Vice-campeão Independiente del Valle estreia com vitória fora de casa na Libertadores

Independiente pode pegar o Botafogo antes da fase de grupos
A Copa Libertadores começou ontem de maneira discreta, com três jogos da primeira fase dos mata-matas preliminares. E o único clube que encaminhou sua classificação, ainda que isso só possa ser dito com a devida cautela, é o Independiente del Valle. O atual vice-campeão foi a Lima e venceu o Deportivo Municipal por 1 a 0, gol de Estrada, logo aos 10 minutos de jogo.

A vitória do Independiente influencia diretamente na vida do Botafogo. Em 2014, o Del Valle foi um dos algozes dos cariocas: ao vencer por 1 a 0 no Maracanã, encaminhou a eliminação alvinegra, confirmada na rodada seguinte após derrota para o San Lorenzo. A chance de uma revanche existe: caso passe mesmo pelos peruanos, o Independiente enfrentará o Olimpia na segunda fase. Deste jogo sai o adversário de Botafogo ou Colo-Colo no último mata-mata antes da fase de grupos.

Os equatorianos foram os únicos a vencer fora de casa. Em Capiatá, nos arredores de Assunção, o Deportivo Capiatá fez 1 a 0 no Deportivo Táchira, levando uma vantagem interessante para a partida de volta, em San Cristóbal. Em Sucre, o confronto mais aberto de todos: o Montevideo Wanderers saiu à frente do Universitario, tomou três gols, mas descontou. Com a derrota por 3 a 2, vitórias por 2 a 1 ou 1 a 0 em Montevidéu servem aos uruguaios. Todos os confrontos ocorrerão já nesta sexta-feira.

Mesmo que a fase de grupos só ocorra em março, as etapas preliminares da Libertadores seguem firme nas próximas semanas. Nas próximas duas quartas-feiras ocorrerão os confrontos do Botafogo com o Colo-Colo, bem como o do Atlético Paranaense com o Millonarios e todos os outros seis duelos marcados pela Conmebol. A Copa Sul-Americana, que começa em 28 de fevereiro, terá seus jogos sorteados na terça que vem, às 19h (de Brasília), em Luque, no Paraguai.

Foto: Independiente del Valle/divulgação.

Comentários