Grandes jogos logo de cara

Sem o mata-mata da Libertadores como concorrente, o Campeonato Brasileiro deste ano promete começar mais quente que em temporadas anteriores. É verdade que alguns clubes estarão envolvidos nas rodadas finais da fase de grupos do torneio continental, mas o caráter decisivo nestes casos é bem menor que o de uma disputa eliminatória. Assim, diminuem as chances de times mistos ou reservas, o que costuma esfriar bastante o interesse no início do campeonato.

Potencializando ainda mais a possibilidade de um belo começo de certame, a CBF marcou uma série de jogos entre grandes clubes logo na primeira rodada. Dois deles envolvem equipes brasileiras que estarão na Libertadores: Grêmio x Botafogo (se o Fogão passar pelo Olimpia), na Arena, e Flamengo x Atlético Mineiro, no Rio. Palmeiras x Vasco, Fluminense x Santos e Cruzeiro x São Paulo completam o rol de partidaços da rodada de abertura da competição.

Único representante gaúcho na elite em 2017, o Grêmio, ao contrário do ano passado, terá um começo teoricamente mais ameno agora. Se em 2016 as rodadas iniciais reservaram jogos contra Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro, Coritiba e Palmeiras ao Tricolor, agora, após o Botafogo, haverá dois jogos fora (contra Atlético Paranaense e Sport), o Vasco em casa, a Chapecoense fora e o Bahia em casa nas seis primeiras rodadas. Em princípio, nenhum destes rivais assumirá candidatura séria ao título - embora Botafogo e Atlético Paranaense sejam equipes com condições de brigar por vaga na Libertadores, ao menos. A última rodada é que promete ser quente: duelo contra o Galo, em Belo Horizonte, dia 3 de dezembro.

Uma mudança polêmica no regulamento é a proibição de mandantes jogarem partidas fora de seu estado no Brasileirão. O objetivo é evitar vendas de mando de campo como a que o Santa Cruz proporcionou em 2016 ao receber o Corinthians em Cuiabá, por exemplo. O Flamengo, que teve várias sedes no ano passado, foi contra a proposta. No entanto, a medida é salutar para garantir mais equilíbrio técnico à competição. Outra alteração, que valerá apenas para 2018, é a proibição de campos de grama sintética. O Atlético Paranaense é o único clube diretamente atingido.

A 1ª rodada (13 e 14/05/2017)
Fluminense x Santos
Flamengo x Atlético Mineiro
Palmeiras x Vasco
Corinthians x Chapecoense
Cruzeiro x São Paulo
Grêmio x Botafogo
Bahia x Atlético Paranaense
Ponte Preta x Sport
Coritiba x Atlético Goianiense
Avaí x Vitória

De liga a torneio de verão
Surgida como uma proposta interessante de contraponto aos estaduais, a Primeira Liga deverá ter em 2018 seu terceiro formato diferente em três edições. Concentrada até abril em 2016, virou um monstrengo arrastado até agosto neste ano. Para a próxima temporada, a ideia é transformá-la em um torneio de verão, com sede única e jogos concentrados no começo do ano.

Noia, um líder incontestável
O Novo Hamburgo sobra no Campeonato Gaúcho. A goleada de 4 a 1 para cima do Juventude simboliza o grande momento vivido pela equipe do Vale dos Sinos no começo do estadual. São quatro jogos, quatro vitórias, 100% de aproveitamento, com o melhor ataque (8 gols marcados) e a melhor defesa (só 2 sofridos). A vantagem para Caxias e Grêmio, que dividem a vice-liderança, já é de expressivos cinco pontos. É verdade que a equipe anilada só jogou um destes quatro jogos fora de casa - mas neste confronto superou o hexacampeão Internacional, no Beira-Rio. Projetando 15 pontos como o suficiente para chegar aos mata-matas, basta mais uma vitória nos sete jogos que faltam para o time do técnico Beto Campos virtualmente garantir passagem às quartas de final. Campanha impressionante.

Comentários