Na virada do ano, a Primeira Liga definiu seu calendário. E ele não é nada animador

Depois de idas e vindas, a segunda edição da Primeira Liga teve sua tabela definida de forma mais que discreta. Entre o fim da ceia de Natal e os preparativos para a festa de ano novo, a organização do torneio anunciou na última quinta-feira uma competição maior e mais ampla. Serão 16 clubes não apenas do Sul, Minas Gerais e Rio, mas agora também do Nordeste.

Ausente da Copa do Nordeste, o Ceará participará do torneio. A equipe alvinegra caiu no Grupo B, que terá ainda Flamengo, Grêmio e América-MG. Serão disputadas três rodadas, com todos os quatro quadrangulares disputados em turno único durante o mês de fevereiro, em meio aos estaduais. Até aí, tudo bem: com a Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil alongadas, a possibilidade da liga de concorrer com os estaduais aumenta, o que poderia ajudar o torneio a se consolidar.

O grande erro vem a partir dos mata-matas, todos em jogo único na casa de quem tiver melhor campanha: em vez de ocorrerem em março e abril, as quartas de final acontecerão apenas no dia 30 de agosto, seis meses após a rodada final da fase de grupos. A previsão é que a competição só termine no dia 8 de outubro, quando todos os campeonatos do ano começam a entrar na reta decisiva. Ou seja: o torneio sofrerá uma ruptura enorme de andamento e ainda terminará em um período crítico do calendário de todos.

O torneio começará no dia 24 deste mês, quando o campeão Fluminense abre a competição recebendo o Criciúma. A Dupla Gre-Nal só estreia em fevereiro: o Grêmio visita o Flamengo dia 8, enquanto o Internacional receberá o Brasil de Pelotas no dia 1º. Abaixo, os grupos e a primeira fase dos dois gigantes gaúchos. O destaque da fase inicial é o clássico mineiro entre Atlético e Cruzeiro, marcado para o dia 1º de fevereiro, no Mineirão.

Grupo A: Brasil, Criciúma, Fluminense e Internacional
Grupo B: América-MG, Ceará, Flamengo e Grêmio
Grupo C: Atlético Mineiro, Chapecoense, Cruzeiro e Joinville
Grupo D: Avaí, Figueirense, Londrina e Paraná

Tabela do Internacional
Inter x Brasil - 01/02, 19h30, Beira-Rio
Inter x Fluminense - 08/02, Beira-Rio
Criciúma x Inter - 22/02, Heriberto Hülse

Tabela do Grêmio
Flamengo x Grêmio - 08/02
Grêmio x América-MG - 15/02, Arena do Grêmio
Grêmio x Ceará - 22/02, Arena do Grêmio

Comentários