Nada de moleza: Corinthians segura o Flamengo no Maracanã

Empate complicou situação do Flamengo na briga pelo título
Quem esperava um Corinthians (6º, 49) mole diante do Flamengo (2º, 61), para atrapalhar a briga do rival Palmeiras (1º, 67) pelo título brasileiro se enganou. Como no jogo do primeiro turno, o Timão encaixou bem contra o Rubro-Negro. Não goleou como naquela oportunidade, claro, mas esteve duas vezes à frente do placar e tirou dois pontos preciosos dos cariocas em pleno retorno do Maracanã, que recebeu quase 66 mil pessoas, no maior público do Campeonato Brasileiro.

O empate em 2 a 2 deixa o Palmeiras à beira do título. No Allianz Parque de 31 mil torcedores e gramado horroroso, o time de Cuca bateu o Sport (16º, 37) por 2 a 1 e abriu seis pontos para o Fla. Faltando seis jogos para o término, e sem confronto direto entre os dois, a necessidade carioca é tirar um ponto por rodada a partir de agora. Quando as coisas chegam neste ponto, é porque ficaram realmente difíceis - embora não impossíveis, claro.

A tabela paulista indica Santos (F), Internacional (C), Atlético-MG (F), Botafogo (C), Chapecoense (C) e Vitória (F), enquanto a carioca prevê Atlético-MG (F), Botafogo (C), América-MG (F), Coritiba (C), Santos (C) e Atlético-PR (F). Os jogos flamenguistas são um pouco menos difíceis, mas a consistência palmeirense é enorme: já são 15 jogos sem derrota - o Fla perdeu só dois dos últimos 19, mas perdeu cinco dos seis últimos pontos disputados. Numa briga tão parelha e de alto nível, isso faz muita diferença.

A próxima rodada, sábado, prevê duelos diretos entre os quatro primeiros: Santos x Palmeiras na Vila, Atlético-MG x Flamengo no Mineirão. Chance de a briga esquentar - ou encaminhar de vez seu resultado final.

Belo Horizonte: diante de 15 mil pagantes, o Atlético-MG (3º, 59) usou seus titulares para fazer 3 a 0 no cada vez mais rebaixado Figueirense (18º, 32), no Independência. Otero, Júnior Urso e Fred marcaram. O resultado praticamente garante o Galo na Libertadores, mas a briga com o Santos pela vaga direta na fase de grupos promete ser intensa até o final da competição.

Chapecó: numa bobagem do goleiro Danilo, Lucas Lima fez o golaço que decretou a vitória do Santos (4º, 58) na Arena Condá, 1 a 0 sobre a Chapecoense (12º, 42). A equipe da casa pressionou em busca do empate, mas não teve competência. Se cometer os mesmos erros quarta, diante do Junior, poderá dar adeus à Copa Sul-Americana.

Curitiba: 10 mil pessoas foram ao Couto Pereira assistir a uma jornada de superação do Coritiba (14º, 38). O Coxa saiu perdendo em casa para o Fluminense (9º, 47), gol de Gum, viu Kléber ser expulso dois minutos depois de entrar em campo, mas, mesmo com dez homens, buscou o empate no segundo tempo através de Leandro. Pontinho importante na fuga contra a Série B.

Salvador: o Cruzeiro (13º, 41) ousou no lotado Barradão de 27 mil torcedores. Levou time reserva, priorizando o duelo com o Grêmio pela Copa do Brasil, e bateu o Vitória (17º, 35) por 1 a 0, gol de Cabral. O resultado mantém o Leão no Z-4 e praticamente livra a Raposa da queda às vésperas da decisão no mata-mata. Saldo melhor, impossível.

Hoje
O Atlético-PR (7º, 48) vai ao Independência não apenas com total favoritismo diante do América-MG (20º, 21), mas também com necessidade absoluta de vitória. Ganhando, voltará ao G-6, tirando dele o Corinthians, e complicará a vida do Grêmio (8º, 48), que já anunciou reservas para a partida de sábado, contra o Figueirense.

Foto: Daniel Augusto Jr./Corinthians.

Comentários