Ainda tranquilo, Vasco perde a liderança na Série B

Bruno Veiga virou o jogo em seu primeiro toque na bola
Depois de passar praticamente o campeonato inteiro na liderança, o Vasco perdeu a ponta da Série B. A fase de instabilidade da equipe carioca cobrou seu preço. Ontem, diante do Paysandu, ela foi bem simbolizada: após um primeiro tempo seguro, quando venceu por 1 a 0 com um golaço de voleio do atacante Ederson, a equipe sucumbiu na etapa complementar e foi derrotada por 3 a 1, para delírio do Mangueirão.

A derrota de ontem não deve comprometer a ascensão vascaína: embora esteja agora um ponto atrás do Atlético Goianiense, o time carioca segue tranquilo, com 51, seis à frente do primeiro clube fora da zona de promoção. No entanto, vale o alerta para 2017: é preciso reforçar o grupo. Ontem, sem Martín Silva, Rodrigo, Nenê e Douglas, o Vasco foi derrotado com alguma sobra para um time que luta do meio para baixo da tabela.

E é bom não relaxar. Afinal, mesmo com 51 pontos, o Vasco tem uma série de times atrás dele babando para entrar no G-4. Avaí e Londrina, com 48, são os que apresentam maior crescimento, mas seguem na briga Náutico, Brasil de Pelotas (ambos com 45), Bahia, Criciúma, CRB, Ceará (43) e o Luverdense (42). Faltando nove rodadas para o fim, a briga é tirar o fôlego.

Um prêmio à continuidade
Dois clubes do Sul têm algo em comum nesta Série B: estavam na quarta divisão dois anos atrás, subiram rapidamente duas divisões e hoje estão na luta para chegar na elite. Se o Brasil mantém Rogério Zimmermann há mais de três anos, o Londrina está há cinco com Cláudio Tencati. Ontem, os paranaenses venceram o Bahia por 1 a 0 no Estádio do Café e entraram na zona de classificação para a elite. Dada a consistência da trajetória, tudo leva a crer que brigarão até o fim.

Um jogão esvaziado
Até semana passada, Santos x Fluminense tinha tudo para ser um duelo direto pela entrada e saída da zona de classificação à Libertadores. Com a transformação do G-4 em G-6, a partida perdeu boa parte de sua atratividade em termos de tabela. Ainda assim, é o melhor jogo desta noite de quarta, que abre a 29ª rodada da Série A. Sport x São Paulo, em briga lá atrás, e Atlético Paranaense x Chapecoense, por Libertadores, são os outros duelos diretos da noite.

Com desfalques, mas chances renovadas
Pensar no jogo de hoje certamente dá um desânimo nos gremistas. A equipe faz péssima campanha como visitante, tem desfalques e encara o ascendente Vitória de Argel Fucks, na Fonte Nova. No entanto, mesmo que jogue Henrique Almeida no lugar de Luan, a postura obrigatoriamente tem de ser diferente. Não apenas para chegar com competitividade ao duelo mais importante do ano, dia 19, contra o Palmeiras, mas também por conta das renovadas chances de Libertadores que o time adquiriu a partir da confirmação do G-6. São dez rodadas de um novo campeonato, que começa hoje para o Tricolor. É obrigatório mostrar mais apetite que na anêmica partida de sábado, contra o Cruzeiro.

Foto: Fernando Torres/Paysandu.

Comentários

Chico disse…
Assistir a um jogo do Tricolor é a mesma coisa que jogar na roleta.