A briga (pelo vice) aumenta

Fred contra Réver: Atlético e Flamengo fizeram grande jogo
O Santos (3º, 61) pôs fim a uma série de 15 jogos sem perder do Palmeiras (1º, 67) dentro do Campeonato Brasileiro. O resultado de 1 a 0 na Vila Belmiro (14 mil), no entanto, não chega a reabrir a disputa pelo título. Faltando cinco rodadas para o término da competição, o time paulista segue com cinco pontos de vantagem para o vice-líder Flamengo (2º, 62).

Falávamos ontem que a rodada deste sábado poderia esquentar algumas disputas na ponta de cima. Ela esquentou a do vice-campeonato: a vitória do Peixe combinado ao 2 a 2 entre Atlético-MG (4º, 60) e Flamengo no Mineirão (48 mil), deixou os três perseguidores palmeirenses separados por apenas dois pontinhos. Foi uma rodada santista, em suma.

O reencontro entre Diego e Robinho foi trepidante, um dos melhores jogos da temporada nacional. O Fla fez um primeiro tempo maduro, seguro, de quem ainda quer o título brasileiro. Não se assustou com o Mineirão lotado, soube segurar o forte time atleticano e soube sair à frente no placar, o que poderia reabrir de vez a disputa pela liderança. No segundo tempo, porém, o Galo reagiu: fez a pressão costumeira e marcou dois gols na reta final do jogo, em virada que lembrou a Copa do Brasil de 2014. Em cima da hora, porém, Guerrero salvou o Rubro-Negro da derrota - resultado que deixaria a equipe carioca em 4º lugar, numa rodada em que ela chegou a ficar a três pontinhos do Palmeiras. Eletrizante, mas péssimo para os dois lados.

O mau resultado de Atlético-MG e Flamengo fez Santos e Palmeiras entrarem um pouco mais leves na Vila Belmiro: o Peixe não se distanciaria dos dois rivais de tabela mesmo com derrota, e o Alviverde não perderia a vantagem folgada na ponta mesmo se perdesse o jogo. Assim, a partida começou bastante aberta, se levarmos em conta que era um clássico e que valia uma disputa de tabela tão importante. O time de Dorival Júnior acabou sendo mais competente no segundo tempo, e mereceu o 1 a 0, gol de Copete.

Rio de Janeiro: 14 mil pessoas deram ao Estádio Luso-Brasileiro seu recorde de público. As expectativas foram frustradas: o Botafogo (5º, 54) não saiu do 0 a 0 com o Coritiba (15º, 39). Mas não foi de todo ruim: com o empate corintiano, a vantagem do Fogão para a saída do Z-6 segue sendo de cinco pontos. Para o Coxa, o ponto fora de casa também não caiu mal.

Curitiba: diante de 20 mil torcedores, o Atlético-PR (6º, 51) soube aproveitar o fato de o Cruzeiro (13º, 41) ter vindo com reservas e venceu por 1 a 0. O resultado recoloca o Furacão na zona de classificação à Libertadores.

São Paulo: 2016 é um ano de frustrações para a torcida do Corinthians (7º, 50). Mais uma foi vivida ontem à tarde: diante de uma Chapecoense (11º, 43) que pensa mais nas semifinais da Sul-Americana que no Brasileiro, o Timão não soube sair do 1 a 1 em Itaquera (25 mil), resultado que o tira do G-6 a cinco rodadas do fim.

Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG.

Comentários