A segunda-feira eleitoral de Inter e Grêmio

Affatato e Medeiros: um dos dois comandará o Inter em 2017/18
As eleições presidenciais movimentam os bastidores da Dupla Gre-Nal. Por mais que o foco de ambos esteja totalmente voltado para dentro de campo, é evidente que a sucessão de Romildo Bolzan e Vitório Piffero agita os dois rivais de maneira interna. A segunda-feira trouxe novidades, especialmente do lado vermelho.

No primeiro turno das eleições coloradas, ainda dentro do Conselho, passaram os dois favoritos. A ordem é que talvez tenha sido inesperada: o oposicionista Marcelo Medeiros, vice de futebol na gestão de Giovanni Luigi, obteve mais fotos que o situacionista Pedro Affatato (51% a 36%, aproximadamente). José Amarante, com apenas 13%, está fora da disputa, mas apenas oficialmente: seu apoio no segundo turno ainda é incerto, e pode ser decisivo para o resultado.

No pátio, o favoritismo de Medeiros é inegável. Por mais que seu trabalho no departamento de futebol não tenha sido bom em 2013, a ligação de Affatato com a atual direção tende a lhe retirar votos. A gestão de Vitório Piffero é a pior de um presidente colorado desde a má sucedida passagem de Paulo Rogério Amoretty, em 1998 e 1999. A impopularidade do atual comandante do clube é tamanha no momento que nem mesmo a permanência na primeira divisão deve melhorar sua conturbada imagem, que reúne grandes títulos na década passada, mas também desastres históricos, como para o Mazembe em 2010 e os 5 a 0 no Gre-Nal 407, em 2015.

No caso gremista, o oposicionista Raul Mendes apresentou ontem seus diretores para o próximo triênio. Caso seja eleito, terá Fábio Koff Jr. como vice de futebol e Hugo de León como diretor, além de Danrlei como assessor. Nomes fortes para tentar encorpar uma candidatura que surge como franco-atiradora na eleição: o atual presidente Bolzan tem sua gestão aprovada pela maioria dos torcedores, e o bom momento do futebol do clube, com final de Copa do Brasil pela frente, favorece sua reeleição.

A grande dúvida na eleição tricolor é quanto a Fábio Koff. O histórico presidente elegeu Bolzan, que trabalhou em sua última gestão, como seu sucessor no final de 2014. Porém, agora, tem seu filho na chapa de oposição. Quem Koff apoiará? A tendência é que, ao menos publicamente, permaneça neutro neste caso.

A votação colorada ocorrerá dia 10 de dezembro. A gremista, neste sábado - embora a própria oposição tenha sugerido alterar a data, sob o argumento de ver o clube totalmente focado na decisão da Copa do Brasil.

Em tempo:
- Zagueiro com passagem em 2006 pelo Grêmio, o argentino Maidana sofre de um câncer linfático. Aos 44 anos, recebeu alta do hospital após três sessões de quimioterapia. Domingo, recebeu linda homenagem da torcida do Talleres durante partida contra o Patronato, em Córdoba, pelo Campeonato Argentino. Que se recupere logo, e com saúde.

Foto: Internacional/Divulgação.

Comentários

Lique disse…
REZA A LENDA: o Maidana já tinha 44 quando jogou no grêmio. ou seja, já está na terceira idade, quase.