De Rosário, a peça que faltava para completar o grupo do Grêmio

Musto deve chegar em maio para ser titular do Grêmio
A provável chegada do volante Damián Musto para o mês de maio, ao final da fase de grupos da Libertadores, define o elenco do Grêmio para o restante da temporada. E ele se encorpou bastante: mesmo o título da Copa do Brasil não escondeu que havia lacunas a preencher na Arena, especialmente no que diz respeito a banco de reservas. Agora, para determinadas posições, há até sobras de peças.

Do meio para a frente, as recentes chegadas de Barrios e Gastón Fernández qualificam um setor que até 20 dias atrás, diante de lesões acumuladas, se via obrigado a colocar Everton como centroavante improvisado em jogos do Gauchão. O alto nível se evidencia no fato de que tanto o argentino como o paraguaio não chegam como titulares absolutos: Pedro Rocha foi o autor de três assistências para os últimos quatro gols da equipe, somando os confrontos com Internacional e Zamora - fora a atuação de gala no Mineirão contra o Atlético Mineiro, claro. Luan e Miller Bolaños são absolutos, Everton é sempre ótima opção e Fernandinho começou o ano em alta.

Tudo porque o banco de reservas se qualificou bastante. Os contestados Negueba e Henrique Almeida deixaram o clube, e Jael, tão criticado, só retornará no segundo semestre por conta de grave lesão - se é que retornará. Estes três jogadores eram motivo de reclamações da torcida sempre que começavam o aquecimento, um sinal claro de que antes as opções de reposição deixavam a desejar. Agora, a situação é inversa: é tanta gente boa que fica difícil dizer quem é reserva. Fora que muitos talvez nem se lembrem de Douglas, protagonista do penta, e lesionado até agosto. Quando ele voltar, haverá mais um ótimo problema para Renato Portaluppi resolver.

Atrás, a situação é parecida. Edílson tinha como reserva o fraquíssimo Wallace Oliveira; tem agora Léo Moura, que iniciou o ano tão bem que talvez seja concorrente por posição. Já Marcelo Oliveira, que reinou absoluto na esquerda muitas vezes até por falta de concorrência, tem em Cortez ao menos um reserva experiente e de nível não muito inferior. Na zaga, a lesão (não tão grave como se imaginava) de Geromel obrigou a direção a ir atrás do experimentado Bruno Rodrigo. Em 2016, era Fred o substituto imediato. Com a afirmação de Kannemann, é mais um setor que se completa bem.

O que parecia faltar, mesmo, era o substituto de Walace. Jaílson não convenceu como primeiro homem. Michel vem fazendo partidas bem razoáveis, mas ainda precisa mostrar mais serviço. Musto não: é jogador da função, com boa estatura, saída de bola confiável e ótimo desarme. Vem para suprir o setor de maneira definitiva, caso seja confirmado. Jogador de característica diferente da do campeão olímpico, mas que não baixa o nível da equipe. Era a peça que faltava para fechar um elenco forte o suficiente para brigar pelos títulos grandes que o Tricolor tanto deseja em 2017.

Clássico que promete hoje à tarde
Donos de ataques poderosos neste começo de ano, Palmeiras e São Paulo têm tudo para fazer um jogo interessantíssimo hoje, às 16h, no Allianz Parque. É um teste e tanto para a equipe de Rogério Ceni, que mostra qualidade ofensiva enorme, mas ainda peca bastante lá atrás. O Verdão é mais pronto, mas vale lembrar que Eduardo Baptista também está em início de trabalho. Vale bem menos pelo estadual, onde ambos estão tranquilos, mas muito mais pela medição de forças contra um rival forte.

O primeiro classificado pode sair hoje
Com 18 pontos e 100% de aproveitamento, o Novo Hamburgo já está virtualmente classificado em um Gauchão que passa 8 de 12 equipes para os mata-matas - com 15 pontos qualquer time deve chegar à segunda fase. Oficialmente, a vaga pode vir hoje à tarde: derrotando o Cruzeiro em Gravataí, o Noia confirma de maneira matemática a vaga entre os oito. Hoje tem também Caxias x Veranópolis, pela parte de cima, e São Paulo x Ypiranga, na ponta de baixo. Todos são jogos que interessam ao Inter, que vai muito bem nos torneios paralelos, mas sofre no estadual. Se perder amanhã no Alfredo Jaconi para o Juventude, o Colorado pode entrar a quatro rodadas do fim preocupantemente fora do G-8.

Foto: Rosario Central/Divulgação.

Comentários

Chico disse…
A contratação de Musto vai resolver o problema da marcação no meio campo gremista.