O pênalti inexistente que aumenta o drama do Inter

Juventude foi melhor que o Inter, mas gol da vitória foi irregular
O começo de ano do Internacional é intrigante. Dono da melhor campanha da Primeira Liga e de 100% de aproveitamento na Copa do Brasil, o Colorado pena no Gauchão. Já nem dá mais para dizer que é um início ruim: sete das 11 rodadas já se passaram, e a equipe de Antônio Carlos Zago só venceu uma partida. E o pior: com ridículos 33,3% de aproveitamento, tem sua pior campanha na história do Campeonato Gaúcho desde que ele passou a integrar interior e capital num certame só, em 1961. Um desempenho tão ruim que coloca a equipe fora da zona de classificação para os mata-matas, sendo que 8 dos 12 participantes garantem vaga.

É verdade que a derrota para o Juventude veio num erro de arbitragem: a cabeçada de Fahel nos acréscimos bateu no peito de Júnio, e não em seu braço. Um detalhe que fez a diferença no placar, mas também deu ao jogo um resultado que refletiu o que se viu em campo. Afinal, embora tenha vencido com um gol irregular, o Ju foi melhor que o Colorado na maior parte da tarde. Foi quem mais procurou o gol e criou chances, e era quem teria mais a lamentar o 0 a 0, caso ele tivesse mesmo acontecido.

Aliás, o empate sem gols é que seria a maior injustiça da tarde. Apesar do tempo feio após a chuvarada que devastou parte da serra gaúcha na madrugada de ontem, o jogo foi aberto e interessante do início ao fim no Alfredo Jaconi. Muito melhor no começo, o Juventude do estreante técnico Gilmar dal Pozzo fez de Danilo Fernandes o personagem do primeiro tempo. O Inter conseguiu equilibrar a partida na segunda metade da etapa inicial, mas jamais foi superior.

O cenário seguiu o mesmo no segundo tempo: sem D'Alessandro, o Internacional não tinha retenção de bola nem criatividade, o que trazia o Juventude para a pressão. As melhores chances eram criadas por Taiberson, subindo às costas do improvisado William. A expulsão de Charles aos 12 parecia o que faltava para o gol do Papo sair, mas curiosamente o Colorado melhorou com um homem a menos. Parecia confortável em poder jogar fechado e ameaçava quando o Papo dava espaços. O jogo ficou lá e cá, com oportunidades claríssimas para os dois lados. O gol, infelizmente, só foi sair em um pênalti inexistente.

A situação não é simples. Com apenas 7 pontos em 21 disputados, o Inter ocupa o vergonhoso 9º lugar entre 12 equipes que disputam o estadual. Está tão perto de cair como de se classificar, o que dá bem o tom do drama. Na próxima rodada, vencer o São Paulo de Rio Grande no Beira-Rio é obrigação, principalmente por se tratar de um confronto direto, mas também porque a equipe jogará duas vezes seguidas fora, contra Ypiranga e São José, outros dois adversários concorrentes na parte de baixo.

Tudo isso serve de alerta: D'Alessandro faz muita falta quando não joga (e ele não jogará o tempo todo, devido à idade) e o time, apesar de ir bem nas demais competições e ter tido bom resultado no Gre-Nal, ainda precisa evoluir muito para se tornar confiável. Falar de arbitragem é tentador, mas vale lembrar que o mesmo Diego Real deu impedimento inexistente que deixaria Caprini na cara de Danilo Fernandes no começo do segundo tempo. Pensar no que é preciso melhorar será bem mais frutífero ao Inter que perder tempo reclamando do juiz.

Sobis põe Cruzeiro na liderança (por enquanto)
Atlético e Cruzeiro sobram no Campeonato Mineiro. Um gol de Rafael Sobis deu à Raposa uma boa vitória de 1 a 0 sobre o América, no Independência. O time de Mano Menezes é o novo líder, com 19 pontos em sete jogos, mas só até hoje à noite. O Galo, com 18 pontos e 100% de aproveitamento, receberá o Tupi, e reassumirá a ponta mesmo em caso de empate.

Real Madrid volta a abrir vantagem
Rodada excelente para o Real Madrid na Espanha. Ao fazer 2 a 1 no Betis, o atual campeão do mundo sobe para 62 pontos, abrindo dois de vantagem para o Barcelona, que perdeu sábado para o La Coruña pelo mesmo placar. A diferença pode ser de até cinco pontos, já que o time da capital tem um jogo a menos. Outro ótimo resultado para os merengues foi o empate do Sevilla, em casa, com o Leganés: 1 a 1. Com 57, o terceiro colocado parece se distanciar de vez da briga pelo título.

Racing goleia o atual campeão
Ótima vitória do Racing no retorno do Campeonato Argentino. O 3 a 0 sobre o Lanús foi o grande destaque da rodada deste final de semana. Gustavo Bou, com um gol e duas assistências, foi o nome da tarde em Avellaneda. O líder Boca ganhou mais uma: sábado fez 2 a 0 fora de casa no Banfield e manteve três pontos de frente sobre o San Lorenzo.

Foto: Arthur Dallegrave/Juventude.

Comentários