O Gauchão está começando diferente, mais interessante, mas com os problemas de sempre

Como sempre, Grêmio e Internacional entram a temporada com objetivos bem maiores que o Campeonato Gaúcho. Em 2017, a meta colorada não é tão nobre quanto em outros anos, mas a importância é absolutamente decisiva: subir de volta para a primeira divisão. Já o Tricolor tem Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil para pensar como prioridades. Ainda assim, o Gauchão que começa hoje promete ser diferente e bem intenso na disputa de seu título.

Para começar, este será o primeiro dos últimos 26 estaduais que contará com apenas um time na Série A nacional (em 2005, o Grêmio estava na B, mas, além do Inter, o Juventude estava na elite). Isso significa uma possibilidade de nivelamento mais forte: o Grêmio é sem dúvida o melhor time do Rio Grande do Sul no momento, mas a disputa de segunda força se abre com o fato de o Colorado estar na mesma divisão de Brasil e Juventude em 2017. Assim, em vez de uma polarização entre apenas duas equipes, o estadual deste ano pode ter um quarteto favorito, o que já o torna mais interessante que o normal.

Apesar das competições maiores do resto da temporada, há bons motivos para crer que a Dupla Gre-Nal quer muito o título deste ano, mais do que normalmente. O primeiro é a sequência de taças coloradas: detentor da hegemonia desde 2011, o Inter pode igualar a maior série da história gremista e ser hepta em 2017. Uma razão grande para que o Grêmio se mobilize e encerre a farra do rival. Como a Libertadores só começa em março e não haverá outra competição paralela durante o Gauchão, o Tricolor poderá se dedicar a esta tarefa com mais cuidado este ano. Por isso, larga como principal favorito ao título.

Mas não terá vida fácil: o Internacional, além desta motivação histórica, pode utilizar a conquista deste título como um propulsor para uma temporada mais positiva. Com a alma ferida por conta do rebaixamento à Série B, nada melhor do que iniciar a busca pela reconstrução do clube com um título conquistado diante do maior rival. Esta polaridade entre o azul e o vermelho, porém, muitas vezes abre espaço para alguém do interior - Brasil e Juventude, os outros dois que estão na segundona nacional, são os favoritos neste caso.

Claro, há muito o que melhorar. A começar pela fórmula de disputa: o Gauchão deste ano tem apenas 12 clubes, como há muito se pedia, mas a Federação Gaúcha de Futebol sempre tem que deixar suas marcas fazendo besteira. Classificar oito dos 12 aos mata-matas desvaloriza por completo as 11 rodadas da etapa inicial. Com o Inter fragilizado e dois clubes do interior fortes, classificar apenas quatro à fase decisiva tornaria o torneio muito mais interessante e competitivo. A repetição de mandos de campo exercidos em 2016, como a disputa do Gre-Nal na Arena, é outro erro histórico que a FGF não se esforça nem um pouco em corrigir.

Abaixo, nosso mapa temático com detalhes dos participantes não apenas do Campeonato Gaúcho, mas de todos os estaduais que contam com ao menos um representante na Série A nacional de 2017. A temporada brasileira de futebol está começando, para alegria de todos nós.

Comentários

Chico disse…
E a nova música do interrado: "é pau, é pedra, é o fim do caminho, é um resto de toco..."