriu a atuação apagada de Cueva e trouxe o time paulista para cima dos mineiros. A vantagem aberta no primeiro tempo deixou o estádio sob tensão até Thiago Neves empatar, em um gol desviado de falta.

O 1 a 1 encaminhava a vida do Cruzeiro, e mudou o jogo, que ficou eletrizante. O Tricolor penava para chegar à área rival e concedia espaços generosos atrás. Escapou de sofrer a virada em mais de uma oportunidade, mas achou o 2 a 1 com Gilberto e ficou, desta vez, a um gol da vaga. Teve 15 minutos para tanto, mas não conseguiu a classificação. Uma partida de tirar o fôlego.

O jogo das 21h45 foi menos qualificado, mas tão intenso quanto. Após empatar em 1 a 1 em Porto Alegre, o Corinthians encarou o Internacional, tão fragilizado por sua queda à Série B, na condição de favorito. Abriu o placar logo aos 7 minutos, com Maycon, e deu pinta de que se classificaria com facilidade. Aos poucos, porém, foi cedendo terreno aos gaúchos e se conformando com a vantagem, o que seria fatal.

Como no primeiro Gre-Nal do ano, o time de Antônio Carlos Zago voltou mais agressivo do intervalo e aproveitou o fato de o rival sentar na vantagem para acossá-lo até empatar - com Nico López, algoz corintiano na Libertadores de 2016, pelo Nacional, também em Itaquera. Só então o Corinthians se ligou: perdeu ao menos três chances claríssimas de vencer o jogo e teve de ir ao drama dos pênaltis, onde Marcelo Lomba foi o herói, com duas defesas. Classificação justa do time que mais a quis.

A Copa do Brasil já esquentou nesta fase que se encerrou ontem, mas agora sim é que deve pegar fogo de vez. O sorteio de hoje apontou confrontos importantes, como Grêmio x Fluminense e Palmeiras x Internacional já nas oitavas. Os primeiros jogos já serão na semana que vem, e os oito finalistas serão conhecidos até o final de maio. Haja unha roída até lá.

Foto: Internacional/Divulgação.

Comentários