Um domingo repleto de desfalques

Os percalços de começo de temporada seguem firmes, para preocupação da Dupla Gre-Nal. Há 13 dias de disputarem o primeiro (e talvez único) clássico de 2017, os dois grandes gaúchos ainda seguem em busca da estabilidade. Além do desempenho irregular, normal em inícios de ano, as lesões atrapalham bastante as tarefas de Renato e Antônio Carlos.

Em Passo Fundo, o técnico colorado tem vários problemas na escalação, a começar por D'Alessandro. Esta deve ser uma constante ao longo de 2017: prestes a completar 36 anos, o argentino terá de ser preservado diversas vezes para manter bom rendimento. Esta será só a primeira vez. Como a Copa do Brasil é a prioridade, e quarta há o Oeste (futuro adversário pela Série B) no Beira-Rio, ele não viaja para o norte do estado. Seijas atuará em seu lugar.

O venezuelano mantém um nível razoável de substituição, mas não será apenas D'Ale o ausente no Vermelhão da Serra. Uendel e Rodrigo Dourado, igualmente poupados, darão lugar a Carlinhos e Anselmo. Na lateral, Alemão, com desgaste físico, abre espaço para Junio. A escalação que entrará em campo, recitada do 1 ao 11, é bastante precária - a titular completa já não anima, convenhamos, mas com tantas ausências a coisa piora bastante.

No caso do Grêmio, a titularidade não é tanto o problema. Claro que Luan fará falta, mas Everton supre bem sua perda. O mesmo vale para Douglas, substituído até agosto por Miller Bolaños (ou algum meia que deva vir nestes seis meses de parada pela cirurgia no joelho), e Edílson, que dará lugar a Léo Moura. O que chama a atenção é a falta de opções no banco, especialmente no ataque: Beto, Pedro Rocha e Jael não ficarão à disposição. O mesmo vale para o uruguaio Maxi Rodríguez, um pouco mais atrás. Os jovens Lincoln e Ty Sandows serão as opções mais agudas. O Grêmio precisa contratar, é fato, mas tantas ausências assim complicariam até mesmo o elenco mais farto.

Dentro de campo, fica a expectativa por uma atuação melhor diante do São José, na Arena. Renato indicou, após a magra vitória sobre o Passo Fundo, que seu time seria outro, mais encorpado, após a quarta ou quinta rodada do Gauchão. Este será o quarto jogo do Tricolor com seus titulares em 2017. Há problemas demais, mas também houve uma semana só para treinos. A base, apesar dos desfalques, é a mesma do ano passado. Está na hora de a equipe começar a mostrar melhor desempenho.

Clássico pelo YouTube
Desgostosos com a proposta da Globo, Atlético Paranaense e Coritiba inovaram: transmitirão o clássico de hoje à tarde, na Arena da Baixada, pelos seus canais oficiais no YouTube. É a principal atração do domingo de futebol no Brasil, justamente por conta desta novidade. Como será a repercussão desta atitude? A expectativa, em princípio, é boa: enfrentar monopólios, em princípio, é sempre positivo.

A boa, mas amarga, estreia de Pratto
Lucas Pratto eleva o nível do ataque do São Paulo, é fato consumado. O que falta é o resto do time melhorar, e, principalmente, se equilibrar. O Tricolor de Rogério Ceni marca e toma muitos gols: fez 12 e levou nove em apenas quatro jogos no Paulistão, médias altas demais. O argentino precisou de apenas oito minutos para marcar seu primeiro gol com a camisa são-paulina, mas o organizado e surpreendente Mirassol, time de melhor campanha do estadual até agora, teve forças para arrancar um ótimo empate em 2 a 2 no Morumbi, que recebeu 44 mil torcedores ansiosos pela estreia do candidato a ídolo.

Comentários