A noite mágica de Gatito Fernández

Herói do primeiro jogo, Pimpão viu Gatito decidir no segundo
Cria e ídolo do Cerro Porteño, o goleiro Gatito Fernández acabou sendo o herói de um enredo tão improvável quanto maravilhoso no Defensores del Chaco. Trazido do Vitória no começo de ano, teve um início de trajetória pouco confiável no clube, perdendo a posição para Hélton Leite. Pois quis o destino que o novo titular se machucasse em meio à partida decisiva contra o Olimpia, rival do amado Cerro de Gatito, em pleno Defensores del Chaco. E o predestinado reserva acabou sendo o personagem da noite, pegando nada menos que três das quatro cobranças do rival na decisão por pênaltis.

Cheio de lesões musculares neste começo de ano, o Botafogo fez um jogo de resistência no Paraguai. A magra vantagem de 1 a 0 aberta no Engenhão valia ouro, e enervava o Olimpia: ansioso, o time da casa fazia força para jogar. Sem confiança devido à má campanha no início do Campeonato Paraguaio, o time de Pablo Repetto tinha dificuldades de achar espaços na bem montada defesa carioca. O primeiro tempo foi truncado, pouco emocionante, mas, claro, muito tenso.

Muito seguro atrás, o Botafogo só cometia o pecado de se aventurar pouco no ataque. Um golzinho praticamente mataria o confronto, dada a enorme dificuldade do Olimpia em levar perigo. Mas faltava fome, coragem e qualidade para tentar o gol - vale lembrar que Montillo segue lesionado. Tudo isso animou o Olimpia a ir para cima. Procurando na mística artilheira o seu gol salvador, o time paraguaio colocou Roque Santa Cruz no começo do segundo tempo. Porém, foi só com a entrada do insinuante Bogado que o jogo de fato mudou. A equipe da casa passou a encontrar espaços na defesa alvinegra. Sem conseguir evoluir em um só contra-ataque que fosse, o time de Jair Ventura cedeu à pressão e tomou um gol de Montenegro, em jogada de Bogado, aos 34.

Como que prevendo o que ocorreria minutos mais tarde, Gatito, que entrara aos 16 da etapa final, fazia cera a cada intervenção, querendo a decisão por pênaltis. Sábia atitude: do modo como a partida estava se desenvolvendo, o Olimpia estava mais confiante, claramente mais próximo do segundo gol. A equipe visitante segurou a pressão e confiou no goleiro reserva, que pegara três pênaltis no treino realizado na véspera. Pois o paraguaio pegou os mesmos três - o de Mendoza, o mais impressionante deles: conhecendo o estilo do adversário, ficou parado no meio do gol e espalmou para cima o chute forte do atacante do Olimpia, emudecendo o Defensores del Chaco.

A dureza botafoguense, porém, não terminou: está apenas começando. Na fase de grupos, o Botafogo entra no grupo de Barcelona SC, Estudiantes e Atlético Nacional, um dos mais difíceis da Libertadores. Mas é fato que chega a esta chave muito mais forte do que quando começou a disputa do torneio: cheio de desfalques, superou situações complicadas fora de casa, soube fazer os resultados em seu terreno e, assim, chega bem experimentado para este desafio enorme. Passar por Colo-Colo e Olimpia em dois mata-matas seguidos já é um ótimo cartão de visitas.

A vaga com Lucho
Um gol do argentino Lucho González no começo do jogo deu ao Atlético Paranaense a vaga na fase de grupos da Libertadores. A vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Capiatá foi no sufoco: o empate em um gol serviria aos paraguaios. Mas, assim como o Botafogo, a história só tende a ficar ainda mais complicada: a chave em que cai o Furacão, com San Lorenzo, Flamengo e Universidad Católica, é talvez a mais forte de todas as oito.

A mais corintiana das últimas noites
Franco-atirador diante do campeão brasileiro, o Corinthians chegou para o clássico contra o Palmeiras pressionado por torcedores organizados, que exigiam a vitória sobre o maior rival. Com muita luta, superou a soberba do rival e a catastrófica arbitragem de Thiago Duarte Peixoto, que expulsou Gabriel de forma absurda, quando nem da jogada da alegada falta para cartão ele participou. Durante toda a etapa final com um a menos, o Timão achou forças para vencer por 1 a 0, com um gol redentor de Jô aos 41 minutos do segundo tempo. E tome pressão para cima de Eduardo Baptista.

Mais dois do artilheiro
O começo de Brenner pelo Internacional é animador. Depois de marcar dois gols no empate diante do Passo Fundo, o artilheiro fez mais dois na goleada de 4 a 1 sobre o Oeste, pela Copa do Brasil. Já são seis tentos em quatro partidas pelo Colorado. O Inter segue sua trajetória peculiar em 2017: não venceu ainda pelo Gauchão, mas tem 100% de aproveitamento nas demais competições.

Só falta o exame médico
Depois de ver o uruguaio Gabriel Fernández não assinar por ser reprovado nos exames médicos (e com total correção, diga-se), é sempre bom tomar cuidado antes de dizer que algum jogador será anunciado pelo Grêmio. Mas com Lucas Barrios o mais difícil já ocorreu: o acerto financeiro. O paraguaio jogará na Arena por um ano, e deve assinar contrato hoje. Um reforço que, enfim, qualifica bastante o setor ofensivo, carente de um jogador que saiba fazer gols desde que Barcos e Marcelo Moreno deixaram o clube juntos, há dois anos.

Foto: Vítor Silva/SS Press/Botafogo.

Comentários

Chico disse…
Finalmente a compra de um centroavante de verdade, mas quanto que vai receber Barrios? Espero que não seja outro tipo de contratação como foi o Kléber.