Guarani, um campeão que se reergue

O Guarani deu ontem o primeiro passo para voltar às disputas no nível em que pelo menos duas gerações de torcedores brasileiros se acostumaram a vê-lo. Depois de anos de total decadência, passagens pela Série C, uma esporádica disputa de Série A, falência à vista, estádio vendido e uma série de tropeços especialmente fora de casa, o Bugre conquistou o acesso à segunda divisão nacional. Uma realidade que já em 2017 será bem melhor e diferente da deste ano, pois a distância entre a segunda divisão e a terceira no Brasil é bastante considerável, especialmente em termos financeiros.

Parecia que não ia dar. Dono de uma campanha irrepreensível nas 18 rodadas do Grupo B, o Bugre foi a Arapiraca para a disputa do primeiro mata-mata, nas quartas de final, e acabou superado com sobras pelo ASA. O gol fora na derrota por 3 a 1, porém, abria perspectivas de uma vitória sem tomar gols ser suficiente para a classificação em Campinas.

E assim foi. Com cerca de 13 mil torcedores ocupando as arquibancadas do recentemente-quase-sempre-triste Brinco de Ouro (segundo maior público do clube nesta década), o Guarani chegava aos 2 a 0 aos 10 minutos do segundo tempo, placar que já lhe dava a vaga para a Série B. Gol de Eliandro, jogador recém contratado, em seu segundo jogo pelo Guarani. Dezessete minutos depois, o mesmo Eliandro fechou a conta, em meio à pressão alagoana.

O sábado foi também de promoção do ABC, que no Frasqueirão lotado bateu o Botafogo de Ribeirão Preto e voltou à Série B num ano de tripla comemoração - além de promovido, foi campeão estadual e viu o rival América ser rebaixado para a quarta divisão. Hoje, outros dois jogos definem os demais times que subirão de divisão: às 11h, o Boa Esporte recebe em casa o Botafogo paraibano; às 19h, o Fortaleza joga no Castelão contra o Juventude. Ambos confrontos acabaram 0 a 0 na partida de ida.

Dragão e Vasco se aproximam da elite
Atlético Goianiense e Vasco estão cada vez mais perto da Série A. Ontem, pela 30ª rodada da segunda divisão, venceram seus concorrentes mais próximos na tabela e dispararam. O Dragão fez 3 a 0 no Avaí, em Goiânia, foi a 55 a deixou os catarinenses com 48; os cariocas bateram o Londrina por 1 a 0, subiram a 54 e deixaram os paranaenses também com 48. O Náutico, que venceu o Brasil de Pelotas por 2 a 0 sexta, também tem esta pontuação. Estão nesta disputa outras seis equipes. Até o Luverdense, com 42, tem chances teóricas de subir. Lá embaixo, Bragantino, Tupi, Joinville e Sampaio Corrêa estão cada vez mais próximos da Série C.

O Inter de volta ao inferno
Falávamos que se vencesse Figueirense e Coritiba, o Internacional deixaria de estar em situação desesperadora para voltar a estar numa situação muito difícil. É exatamente o que aconteceu. A saída do Z-4 durou só 48 horas: com a vitória de 2 a 0 do Cruzeiro sobre a Ponte Preta, o Colorado volta à zona de rebaixamento. Hoje, pode retornar ao 18º lugar, caso o Figueirense ganhe em casa do Botafogo. A diferença é que, em vez de estar quatro pontos atrás do 16º colocado, o time gaúcho fechará a rodada a apenas um. Mas segue entre os que cairiam - e a tabela daqui para frente é terrível. Tensão absoluta, mas com um pouquinho mais de confiança.

Comentários