As tabelas da turma de baixo

Faltando apenas oito rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, não basta apenas ver quem está na frente em termos de pontuação: é preciso saber contra quem cada equipe jogará até o final do ano, para que se tenha uma noção melhor do grau de dificuldade dos desafios que vêm pela frente. Isso é especialmente importante na briga pelo título: falamos, no começo da semana, do erro que é tirar o Atlético Mineiro da disputa, pois sua tabela é bem mais acessível que a de Flamengo e Palmeiras - fora que o Galo receberá os dois líderes em Belo Horizonte, uma enorme vantagem. E lá atrás, também é fundamental realizar esta análise, diante de tamanho equilíbrio.

Elegemos sete equipes para ver de perto como anda a disputa: do Coritiba até o Figueirense, todos correm certo risco - alguns mais, outros menos - de serem rebaixados. Há apenas duas vagas ainda não preenchidas para a Série B do ano que vem, já que em tese Santa Cruz e América Mineiro já estão na pior.

A tabela de cada um está abaixo. Entre parênteses, ao lado do time ameaçado, sua atual colocação e pontuação.

CRUZEIRO (12º, 37)
Chapecoense (C)
Vitória (F)
Atlético Paranaense (F)
Fluminense (C)
Sport (F)
Santos (C)
Internacional (F)
Corinthians (C)
Média de pontos dos adversários: 41,6
Situação: a maior vantagem é não enfrentar nenhum pretendente ao título. No entanto, terá de jogar três confrontos diretos fora de casa (Vitória, Sport e Inter). Tem boas chances de escapar, mas precisará confirmar a boa colocação fazendo valer o fator local.

CORITIBA (13º, 37) 
Atlético Paranaense (F)
Fluminense (C)
Botafogo (F)
Atlético Mineiro (C)
Santa Cruz (C)
Flamengo (F)
Vitória (C)
Ponte Preta (F)
Média de pontos dos adversários: 44,3
Situação: enfrentará vários adversários complicados, mas tem duas vantagens - pontuação alta e um único confronto direto, e em casa, diante do Vitória. Além disso, pode pegar Santa Cruz e Ponte Preta já sem grandes pretensões. Vivendo um momento de afirmação com Paulo César Carpegiani, deve escapar.

SÃO PAULO (14º, 36)
Fluminense (F)
Ponte Preta (C)
América Mineiro (F)
Corinthians (C)
Grêmio (C)
Chapecoense (F)
Atlético Mineiro (F)
Santa Cruz (C)
Média de pontos dos adversários: 40,0
Situação: situação razoavelmente confortável, pois jamais entrou no Z-4 e tem uma tabela bem acessível na reta final - enfrentará os dois lanternas e alguns times com poucas ambições na competição. Além disso, só pegará um candidato ao título e não vai enfrentar mais nenhum concorrente direto.

VITÓRIA (15º, 35)
Sport (F)
Cruzeiro (C)
Fluminense (F)
Atlético Paranaense (C)
Santos (F)
Figueirense (C)
Coritiba (F)
Palmeiras (C)
Média de pontos dos adversários: 43,3
Situação: tabela complicada, pois quatro dos oito confrontos são contra rivais diretos de tabela, e os outros quatro são diante de equipes que disputam título ou Libertadores. Vencer as partidas em casa será absolutamente fundamental para o Vitória ter chances de se safar.

SPORT (16º, 34)
Vitória (C)
Palmeiras (F)
Ponte Preta (C)
Grêmio (F)
Cruzeiro (C)
Atlético Paranaense (F)
América Mineiro (F)
Figueirense (C)
Média de pontos dos adversários: 39,9
Situação: vive fase ruim num momento perigoso da competição. Porém, sua tabela é muito mais amena que a dos dois times que ainda estão atrás dele na briga. Tem também a vantagem de fazer dois confrontos diretos em casa, além de pegar o América provavelmente já rebaixado na penúltima rodada.

INTERNACIONAL (17º, 33)
Flamengo (C)
Grêmio (F)
Santa Cruz (C)
Palmeiras (F)
Ponte Preta (C)
Corinthians (F)
Cruzeiro (C)
Fluminense (F)
Média de pontos dos adversários: 45,0
Situação: complicada. Além de estar no Z-4 há seis rodadas e não conseguir sair, tem uma tabela dificílima, mais amena apenas que a do Figueirense. Dois oito jogos, cinco são contra times entre os dez primeiros colocados, e quatro deles fora de casa. Dentro do Beira-Rio, terá ainda de encarar o vice-líder Flamengo.

FIGUEIRENSE (18º, 32)
Palmeiras (C)
Atlético Mineiro (F)
Grêmio (C)
Chapecoense (F)
Corinthians (C)
Vitória (F)
Fluminense (C)
Sport (F)
Média de pontos dos adversários: 45,4
Situação: é o mais desesperado de todos, pois tem a pior colocação e a tabela mais complicada. Enfrenta várias equipes da ponta de cima e tem apenas dois duelos diretos - ambos fora de casa. Dificilmente escapará do rebaixamento.

Comentários