O Vasco corre real perigo de não subir

Título do Vasco parecia certo. Agora, até o acesso é ameaçado
O empate em 1 a 1 com o Luverdense (9º, 51) escancarou uma situação que todo vascaíno no fundo temia, mas via de longe: a equipe corre real risco de não subir para a Série A do ano que vem. A vantagem, que chegou a ser de 11 pontos para a saída do G-4, agora é de apenas dois. A apenas três rodadas do final, dois de seus três concorrentes diretos de tabela jogarão duas partidas em casa e uma fora - com o Vasco (3º, 59), ocorrerá justamente o contrário.

Líder do turno, com 39 pontos, o Vasco viu seu aproveitamento despencar na segunda metade da Série B: em 16 rodadas, a equipe fez só 20 pontinhos, um aproveitamento de 41,7%, bem inferior aos 68,4% obtidos na primeira metade da competição. O título é praticamente impossível: com 67 pontos, o Atlético-GO, já garantido na primeira divisão, deve confirmá-lo na próxima rodada. Ontem, fez 3 a 2 no Londrina (7º, 54), no Estádio do Café. Uma vitória com autoridade de campeão diante de um candidato ao acesso, fora de casa. Tudo o que se esperava do Vasco.

A vice-liderança vascaína foi perdida com a vitória do Bahia (2º, 59) sobre o agora rebaixado Sampaio Corrêa (20º, 27) - 1 a 0, golaço de Hernane, no finzinho. Como o Náutico (5º, 57) fez 1 a 0 no Goiás (14º, 44), na Arena de Pernambuco, acabou encostando. Sorte do Vasco que o Avaí (4º, 59) tropeçou: ficou no 0 a 0 fora de casa com o ameaçado Oeste (16º, 37) e perdeu dois pontos preciosos nesta luta tão parelha.

Faltando três rodadas para o final, a luta envolve diretamente quatro equipes, que brigam por três vagas. O CRB (6º, 55) corre por fora. O jogo de sábado, entre Avaí e Náutico, em Florianópolis, é o mais importante de todos. Uma vitória catarinense é tudo o que o Vasco mais precisa - por mais que esteja empatado em pontos com o time carioca, o Avaí seguraria os pernambucanos, o que dificultaria a saída carioca do G-4.

A TABELA DOS CINCO CANDIDATOS A SUBIR
Bahia (2º, 59): Luverdense (F), Bragantino (C) e Atlético-GO (F). Tem dois jogos fora, mas a vantagem na tabela. Além disso, pegará dois adversários fracos e o Dragão já campeão na última rodada.

Vasco (3º, 59): Bragantino (F), Criciúma (F) e Ceará (C). Inicia a sequência fora de casa contra um adversário desesperado, o que pode ser parada dura. A seguir, enfrenta dois clubes que pouco têm a fazer na competição. Seu principal problema é a péssima fase: ganhou só dois dos últimos oito jogos que disputou.

Avaí (4º, 59): Náutico (C), Londrina (F) e Brasil/Pel (C). Tem uma tabela complicada, mas pode ficar tranquilo se vencer a decisão em casa com o Náutico na próxima rodada. Mas se não ganhar este jogo...

Náutico (5º, 57): Avaí (F), Tupi (F) e Oeste (C). Mesmo hoje fora do G-4, o Náutico poderá sair satisfeito da Ressacada com um empate sábado que vem. Afinal, seus dois últimos jogos tendem a ser tranquilos. Trata-se de uma real ameaça ao acesso de Bahia, Vasco e Avaí.

CRB (6º, 55): Paysandu (C), Brasil/Pel (F) e Luverdense (C). Tem a tabela mais fácil de todas, contra adversários já desinteressados, e com dois jogos em casa. Mas está muito atrás na classificação. Se fizer a sua parte e ganhar os três jogos, ainda assim terá de secar os rivais para conseguir subir.

Foto: Paulo Fernandes/Vasco.

Comentários